Publicidade

Conferência Nacional de Logística é reformulada traz cases de sucesso e temas voltados para o planejamento estratégico do setor

A Conferência Nacional de Logística (CNL), evento simultâneo à MOVIMAT – Salão Internacional da Logística, de 15 a 17 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), traz em sua 19ª edição temas atuais e relevantes para o planejamento estratégico do setor. Promovida pela Associação Brasileira de Logística (Abralog) em parceria com a Reed Exhibitions Alcantara Machado, a Conferência teve seu formato reformulado e traz como tema central “Conectando o Mundo da Logística”.

Uma das novidades na programação da Conferência será a apresentação de estudos de caso com resultados extremamente positivos, com empresas e palestrantes que são referência no setor. A proposta é mostrar na prática a nova visão de modelo de mercado que vêm dando certo.

De acordo com Vinnicius Vieira, Chief Knowledge Officer (CKO), da Hiria LATAM, consultoria que auxiliou na construção do novo formato da Conferência, o evento oferece ao participante uma oportunidade ímpar de se obter valor em forma de conteúdo. A grade de programação foi construída por meio de pesquisas junto ao público alvo do setor. “Buscamos aquilo que os participantes querem saber e trouxemos nomes de referência desse segmento para estar na Conferência, apresentando estudos de caso com líderes do setor que têm propriedade para se aprofundar e falar sobre mercado”, explica.

“Construímos um programa muito bem elaborado, com conferencistas internacionais e a participação do governo, avaliando os planos lançados. O contexto total – exposição, feira e conferência – permite que os participantes tenham uma visão ampla de como está o mercado, quais as soluções e perspectivas, além da possibilidade de interagir com os demais profissionais da área.”, ressalta o presidente da Abralog, Pedro Francisco Moreira.

Para a abertura no dia 15, a Conferência contará com um painel que terá a presença do Ministro de Estado dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, além de Francisco Nunes, superintendente de Negócios em Logística de Carga da Infraero, Jorge Luiz Macedo Bastos, Diretor Geral da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) e Herlon Alves Brandão, Diretor do Departamento de Estatística e Apoio à Exportação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Sob o tema “A Logística e os Cenários Macroeconômicos para 2016 – 2018”, o debate visa entender como os novos planos governamentais de incentivo e transformação da logística brasileira, impactarão no planejamento estratégico de usuários e fornecedores de soluções logísticas.

Também estará em pauta a apresentação da pesquisa mundial sobre “3PL – Edição 2016: Uma Revisão do Estado da Terceirização em Logística” com o palestrante internacional Neil Collins, Global Sector Leader, da Logistic & Transportation Services, da Korn Ferry.

Conceituar estratégia e debater como a formatação e a execução de planos estratégicos inovadores e eficientes podem auxiliar os gestores envolvidos com serviços especializados de logística é a proposta do painel “Competitividade e Gestão Estratégica para a Logística – Uma Aula”. A atividade apresentará três estudos de caso e contará com André Prado, Diretor de Operações e Logística da Atlas, Ricardo Corongiu – Supply Chain da Carterpillar e Oswaldo D´Ándrea, Gerente Sênior de S&OP, Planejamento e Logística Reversa da Heineken.

Finalizando a programação do primeiro dia, também será abordado o tema “Logística e Eficiência Operacional – Como catalisar a otimização de custos e a eficiência operacional dos sistemas logísticos”, com estudo de caso apresentado pelo Gerente de Logística da Scania, Gustavo Bonini. O painel mostrará sobre como sincronizar fatores como rotas, distribuição de peso e integridade dos produtos, que são apenas alguns dos itens a serem monitorados para que as operações logísticas alcancem o grau de excelência exigido.

Visita técnica e cadeia do frio

Para o dia 16, os conferencistas poderão participar de uma visita técnica a TAM Cargo e visualizar na prática como funcionam as operações logísticas na empresa.

Em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Armazenagem Frigorificada (ABIAF) e a Global Cold Chain Alliance (GCCA), o conteúdo do segundo dia de Conferência será voltado aos operadores logísticos da cadeia do frio. A “Distribuição Urbana de Food Service”, “O Cenário de Laticínios e a Cadeia do Frio”, com Luiz Augusto, da Danone, também estarão em pauta. Outro pronto será “Logística e Segurança – Rastreamento”, que vai expor e debater soluções e planos para incrementar segurança pública e privada que impactam nas operações dos transportadores de carga e gestores de armazéns. A atividade contará com a apresentação de estudos de caso do Policiamento Rodoviário do Estado de São Paulo; Eduardo Calderon, Diretor de Logística da Gol Linhas Aéreas, Marcos Brunelli, Gestor do Trecho SP – CCR Nova Dutra e Vinicius Patel, Diretor de Logística da MTO Logística.

A programação contempla também o tema “Novas Fronteiras em Centros de Distribuição e Plataformas Logísticas como Estímulo a Multimodalidade”, já que a gestão dos centros de distribuição no cenário de negócios atual é um assunto cada vez mais desafiador. O painel será conduzido por Fernanda Assuiti, Gerente de Desenvolvimento e Negócios da GLP e Fabio Miranda, Diretor de Supply Chain da Melhoramentos Papéis.

Para encerrar a Conferência, no dia 17, serão abordados temas como “Eficiência Tributária na Logística Integrada e a Competitividade Operacional e Comercial”, que irá apontar novos caminhos para a redução de custos tributários na busca por mais competitividade no mercado.

“Internet das Coisas e Competitividade em Sistemas de Produtos” será o tema que mostrará que mais itens estão conectados à rede mundial de computadores, por meio de dispositivos, data centers, nuvens e, que o desenvolvimento das ferramentas digitais já ultrapassou a taxa de inovações físicas. O painel contará será apresentado pelo Diretor Executivo do Instituto de Tecnologia de Software – IT, José Vidal e pelo Supply Chain, S&OP Executive da Bridgestone, Anderson de Araújo Martins.

Outro tema de relevância será apontado no painel “O Impacto do E-Commerce na Logística Integrada, Desafios e Perspectivas para os Próximos Anos”, que será conduzido pelos palestrantes Maurício Salvador, Presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e por José Furian, Vice-Presidente de Logística e Encomendas dos Correios. A proposta é mostrar como o crescimento do comércio eletrônico tem alterado conceitos e modificado a cadeia de suprimentos e, como os intermediários tradicionais têm sido substituídos e a relação entre clientes e fornecedores está se tornando mais estreita e dinâmica.

“Logística, Inovação, Big Data e Novas Tecnologias” fecha a programação e será ministrada por Fabiano Gadini Sthinger, do Centro de Inovação em Sistemas Logísticos da Cislog da USP e Marcelo Valadares, Suplly Chain Manager da J&J. A palestra terá como foco central inovação; como impulsionadora de lucratividade das operações gestão inteligente no setor de logística.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail movimat@hiria.com.br ou pelo telefone (11) 5042-7400.

Mais informações:

MOVIMAT – Salão Internacional da Logística Integrada 2015

Data: 15 a 17 de setembro

Local: Pavilhão Branco – Expo Center Norte – São Paulo (SP)

Site oficial: www.expomovimat.com.br


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade