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SAE BRASIL debate obrigatoriedade do controle eletrônico de estabilidade em veículos

Debater a obrigatoriedade do controle eletrônico de estabilidade para os novos veículos no Brasil é a proposta do painel de abertura do 9º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Suspensões e Implementos Rodoviários & Mostra de Engenharia. O encontro bienal será realizado no Hotel Intercity Premium, em Caxias do Sul, nos dias 11 e 12 de maio.

Organizado pela Seção Regional Caxias do Sul da SAE BRASIL, o colloquium receberá fabricantes, fornecedores, usuários finais e acadêmicos para programação, que inclui dois painéis de debate e 11 trabalhos técnicos, além de mostra de engenharia, composta por 24 estandes, com as últimas novidades em produtos e serviços voltados ao setor. Entre os expositores estarão Altair, Braslux, CBMM, Chevron, Continental, Forbal, Knorr Bremse, Sinalsul, Soprano, Spectris (HBM), SSAB, Timken, Try Tests/ VirtualCAE/ CarSim, Votorantim Metais e Wabco.

Participam do painel de abertura Erik Schmidt, diretor de Sistemas para Trailer e Aftermarket da WABCO Vehicle Control Systems; Pedro Orlando, gerente de Engenharia e Remanufatura da KNORR-BREMSE do Brasil; Sanchez Ofrante, colaborador técnico da Comissão Técnica da ANFIR (CTA); e Marco Saltini, vice-presidente da ANFAVEA.

Para João Felipe Araújo, chairperson do encontro, a obrigatoriedade do controle eletrônico de estabilidade representa importante passo para o avanço da segurança veicular no Brasil. “Creio que este sistema seja o maior avanço tecnológico na área depois do cinto de segurança e do air bag, porque atua diretamente no controle do veículo e evita que o carro saia de sua trajetória original”, afirma o engenheiro.

Uma das principais plataformas mundiais para a discussão de tendências em suspensões e implementos rodoviários, o colloquium visa reunir 350 participantes entre especialistas, acadêmicos e engenheiros da área para análise das perspectivas para a inovação na indústria da mobilidade, com foco no tripé: eficiência energética, conforto e segurança.

O 9º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Suspensões e Implementos Rodoviários & Mostra de Engenharia é patrocinado pela CBMM, CBA, SSAB, Vallourec, Votorantim Metais e WABCO. Recebe apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Caxias do Sul e Universidade de Caxias do Sul.

“Os simpósios da SAE BRASIL elevam o debate, aprofundam o conhecimento tecnológico e preparam os profissionais da engenharia para os desafios competitivos atuais e futuros”, aponta Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.

PROGRAMAÇÃO

11 DE MAIO
14h – Solenidade de abertura.
14h30 – Painel de abertura “Obrigatoriedade do Sistema de Controle de Estabilidade para Veículos no Brasil”, com Erik Schmidt, diretor de Sistemas para Trailer e Aftermarket da WABCO Vehicle Control Systems; Pedro Orlando, gerente de Engenharia e Remanufatura da KNORR-BREMSE do Brasil; Sanchez Ofrante, colaborador técnico da Comissão Técnica da ANFIR (CTA); e Marco Saltini, vice-presidente da ANFAVEA. Mediação do jornalista Fred Carvalho.
16h35 – Networking na Mostra de Engenharia.
17h10 – Apresentação de papers.
20h – Networking na Mostra de Engenharia.

12 DE MAIO
08h30 – Apresentação de papers.
10h10 – Networking na Mostra de Engenharia.
10h45 – Apresentação de papers.
12h25 – Networking na Mostra de Engenharia.
13h50 – Painel de encerramento “Impactos das Novas Legislações para Implementos Rodoviários”, com Rubem Penteado de Melo, diretor da TRS Engenharia; Joel Franceschini, pesquisador-tecnologista em Metrologia e Qualidade do INMETRO; e Juliano Pimentel, gerente de Tecnologia e Inovação do Produto da Randon S/A Implementos e Participações. Mediação do jornalista Fred Carvalho.
15h25 – Sessão de encerramento.

9º Colloquium SAE BRASIL de Suspensões e Implementos Rodoviários & Mostra de Engenharia
Data: dias 11 e 12 de maio
Local: Hotel Intercity Premium Caxias do Sul – avenida Therezinha Pauletti Sanvitto, 333, Desvio Rizzo, Caxias do Sul/ RS


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