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FPT Industrial demonstra como obter o melhor funcionamento dos motores diesel

A FPT Industrial, uma das principais fabricantes de motores diesel do mundo, reforça os benefícios das manutenções preventivas. ”O motor diesel é um dos componentes mais importantes dos veículos comerciais, considerado o “coração” de equipamentos como ônibus, caminhões, máquinas agrícolas e de construção. O segredo para obter o melhor aproveitamento dos motores está justamente nas manutenções preventivas”, diz Alexandre Xavier, diretor de Engenharia da FPT Industrial.

Manutenção Preventiva

Filtro de ÓleoA mais simples das manutenções preventivas, em muitos casos, é perigosamente negligenciada. “A FPT Industrial oferece junto a seus clientes um Plano de Manutenção que abrange todas as revisões necessárias para o motor. Nesses casos, o investimento em prevenção é extremamente reduzido quando o confrontamos com o ‘TCO’, o ‘Total Cost of Ownership’ (Custo Total de Propriedade) que tem a manutenção como item estratégico. Se o cliente seguir todas as recomendações da FPT, poderá aproveitar a longa vida útil dos nossos motores e elevar a rentabilidade de suas operações, seja no campo ou nas obras”, destaca Alexandre Xavier.

Os intervalos de manutenção preventiva variam de acordo com o motor, a máquina e o tipo de aplicação (agrícola ou de construção), e também deve levar em consideração as características do ambiente de trabalho, se há muita poeira, ou se há muita umidade.

“Em nosso plano de manutenção preventiva, sempre enfatizamos a necessidade da troca periódica do óleo do motor e dos três filtros de combustível, óleo e ar”, ressalta Xavier.

Filtros de Combustível, de Ar e de Óleo

O óleo que circula pelo sistema de lubrificação do motor lubrifica as partes móveis e refrigera o propulsor. Os óleos recomendados e atualmente utilizados em nossos produtos são desenvolvidos e complementados com aditivos, antioxidantes e detergentes especiais. “A vida útil do óleo varia de acordo com sua composição. Em geral, o fabricante do produto indica o tempo que deve ser usado. Passado o período recomendado para a troca do óleo, as propriedades de lubrificação e arrefecimento são perdidas, aumentando o atrito das partes móveis do motor e gerando desgastes – que vão impactar no ‘TCO’”, explica.

Os filtros de combustível, de ar e de óleo são peças fundamentais para o funcionamento do motor em qualquer veículo – seja ônibus, caminhão ou máquinas agrícolas e de construção. A função principal de todos os filtros é evitar a entrada de impurezas no propulsor, garantindo a proteção aos sistemas internos do motor. Seus períodos de troca são indicados pelo fabricante dos itens. “Mas o cliente que adquire o nosso plano de manutenção sempre pode ficar tranquilo, pois nossa equipe de pós-venda estará sempre atenta às datas corretas de troca por conta do nosso monitoramento constante”, fala o diretor de Engenharia da FPT.

A função do filtro de combustível é eliminar o máximo de impurezas do diesel antes dele ser “injetado” no interior do motor. “Ele evita que as partículas acumuladas durante o transporte e armazenamento, como pó, ferrugem, água e sujeira no tanque do veículo cheguem à bomba de combustível”, diz. Filtros de combustível vencidos ou danificados podem comprometer a bomba de combustível e contaminar o sistema de injeção, provocando falhas prematuras e afetando o rendimento do motor.

O filtro de ar separa e elimina as partículas impuras do ar aspiradas pelo motor, garantindo que somente o ar livre de impurezas chegue à câmara de combustão. Isto evita o desgaste prematuro de peças como pistões e biela. Se o cliente não trocar o filtro de ar, podem ocorrer desgastes excessivos em componentes e até, por exemplo, aumento súbito no consumo de combustível. “Como ele retém as partículas para que somente ar limpo entre na câmara de combustão, se ele não estiver limpo, o excesso de sujeira forçará o propulsor a puxar o ar. Assim, eleva-se o consumo de diesel, e em alguns casos podem acontecer até perdas de potência”, acrescenta Xavier.

Por fim, o filtro de óleo serve para eliminar impurezas como partículas de metal geradas pela fricção das peças móveis do motor – ele cuida também das partículas derivadas da combustão. O contato das peças internas do motor (como os pistões) podem deixar impurezas. Se o filtro não for trocado no tempo previsto pelo plano de manutenção, as partículas de metal podem ir para o motor e danificar peças como pistões, cilindros, anéis e válvulas. Em casos extremos, o motor pode “fundir”.

Separador de Óleo

Outra importante peça que entra no pacote de manutenção preventiva é o separador de óleo do respiro do motor ou “Blow-by”, cuja principal função é separar as gotículas de óleo presentes na emissão dos gases e retorná-las ao cárter, sem comprometer a pressão interna do motor – e por consequência a sua eficiência.

Todo motor diesel funciona através da transformação de energia térmica em energia mecânica. Durante o processo de combustão, a pressão dentro dos cilindros é muito maior do que a pressão externa a ele, portanto é normal que ocorram pequenos “vazamentos” internos de gás pelas folgas existentes entre as partes móveis do sistema (sejam elas entre pistão e anéis e cilindros e anéis), fazendo com que esses gases se desloquem para as áreas fora dos cilindros, mas ainda dentro do motor. Esses gases recebem o nome de Blow-by.


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