Publicidade

Fras-le desenvolve nova sapata de freio para trem de passageiros

A Fras-le desenvolveu um novo e exclusivo material de atrito para aplicação em sapatas de freio para trens de passageiros. Denominado NAF/061, o produto foi criado pela Companhia para utilização nos trens de superfície da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb). Para seu desenvolvimento, foram utilizados dados coletados em campo, que serviram de subsídio para o aperfeiçoamento da nova formulação. A Fras-le é a única empresa no Brasil equipada com dinamômetro específico para ensaios metro-ferroviários.

O produto passou por testes de eficiência de frenagem, durabilidade, ocorrência de ruído e geração de odores, visando atender aos requisitos da Trensurb. Com a nova formulação, o objetivo é diminuir o tempo de paradas para troca de sapatas, o que otimiza o controle da malha, além de oferecer maior segurança e conforto aos usuários do transporte coletivo, sob qualquer condição de utilização.

Para Almir Souza, engenheiro de aplicação da Fras-le, que integrou a equipe de desenvolvimento, com esta novidade, haverá um alto ganho de performance no transporte de passageiros. “Na busca constante por novos materiais de atrito para as mais diversas aplicações, criamos este produto atendendo a rigorosas especificações técnicas de segurança”, destaca.

Perfil – Uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le completou seis décadas com uma marca reconhecida globalmente. Fabrica pastilhas e lonas para freios, revestimento de embreagens, produtos industriais e especiais para aplicação em caminhões, semirreboques, ônibus, automóveis, motocicletas, tratores, metrôs, trens, elevadores, aviões, máquinas industriais, sondas petrolíferas, entre outros, estando presente em todas as atividades que exigem materiais de fricção da mais alta qualidade. Desde 2012, com a aquisição da Controil, também produz componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos.

Acesse mais informações em www.fras-le.com


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade