Publicidade

MAHLE, Umicore e Continental unem competências para potencializar eficiência energética

Novas tecnologias para a melhoria da eficiência energética dos veículos e combustíveis é objeto de estudo da MAHLE Metal Leve, líder global no desenvolvimento de sistemas para as áreas de motores, filtração, elétrica/mecatrônica e gerenciamento térmico para a indústria automobilística e de motores, e das empresas globais Umicore e Continental. Análises e tecnologias desenvolvidas serão detalhadas no decorrer do 23º Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva (SIMEA), que acontecerá entre os dias 25 e 26 de agosto, no WTC Events Center, em São Paulo (SP).

Motor de 1,2 l, downsizing, desenvolvido pela MAHLEAlinhada às necessidades das fabricantes de otimizar o uso da energia, atingir as metas do Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto) e aos anseios da sociedade por veículos mais econômicos e limpos, a pesquisa, que teve a participação ativa do Tech Center MAHLE, tem como meta desenvolver e viabilizar novas tecnologias para o aquecimento dos combustíveis de forma mais efetiva e eficiente. A redução do consumo de combustível e, consequentemente, das emissões de poluentes são os principais objetivos do estudo.

“Trata-se de uma grande oportunidade de viabilizar soluções técnicas inovadoras, ainda que isso não venha a representar uma aliança comercial entre as empresas. Essa parceria estabelecida entre MAHLE, Umicore e Continental viabilizará e acelerará o processo de desenvolvi-mento de novas estratégias, tecnologias, componentes e sistemas automobilísticos que estarão presentes nos próximos lançamentos da indústria”, comenta Ricardo Simões de Abreu, Vice-Presidente de Pesquisa e Desenvolvimento do Tech Center MAHLE. “O evento nos dá a chance de apresentar nossa expertise e alguns dos equipamentos de última geração, que estão disponíveis somente nos laboratórios da empresa no Brasil”, complementa Abreu.

Tecnologia reconhecida – Faz parte do dia a dia do Tech Center MAHLE a incessante procura pelo desenvolvimento de novas tecnologias que venham ao encontro da otimização do consumo de combustível e da redução dos níveis de emissões de combustíveis dos veículos. Nos últimos meses a empresa recebeu dois grandes reconhecimentos pela criação de técnicas nesse sentido: o Prêmio AEA de Meio Ambiente, na categoria “Tecnologias Otto”, e o Prêmio REI, da revista Automotive Business, na categoria “Autopeças”, ambos para o trabalho “Sistema de partida a frio autocontrolável para veículos flex”. Trata-se de uma nova tecnologia, denominada SmartHeat® para a partida em motores movidos a etanol que excede os conceitos já existentes, já que reduz o tempo de partida, o tempo de pré-aquecimento do etanol, consome menor energia e diminui drasticamente a emissão de gases na fase fria.

Apresentações de novas tecnologias – Ainda no decorrer do SIMEA 2015 engenheiros do Tech Center MAHLE, de Jundiaí (SP), estarão apresentando três novos desenvolvimentos para a área automobilística:

– Trocador de calor, modelo baseado em projeto da engenharia experimental – O desenvolvimento de produtos baseados em simulação termodinâmica é realizado por um sistema chamado MBISS (MAHLE Behr Sistema Integrado de Simulação), que utiliza modelos matemáticos a partir da literatura e estudos avançados.
A ser apresentado em 25 de Agosto às 17h.

– PRIDE (Piston and Ring Initial Design Evaluation – Avaliação inicial do projeto de pistões e anéis) – O código PRIDE foi desenvolvido levando em consideração uma interface personalizada para a simulação dinâmica preliminar dos anéis, baseada no seu projeto inicial. Uma das vantagens é a redução de erros humanos durante a fase de entrada de processamento de dados.
A ser apresentado em 26 de Agosto às 14h.

– Pré-filtro de duplo estágio para separar a água do diesel – O diesel tem características hidroscópicas, ou seja, absorve água do ambiente comprometendo componentes dos motores devido a esta contaminação indesejada. Ao desenvolver um inovador separador de água e de impurezas de duplo estágio, a MAHLE Metal Leve estabelece parâmetros únicos para o sistema de filtração deste segmento.
A ser apresentado em 26 de Agosto às 14h.

Serviço
SIMEA 2015
Data: 25 e 26 de agosto
Horário: terça, das 8h às 18h30; quarta, das 8h às 16h
Local: WTC Events Center
Av. das Nações Unidas, 12559 – Itaim Bibi, São Paulo
Inscrições: www.simea.org.br


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade