Volvo lança manual para implementação de norma de gestão em segurança viária

Anúncios Ecompare

O Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST) está lançando o Manual da ISO 39.001, norma internacional de certificação em gestão de segurança viária. O material está disponível para download no portal do PVST e orienta as empresas como obter a certificação.

O manual faz parte de um conjunto de ações realizadas pela Volvo para fortalecer no Brasil a visão do “Zero Acidentes”, adotada recentemente pelo Grupo Volvo, que tem como ideal de futuro zerar os acidentes envolvendo os seus produtos.

“Esta é uma visão ousada, mas sabemos que a soma de ações e a disposição das empresas do setor de se engajar neste desafio de zerar acidentes envolvendo produtos da marca, trará avanços para aumentar a segurança no trânsito”, afirma Solange Fusco, diretora de Comunicação Corporativa do Grupo Volvo América Latina.

A norma ISO 39.001 estabelece o roteiro para implementação de um sistema de gestão para que empresas e empresários do setor de transporte avancem em práticas de segurança viária. Como a norma, lançada no exterior em 2012, ainda não foi traduzida no Brasil, o manual antecipa detalhes dos requisitos exigidos para sua implantação e mapeia ações a serem adotadas. O objetivo é possibilitar aos transportadores e operadores de transporte uma visão do caminho que devem percorrer para a adoção de um sistema próprio e organizado para a gestão da segurança viária.

Anúncios Ecompare

A decisão de lançar o Manual da ISO 39.001 veio dos seminários regionais promovidos pelo PVST entre setembro e novembro de 2014, que reuniu mais de 450 lideranças do setor do transporte de cargas, do Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

“Nosso objetivo, ao lançar o manual, foi ir além da discussão, disponibilizando a essência do conteúdo em um documento de orientação para as empresas interessadas em implementar a norma. Mais que a certificação, as empresas que adotarem a ISO 39001, terão avanços na gestão viária, se tornarão mais competitivas além de prestar benefícios inestimáveis para a sociedade”, explica Anaelse Oliveira, responsável pelo Programa Volvo de Segurança no Trânsito.

Apesar de ainda ser recente, organismos responsáveis pelas certificações de Norma ISO estimam que uma nova norma atinge um grau de maturidade a partir do quarto ano de sua criação. “Estima-se que dezenas de empresas já tenham sido certificadas no mundo. No Brasil, a receptividade observada nos seminários do PVST em relação à chegada da ISO foi muito boa, o que nos leva a crer que cedo veremos empresas nacionais certificadas. As empresas que já possuem outras ISO (9000, 14001), certamente não encontrarão grandes dificuldades de implementá-la”, destaca Paulo Cesar Gottlieb, da TRS Engenharia, responsável pelo Manual.

De acordo com Gottlieb, no Reino Unido, uma transportadora certificada pela ISO 39.001 obteve 10% de redução do valor em seu seguro, o que garantiu não só o pagamento da certificação, mas a manutenção do sistema pelos próximos sete anos. “Acredito que aqui também as empresas descobrirão os benefícios trazidos pela implementação da norma”, reforça.

Com essa ação a Volvo, mais uma vez, confirma seu comprometimento na busca de soluções que contribuam para aumentar a segurança no trânsito. Este ano, os encontros com transportadoras de cargas para discutir formas de reduzir os acidentes no transporte comercial e de implantar a ISO 39001 serão entre maio e julho. Estão previstos encontros regionais em São Paulo, Goiânia, Salvador e Fortaleza. A participação nos eventos é gratuita e as inscrições podem ser feitas no portal do PVST, a partir de maio.

As datas serão anunciadas dentro dos próximos dias.

O manual pode ser acessado para download no portal do PVST: www.pvst.com.br


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima: