‘​O impacto da crise automobilística na região do ABC’ – por Viviane Kelly Santos

O ano de 2014 terminou com uma dúvida, pois já se falava da crise de 2015. Hoje não se trata mais de indagar se a crise econômica irá ocorrer, pois já estamos vivendo essa realidade. Nossa indagação é para saber qual será o tamanho dessa crise e de que forma continuará impactando os diversos setores econômicos e as finanças pessoais de cada um.O momento está sendo marcado pela volta da inflação, disparada do dólar,restrição do crédito e desemprego

​ ​onde se torna evidente que não precisamos analisar relatórios especializados para saber a proporção da crise, basta uma simples compra no supermercado para vivenciar os efeitos dessa realidade.

O impacto no setor automobilístico na região do ABC tem se mostrado preocupante.No mês de janeiro, tivemos uma greve que conseguiu reverter a decisão da Volkswagen de demitir 800 funcionários.No mês passado tivemos outra greve que conseguiu reverter a decisão da Mercedes-Benz de demitir 500 funcionários. Sem uma perspectiva de uma retomada das vendas a situação dos colaboradores desse setor é muito frágil.

Mas a pergunta individual que fica em mente nesse momento da economia é:como ser um profissional de sucesso em meio a crise? Como dizia o consultor Daniel Castello, anos difíceis são como mar alto: só surfista profissional entra na água. Em um ano difícil as empresas continuam suas buscas, mas a procura são pelos profissionais com diferencial.Uma pesquisa coordenada pelo economista Marcelo Neri,publicada pelo IETEC – Instituto de Educação Tecnológica, confirma a aderência do mercado pela busca de profissionais que possuam uma pós-graduação ou MBA como diferencial.

A pesquisa ainda revela, que há

​ ​uma maior possibilidade de o profissional com pós-graduação ou MBA gerar retorno às empresas em tempos de crise, esse é o evidente caminho para o sucesso.​ ​Uma vez escolhido o correto caminho, nada melhor que focar no curso que possua a visão para o momento atual. Na Anhanguera, por exemplo, o curso de MBA em Gestão Estratégica de Negócios atua na visão macro,consideradoessencial nesse momento de crise.A disciplina Gestão de Mercados e Estratégias de Marketing faz parte do curso e se torna ponto chave para a busca da correta direção que as empresas buscam.

O curso ainda conta com profissionais altamente qualificados como Doutores, Mestres e Especialistas que atuam no mercado de trabalho em grandes corporações, trazendo para a sala de aula não somente o conhecimento acadêmico, mas também o conhecimento corporativo e a vivência do dia a dia no mercado de trabalho.

​Anos difíceis requerem muita inteligência e 2015 será assim. No entanto, será mais fácil para quem possui um diferencial.A pergunta é: e você? Qual é o seu plano para 2015?

Viviane Kelly dos Santos é professora do​ ​MBA em​ ​G​estão Estratégica de Negócios pela Universidade Anhanguera de São Paulo, unidade Santo André. Formada em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios, MBA em Projetos e MBA em Logistica. Tem vivência de cincoanos na Inglaterra onde atuou nas áreas de Gestão e Marketing. Já atuou em diversas empresas multinacionais como IBM, Mercedes-Benz, Brasil Kirin, Grupo Pão de Açúcar entre outras.



Leia Também:
Anterior:

Próxima: