Publicidade

BMW Group Brasil anuncia projeto de exportação para os Estados Unidos. Iniciativa deve gerar mais de 300 novos empregos temporários

Ao completar um ano e seis meses de produção, a fábrica do BMW Group em Araquari (SC) acaba de atingir mais um importante marco estratégico para a empresa no País: o início da exportação de veículos produzidos em solo brasileiro para os Estados Unidos. O inédito plano de exportação do BMW Group Brasil foi formalizado na última terça-feira (19), após reunião em Brasília (DF) envolvendo Fernando de Magalhães Furlan, Secretário Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); Margarete Gandini, Diretora do Departamento de Indústria para a Mobilidade e Logística da Secretaria de Desenvolvimento e Competitividade da Indústria; o Presidente e CEO do BMW Group Brasil, Helder Boavida; o Vice-Presidente Sênior responsável pela fábrica Araquari, Carsten Stöcker; Gleide Souza, Diretora de Relações Governamentais do BMW Group Brasil; e outros representantes do MDIC.

Novo BMW X1 produzido na fábrica do BMW Group em Araquari (SC).A iniciativa contempla a exportação inicial de 10.000 unidades do novo BMW X1 ao mercado norte-americano a partir de julho. Para isso, a empresa criará cerca de 300 novos postos de trabalho temporários (dedicados a esse projeto), que se somam aos cerca de 700 colaboradores que já atuam na fábrica.

“Iniciamos um novo e significativo capítulo do BMW Group Brasil, que reforça nosso compromisso com o investimento no País. Além de fortalecer a nossa posição no mercado, a iniciativa demonstra que a fábrica de Araquari atende a todos os requisitos de qualidade e eficiência exigidos pelo BMW Group, estando apta a fornecer veículos para outros mercados, entre eles, o norte-americano, reconhecidamente um dos mais exigentes do mundo”, exalta Helder Boavida, Presidente e CEO do BMW Group Brasil.

A proposta de produzir e exportar o novo BMW X1 para os EUA surgiu por conta do aumento expressivo da demanda pelo modelo naquele país, complementando o volume que atualmente é atendido exclusivamente pela fábrica do BMW Group em Regensburg, no sul da Alemanha. “Além de desafiador, esse projeto é estratégico para a operação da nossa fábrica em Araquari na medida em que nos permite explorar de maneira mais efetiva a capacidade de produção local. Importante também que o projeto gera emprego e renda no norte catarinense, mantendo o compromisso assumido de contribuir para o desenvolvimento da região“, afirma Carsten Stöcker, Vice-Presidente Sênior responsável pela fábrica do BMW Group em Araquari.

Três versões do BMW X1 XDrive 28i serão produzidas no complexo fabril catarinense e exportadas para os EUA, todas equipadas com motor de quatro cilindros, 2.8 litros, movido a gasolina, e capaz de entregar 240 cv de potência e 350 Nm de torque máximo. Entre as tecnologias de gerenciamento do motor, os destaques ficam para o Driving Experience Control com Eco Pro, a função Auto Start/Stop e a tecnologia de regeneração de energia de frenagem que possibilitam atingir o melhor equilíbrio entre desempenho e eficiência. Já o prazer de dirigir é ressaltado pelo volante esportivo equipado com paddle-shifts para rápida troca de marchas. Além disso, o novo BMW X1 agrega ainda equipamentos de segurança de série, como seis air bags, controles de estabilidade e tração, pneus com tecnologia Runflat e faróis com tecnologia full-LED. O modelo inclui também sensores de estacionamento traseiro e de chuva, com acionamento automático dos faróis baixos, e rodas de liga leve aro 18.

A fábrica do BMW Group em Araquari

Com uma área total de 1,5 milhão de metros quadrados, dos quais 500 mil metros quadrados de área pavimentada, essa fábrica do BMW Group é a 30ª unidade fabril da empresa no mundo, em 14 países. Com investimento de mais de R$ 800 milhões, a fábrica atesta sua excelência e qualidade em produção com a confirmação do projeto de exportação aos EUA.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade