Publicidade

Fórum IQA debaterá importância da qualidade na retomada da economia

“A Qualidade na Retomada do Crescimento – Como Concorrer nos Mercados Nacional e Internacional”. Esse será o mote do 3º Fórum IQA da Qualidade Automotiva, que reunirá especialistas dos segmentos de autopeças, montadoras, governo e entidades setoriais para análise e definição de estratégias sobre os novos caminhos da qualidade no Brasil pós-crise. O encontro será realizado no dia 21 de setembro, a partir das 7h30, no Centro de Convenções Milenium, em São Paulo.

Promovido pelo IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor, e reconhecido como a principal plataforma brasileira de discussão sobre a qualidade na cadeia automotiva, o Fórum IQA da Qualidade Automotiva tem entre seus principais objetivos o incentivo ao avanço de programas voltados para qualidade e certificação de componentes utilizados por montadoras e mercado de reposição.

Para Ingo Pelikan, presidente do IQA, a definição de estratégias neste momento é essencial para que novas fronteiras de produtividade sejam ultrapassadas, com ganhos na consolidação da produção local e novos patamares de excelência de produtos, visando à competitividade nos mercados internacionais.

“A retomada dos negócios após a crise se dará sob expressiva concorrência global, isso exigirá componentes e veículos mais sofisticados, precedidos de investimentos em PD & Inovação e aliados a elevados padrões de qualidade. Esse é um contexto em que as exportações terão papel destacado na recuperação da indústria local que só conseguirá o equilíbrio se for competitiva”, analisa o presidente do IQA.

Essas e outras discussões farão parte da programação do fórum, que terá a participação de todos os segmentos do setor automotivo. “Embora tenhamos uma diversidade de temas e segmentos envolvidos na programação, todos os elos trilham o mesmo caminho para que a qualidade made in Brasil possa seguir crescendo no setor automotivo”, diz Ingo Pelikan, presidente do IQA.

Programação do 3º Fórum IQA da Qualidade Automotiva:

8h30 – Abertura com Ingo Pelikan, presidente do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva.

8h45 – Palestra “A Qualidade na Montadora – Em Busca de Padrões de Excelência Internacionais”, com Richard Schwarzwald, diretor da Qualidade Assegurada da Volkswagen.

9h15 – Painel “A Qualidade na Cadeia de Autopeças – A Evolução dos Padrões de Qualidade na Cadeia de Produção”, com Flávio Mateus, diretor executivo da Schaeffler; e Bruno Neri, gerente da Qualidade Corporativa da Bosch.

9h55 – Palestra “Receitas para a Indústria Ganhar Competitividade – Qualidade para Avançar no Mercado Internacional”, com Stephan Keese, diretor da Roland Berger.

11h – Palestra “A Qualidade na Retomada do Crescimento – O Valor da Qualidade para a Indústria Local se Recuperar”, com Rogério Rezende, vice-presidente da Anfavea.

11h30 – Palestra “As Lições da Fábrica Jeep”, com Amin Alidina, diretor Latam da Qualidade da FCA Group.

12h10 – Palestra “O Ponto de Vista do Inmetro – Qualidade e Certificação na Cadeia de Produção e Distribuição Automotiva”, com Alfredo Lobo, diretor da Divisão de Avaliação da Conformidade do Inmetro.

12h50 – Palestra “Qualidade no Segmento de Distribuição – O Papel das Concessionárias de Veículos na Área da Qualidade”, com Valdner Papa, diretor de Relações com o Mercado da Fenabrave.

14h20 – Painel “Avanços da Qualidade no Mercado de Reposição – Os Esforços para Disciplinar o Pós-venda e Estabelecer Novos Padrões de Qualidade”, com Ana Paula Cassorla, vice-presidente da Andap/Sicap; Antonio Fiola, presidente do Sindirepa; Elias Mufarej, conselheiro do Sindipeças; e Francisco Wagner de La Torre, presidente do Sincopeças. Moderação de Rodrigo Carneiro, diretor da Distribuidora Automotiva.

15h10 – Palestra “A Equação da Qualidade Automotiva – Os Pontos Essenciais nos Programas da Qualidade”, com Letícia Costa, diretora da Prada Assessoria.

15h50 – Palestra “As Políticas do MDIC na Área da Qualidade – O Avanço da Qualidade nos Programas do Governo”, com Margarete Gandini, diretora do Departamento de Indústrias de Equipamentos de Transporte, da Secretaria de Desenvolvimento da Produção, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) – a confirmar.

16h30 – Encerramento.

3º FÓRUM IQA DA QUALIDADE AUTOMOTIVA
Data: 21 de setembro, a partir das 7h30.
Local: Centro de Convenções Milenium – rua Dr. Bacelar, 1.043, São Paulo, SP.
Informações e inscrições: www.iqa.org.br
E-mail: forumdaqualidade@automotivebusiness.com.br
Telefones: 11 5095-8882 | 5095-8884 | 5095-8889


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade