Publicidade

IQA anuncia o lançamento dos manuais VDA 19.1 e VDA 19.2

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, organismo de certificação acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro, lança dois manuais em português da norma VDA: a segunda edição da VDA 19.1 – Inspeção de Limpeza Técnica e a primeira edição da VDA 19.2 – Limpeza Técnica na Montagem.

Ao longo dos anos, a limpeza técnica ganhou relevância na indústria automotiva, sendo hoje vista como característica de qualidade integral. “Com peças e componentes de tamanho e peso cada vez mais reduzidos, a indústria de autopeças e eletrônicos tem intensificado os seus requisitos com relação à sujeira residual”, explica Rodrigo Lopes, coordenador de Marketing do IQA.

O manual VDA 19.1 – Inspeção de Limpeza Técnica apresenta as condições para a aplicação de métodos que determinam a contaminação por partículas em componentes. “O nível de limpeza é especificado e testado porque a contaminação em alguns componentes – como circuitos de fluído, unidades mecânicas e eletrônicas – pode causar prejuízos funcionais”, conta.

O conteúdo desta norma permite melhorar a comparabilidade dos resultados de análise de limpeza; inclui técnicas de extração e análise; considera a proteção do trabalho dentro do escopo da diretriz; e fornece informações sobre como definir as especificações de limpeza e explica como reagir em caso de valores-limite de limpeza excedidos.

Já o manual VDA 19.2 – Limpeza Técnica na Montagem apresenta os métodos de inspeção de limpeza para áreas fabris, com foco no monitoramento das linhas de manuseio, montagem, logística e transporte. “Em passos posteriores à fabricação, há o perigo de componentes inicialmente limpos serem recontaminados durante o transporte, a armazenagem, a provisão e, especialmente, a montagem devido à geração ou entrada de partículas”, diz Lopes.

Destinada a profissionais envolvidos no planejamento de novos processos e na otimização dos já existentes, a publicação mostra os requisitos para evitar a contaminação por partículas críticas em locais sensíveis, remover partículas inevitáveis e proteger componentes e sistemas montados contra a entrada de partículas dos arredores.

Os manuais da VDA são indicados para a cadeia automotiva, montadoras, fornecedores e profissionais de uso geral. Os volumes 19.1 e 19.2 em breve estarão disponíveis para compra no site www.iqa.org.br.

Mais informações sobre essas e outras publicações relacionadas à qualidade no setor automotivo podem ser obtidas por meio do telefone (11) 5091-4545 ou do e-mail manuais@iqa.org.br.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade