Publicidade

Carros autônomos terão impacto limitado na produtividade

Segurança e mobilidade são citadas como as principais vantagens dos veículos de auto-condução. Produtividade poderia ser outra. Ou talvez não, dizem pesquisadores da Universidade de Michigan.

“Atualmente nos EUA, um motorista de veículo leve gasta cerca de uma hora por dia ao volante, tempo que potencialmente poderia ser usado de forma mais produtiva”, disse Michael Sivak, professor e pesquisador do Instituto de Pesquisa Transporte da U-M. “De fato, o aumento da produtividade é um dos benefícios esperados de veículos auto-condução.”

Em seu novo relatório, “A auto-condução de veículos pode aumentar a produtividade dos ocupantes?” Sivak e seu colaborador Brandon Schoettle dizem que, para cerca de 62 por cento dos americanos, os veículos autônomos não estão propensos a melhorar a produtividade.

De acordo com os dados da pesquisa, cerca de 36 por cento dos americanos dizem que ficariam apreensivos e não deixariam de só prestar atenção na estrada, outros 23 por cento dizem que não iriam entrar nestes veículos e 3 por cento que iriam, frequentemente, sentir algum tipo de enjoo.

Entre aqueles que aproveitariam o tempo extra, cerca de 11 por cento iriam ler, 10 por cento iriam mandar mensagens de texto ou falar com a família e amigos, 7 por cento iriam dormir, 6 por cento assistiriam filmes ou TV, 5 por cento iriam trabalhar e 2 por cento aproveitariam para jogar.

Sivak e Schoettle dizem que o desempenho dos atuais sistemas de retenção para posições não-tradicionais e posturas que estão sendo considerados para ocupantes dos veículos de auto-condução (por exemplo, de frente para trás, para os lados ou deitados) e os objetos desengatados se tornarem projéteis (por exemplo, laptops) são preocupações adicionais.

Os motoristas também disseram que a viagem de carro com duração mais curta (cerca de 19 minutos) – é muito breve para atividades produtivas sustentáveis ou até mesmo para dormir e se revigorar.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade