Publicidade

Ford Europa lança nova geração de motores diesel com a proposta de maior eficiência e menos emissões

A Ford está lançando uma nova geração de motores diesel mais eficientes na Europa. Chamado EcoBlue, esse motor vai estrear na linha de vans Transit e traz tecnologias sofisticadas e design inovador para garantir melhor desempenho e economia de combustível com emissões reduzidas. Com potência de 100 a 240 cv, vai equipar também futuros carros e veículos comerciais da marca.

O motor Ford EcoBlue 2.0 de quatro cilindros oferece um nível de refinamento sem igual. Seu torque é 20% maior na faixa de 1.250 rpm comparado ao motor diesel 2.2 TDCi atual, melhorando a dirigibilidade no dia a dia, seja no trânsito ou em ultrapassagens. E também é 4 decibéis mais silencioso em marcha lenta.

Motor Ford EcoBlue 2.0“O Ford EcoBoost criou um novo padrão em motores a gasolina: menores, mais eficientes e com desempenho surpreendente. A mesma obsessão de inovar está por trás da linha diesel Ford EcoBlue”, diz Jim Farley, presidente da Ford Europa. “Este novo motor aumenta a economia de combustível e reduz as emissões de CO2 em mais de 10%”.

A arquitetura totalmente nova do motor reduz o atrito e produz uma queima de combustível mais limpa. Ele também usa processos sofisticados de pós-tratamento dos gases de exaustão e tem emissões ultrabaixas, dentro do padrão Euro 6 que será introduzido na Europa em setembro de 2016. Comparado ao padrão Euro 5, ele reduz em 55% as emissões de NOx.

Suas tecnologias avançadas incluem o primeiro sistema de alimentação com porta espelhada da Ford para otimizar a entrada de ar no motor; um turbo de baixa inércia feito com materiais de motor de foguete para suportar alta temperatura; e um novo sistema de injeção de combustível de alta pressão, mais eficiente, silencioso e preciso.

O novo motor vai atender com folga os futuros níveis de emissões na Europa, usando o primeiro sistema padronizado de redução catalítica seletiva da Ford. Ele é instalado na parte de trás do motor para aumentar a eficiência e refrigeração. O duto curto de recirculação dos gases de exaustão é incorporado ao cabeçote, contribuindo para um design mais compacto.

O Ford EcoBlue 2.0 será o primeiro motor a diesel para veículos comerciais da Ford a atingir níveis de ruídos, vibrações e asperezas semelhantes aos de veículos de passageiros, melhorando a experiência de direção. Ele reduz à metade o ruído em marcha lenta comparado ao motor 2.2 TDCi diesel. O bloco, cabeçote, cárter e periféricos foram desenvolvidos para reduzir e abafar os ruídos internos do motor.
Desenvolvido pela engenharia da Ford no Reino Unido e na Alemanha, o motor EcoBlue será oferecido inicialmente nas versões de 105, 130 e 170 cv para veículos comerciais. Depois, vai equipar carros de passeio da Ford e terá novas versões, incluindo uma de 1.5 litro.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade