SAE BRASIL discute em MG impactos do Proconve na área de off-road. Encontro reunirá representantes da indústria automotiva para debater os efeitos do programa para fabricantes e usuários

Discutir os principais impactos do Proconve/MAR-I (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores para Máquinas Agrícolas e Rodoviárias) é o objetivo do 9º Simpósio SAE BRASIL de Motores, Transmissões e Lubrificantes, que receberá representantes da indústria automotiva – todos especialistas em desenvolvimento de produtos –, no dia 21 de maio, a partir das 14h, na Universidade de Itaúna (rodovia MG 431, Km 45, Itaúna/ MG).

Em atendimento à demanda e organizado pela Seção Minas Gerais da SAE BRASIL, o simpósio discutirá as novas tecnologias disponíveis nas áreas de powertrain, lubrificantes e componentes, que serão amplamente utilizadas e disponibilizadas pelos fabricantes globais, conforme o novo programa Proconve/MAR-I, que estabelece limites máximos de emissão de poluentes e ruídos por equipamentos fora de estrada.

Os produtos Proconve/MAR-I são mais específicos. “Eles apresentam maior evolução tecnológica para melhorar o consumo de combustível e manter ou melhorar as características de performance, além obviamente do compromisso com o controle de emissões e ruídos”, resume Helton Lage, chairperson do simpósio.

Segundo o engenheiro, os fabricantes deverão não só efetuar modificações na gama de motores off-road para atender as exigências do MAR-I – sobretudo na otimização da combustão e sistemas de tratamento de gases de descarga, para reduzir a emissão de particulados e NOx –, como também terão o desafio de manter alguns produtos não emissionados para atender mercados que não possuem a mesma exigência. “É um grande desafio às indústrias a fim de manter a competitividade e o atendimento a todos os mercados”, avalia Lage.

Durante o encontro, também serão discutidos os efeitos das novas tecnologias para os usuários dos equipamentos em termos de custo operacional e disponibilidade de combustíveis e lubrificantes. “Agora o consumidor final terá grande responsabilidade na escolha do diesel e de alguns tipos de lubrificantes e fluidos. Se o usuário não optar por produtos devidamente especificados e liberados para aquela aplicação, a máquina poderá não atender os limites de emissão e ainda poderá sofrer problemas de operação”, alerta.

Programação – Cinco palestras, ministradas por representantes da indústria automotiva, estão na pauta do encontro, dirigido a profissionais das áreas de powertrain e lubrificantes, de montadoras de veículos, máquinas e equipamentos agrícolas e de construção, além de fornecedores de componentes, sistemistas, universidades e centros de pesquisas.

Entre os palestrantes está Rogério Vitória, supervisor de Engenharia de Produto e Aplicações da Delphi – Sistemas Diesel, que falará sobre “Evolução de Sistemas de Injeção Mecânicos na Otimização de Performance, Consumo de Combustível e Emissões em Motores Diesel”. Outro nome é Rafael Rampazzo, diretor de Engenharia e Vendas da Tenneco – Clean Air Division, que falará sobre “Utilização de Fluidos Alternativos em Sistemas de Exaustão para Redução do Limite de Emissões”. A programação ainda inclui palestras com especialistas das empresas FPTi, Petronas Lubrificantes e CNHi.

“Os simpósios da SAE BRASIL fomentam o desenvolvimento da engenharia da mobilidade pelo debate das grandes tendências da tecnologia de ponta”, diz o engenheiro Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.

Para William Bertagni, vice-presidente da SAE BRASIL, os simpósios SAE BRASIL apresentam temas fundamentais para o aprimoramento da engenharia da mobilidade. “Reúnem especialistas em áreas específicas de conhecimento e são fóruns ideais para o debate de ideias e para a inovação tecnológica”, afirma.

O 9º Simpósio SAE BRASIL de Motores, Transmissões e Lubrificantes é patrocinado pelas empresas Comau, Magneti Marelli, Petronas, Ramah e Umicore.

9º Simpósio SAE BRASIL de Motores, Transmissões e Lubrificantes
Data: 21 de maio, das 14h às 20h.
Local: Universidade de Itaúna (Auditório) – Rodovia MG 431, Km 45 (Trevo Itaúna/ Pará de Minas), Itaúna/ MG

PROGRAMAÇÃO

14h – Abertura com Ugo Delfino, diretor regional da Seção Minas Gerais da SAE BRASIL.
14h30 – Palestra “Conama MAR I – Controle de Emissão de Poluentes e Ruídos por Equipamentos Fora de Estrada: Limites, Abrangência, Calendário e Novas Tecnologias de Motores e Sistemas de Exaustão”, com Gustavo Teixeira, engenheiro de Produto, responsável por Sistemas de Pós-tratamento, da FPTi.
15h30 – Palestra “Influência e Benefícios dos Lubrificantes e Fluidos Utilizados em Motores”, com Marcelo Silva, responsável pela área de Tecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento da Petronas Lubrificantes.
16h30 – Palestra “O Impacto Direto no Consumidor Final – Custo Operacional e Benefícios”, com Humberto Lopes, engenheiro da CNHi.
18h – Palestra “Utilização de Fluidos Alternativos em Sistemas de Exaustão para Redução do Limite de Emissões”, com Rafael Rampazzo, diretor de Engenharia e Vendas da Tenneco.
19h – Palestra “Evolução de Sistemas de Injeção Mecânicos na Otimização de Performance, Consumo de Combustível e Emissões em Motores Diesel”, com Rogério Vitória, supervisor de Engenharia de Produto e Aplicações da Delphi – Sistemas Diesel.
20h – Encerramento com Helton Lage, chairperson do 9º Simpósio SAE BRASIL de Motores, Transmissões e Lubrificantes.

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