Publicidade

‘Rival do Uber chega para esquentar o mercado de logística no Brasil’ – porLuiz Fernando Conceição

Além da guerra travada com os taxistas, o Uber terá outra questão com que se preocupar de agora em diante. Trata-se da chegada da empresa espanhola Cabify, que desembarcará em maio em São Paulo, para fazer frente ao Uber no que se refere ao transporte individual de passageiros.

A Cabify chega ao país com a proposta de implantar duas categorias que se assemelham e muito aos moldes do Uber. Trata-se do Cabify Light e do Cabify Executivo, diferenciadas apenas pela qualidade dos veículos utilizados e pelo valor a ser pago pelo serviço.

Diferente da concorrente, no entanto, a Cabify entra no mercado brasileiro realizando todos os processos para se tornar uma empresa formalizada e legal, o que demandará o recolhimento de tributos como qualquer outra empresa e reduzirá a propensão a eventuais conflitos com o governo.

A forma de cobrança da Cabify levará em conta somente a distância percorrida, diferente dos moldes empregados pelos táxis e pelo Uber, em que a viagem é baseada pelo conjunto da distância do trajeto com o tempo que se levou para chegar ao destino.

Segundo veiculado na mídia nacional, “a empresa acabou de anunciar que recebeu um investimento de 120 milhões de dólares, liderado pela empresa de serviços de internet Rakuten, baseada no Japão”. “Esse valor será utilizado para financiar a expansão do serviço na América Latina”.

Atualmente, o Cabify está presente em cinco países, totalizando 14 cidades. A meta em curto prazo é dobrar o número de cidades e estar presente em mais países. Dúvida não há de que sua chegada ao país agitará ainda mais o já conturbado cenário da logística no Brasil.


Luiz Fernando Conceição é administrador de empresas e componente do Task Force de Logística do escritório A. Augusto Grellert Advogados Associados.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade