Faixas refletivas: segurança a você e à comunidade

Anúncios Ecompare

Obrigatória em todos os caminhões novos desde 2001 e determinada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a faixa refletiva passou a ser um item de segurança tanto para os caminhoneiros quanto para os outros motoristas que trafegam na pista.

Em 2013, foram registrados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) 186.673 acidentes nas rodovias federais do Brasil. Desses acidentes, 34,5% (64.426) tinham caminhões envolvidos no sinistro.

FAIXAS REFLETIVASOs tipos de acidentes mais frequentes envolvendo caminhões em 2013, segundo a PRF, foram as colisões laterais e as colisões traseiras, representando mais de 57,8% das ocorrências registradas. As causas prováveis mais citadas nesses acidentes foram a falta de atenção de um dos condutores envolvidos, responsável por 36% do total, e não guardar a distância de segurança entre os veículos, que correspondeu a 10,8% do total de acidentes com caminhões registrados no ano de 2013.

Atualmente, segundo dados do CONTRAN, a frota de caminhão no país é de 2.535.225, o que representa um total de 3,02% da frota de veículos no país que é de 84.063.191. Até julho de 2014, os acidentes com caminhões representam 33,9%.

Anúncios Ecompare

Muitos desses acidentes poderiam ser evitados se os motoristas cumprissem com o uso dos equipamentos obrigatórios do caminhão, entre elas, as faixas refletivas que devem ser utilizadas para a delineação dos contornos dos veículos longos e/ou pesados, além do para-choque traseiro. A proporção das faixas é de um módulo refletivo para um espaço vazio. “As faixas refletem a luz tornando o caminhão mais visível, principalmente a noite, dias de chuva e neblina, prevenindo um número significativo de acidentes”, comenta o diretor presidente da Sherman Filmes Ópticos do Brasil e membro do Comitê Brasileiro de Normas – CB16 na ABNT, Eduardo Matos.

A Sherman é a única empresa que fabrica desde 2011, películas refletivas prismáticas na América Latina, oferecendo ao mercado produtos de qualidade superior e longa durabilidade. “Buscamos aprimorar nossa tecnologia e trabalhamos com alto nível de integração em todos os segmentos que atuamos, sempre buscando manter valores competitivos no mercado”.

A Faixa Refletiva da Sherman é auto-adesiva permanente mas também está disponível em base de alumínio para carrocerias de madeira. “Nosso material possui mais de 6500 micro-prismas, permitindo maior refletividade e boa angularidade. As películas são homologadas e aprovadas pelo DENATRAN para comercialização em todo o território nacional”, explica Matos. Outro diferencial é a faixa de para-choque em peça única facilitando a aplicação. O material não descola, não delamina e não descasca.

Por ser uma empresa 100% brasileira, a Sherman possui vantagens em relação aos concorrentes quando se fala em valor de venda. “A qualidade do material é excelente. A lei diz que as faixas refletivas devem durar cerca de sete anos. As nossas faixas podem durar até 10 anos, o que proporciona maior confiabilidade por meio dos clientes na hora da venda”, ressalta Matos.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima: