Publicidade

Paulo Salustiano focado na briga pelo título da Fórmula Truck

Parece ser consenso entre os líderes da Fórmula Truck que para se chegar ao título desta 20ª temporada, além de ser veloz é necessário muita constância, principalmente nos primeiros lugares. Paulo Salustiano, segundo colocado no Campeonato Brasileiro, um ponto atrás do líder Felipe Giaffone, também tem esse pensamento e tem conseguido se manter nessa importante zona de pontuação em várias provas. Até agora ele ganhou duas vezes no ano (Velopark e Santa Cruz do Sul) e chegou aos 240 pontos contra 241 de Giaffone, que venceu três (Caruaru, Campo Grande e Goiânia). É se manter no pódio o que Salustiano quer fazer na sétima etapa, dia 13 de setembro em Curitiba.

Paulo Salustiano“Este ano tem de ser uma temporada de muita constância, pois temos muitos pontos em disputa. Tenho de terminar e pontuar o máximo que puder. O problema é que, se alguma coisa de errado acontecer, posso sair de Curitiba 50 pontos atrás ou 50 na frente. Estou focado em ser rápido e em pontuar para ver se continuo brigando pelo título“, disse Salustiano, que pilota o caminhão Mercedes-Benz 55 da equipe ABF.

Para o vice-líder, que devido a esse ponto (241 a 240) atrás do primeiro colocado usará um restritor que tira menos potência do seu caminhão – o líder perde cerca de 70 cavalos enquanto que o segundo algo em torno de 50 cv – a situação é tão complicada que quando, logo depois do final da corrida de Santa Cruz, ele e Giaffone viram a classificação, um ficou triste e o outro abriu um largo sorriso. Curiosamente quem ficou triste foi justamente o líder, devido a continuar a usar o restritor menor numa pista como Curitiba, em que os motores têm papel fundamental e ainda pela diferença mínima.

“Quando vi que estava em segundo e ele em primeiro com essa diferença de um ponto, eu sorri e o Felipe ficou de cara fechada. Quem não quer liderar um campeonato? Todos, mas estou contente por usar o restritor do segundo colocado, pois Curitiba exige muito do motor e o restritor, com certeza, fará bastante diferença. Vou tentar manter minha tocada e o ritmo da última corrida“, disse o piloto que tem três vitórias na mais popular categoria do automobilismo da América do Sul, duas nesta temporada.

Salustiano se diz feliz por brigar pelo título com Giaffone e Leandro Totti (terceiro colocado) dois pilotos que possuem títulos da Fórmula Truck no currículo. Para ele, somente este fato já lhe dá orgulho. Outro ponto que destaca é o fato de os caminhões Mercedes-Benz estarem lutando diretamente com os Volkswagen, que se apresentavam como imbatíveis até o início da temporada.

“Isso é resultado de muito trabalho de todos os mecânicos da equipe ABF/Mercedes-Benz e do engenheiro de suspensão Pipo Ferreira. Curiosamente ele é filho do Miguel Ferreira, e irmão do Marcelo Ferreira, que cuidam dos caminhões da Volkswagen e da MAN, mas não existe troca de informação entre eles. A Mercedes também tem colaborado na parte eletrônica e tudo isso tem dado resultados positivos e que me levam a ver a perspectiva de um sonho se concretizando“, disse Salu.

Liberada visitação aos boxes

A exemplo do que foi feito pela primeira vez na temporada, com o objetivo de aproximar mais o público da categoria, dos pilotos e das equipes, a Fórmula Truck dá um presente ao torcedor paranaense, em especial ao de Curitiba, local da sétima etapa no próximo dia 13 de setembro. Todos os que comprarem ingresso de arquibancada poderão fazer a visitação aos boxes somente no sábado (dia 12), das 10h30 às 13h30, pegar autógrafos e tirar fotos dos caminhões e com os pilotos. Antes, esse privilégio era limitado aos portadores de credenciais Paddock e VIP e agora foi estendido a todo o público que adquirir qualquer ingresso. Os fãs que comprarem as credenciais de Paddock continuam a ter o direito de, no domingo, dar uma volta no Truck Teste, o que é diferente da Volta Rápida, exclusiva dos convidados dos patrocinadores e de empresas que adquirirem camarotes. Os portadores de ingressos das arquibancadas não terão acesso aos boxes no domingo.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade