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MAHLE apresenta filtro mais eficiente para motores downsizing

Filtros de ar nem sempre recebem a atenção devida na manutenção do carro, apesar de serem importantíssimos para garantir a qualidade do ar que entra no motor, o seu desempenho, a sua durabilidade, e até a economia do consumo de combustível. Notadamente nos novos motores com tecnologia downsizing, que em função do turbocompressor e da injeção direta necessitam eficiência superior na retenção da aspiração de corpos estranhos para dentro do motor.

FiltroEm função da evolução que vem sendo observada pela indústria automobilística, o Centro Tecnológico da MAHLE Metal Leve, em Jundiaí, SP, desenvolveu uma nova linha de filtros que já está sendo aplicada em alguns dos mais modernos motores downsizing à disposição do mercado brasileiro.

Ao contrário da maioria das unidades em uso nos nossos automóveis, o novo filtro MAHLE recebeu conformação arredondada. Com o novo desenho se conseguiu uma área de material filtrante maior e mais aberta, o que garante uma separação de impurezas mais eficiente e vida mais longa para o componente. Isso significa que ele terá maior capacidade de reter material contaminante que a maioria dos modelos até atingir a quilometragem recomendada para a sua substituição. Com esse formato ele também ocupa menor espaço sob o capô do carro.

Existem outros modelos circulares no mercado, mas nenhum com a tecnologia que foi utilizada nesse novo filtro. Uma das características que tornam o novo filtro ideal para os motores mais avançados é o fato dele ter recebido uma “grade” interna em material plástico, que entre outras atribuições tem a função de direcionar o ar que passa pelo seu interior.

Projetada especialmente para causar um efeito de turbilhonamento no ar que passa pelo material filtrante, essa grade conta com aletas que laminam o ar e o direcionam de forma correta para o processo de combustão no motor. Isso foi fundamental por que esses motores vêm equipados com sensores que medem a vazão do ar que entra no seu interior. A “leitura” da quantidade do ar que é introduzido determina quanto combustível deve ser injetado para que seja realizada uma perfeita combustão.

Outra função dessa grade é proporcionar estabilidade ao filtro, impedindo que ele altere seu formato. Como a sucção do ar que entra no motor é muito alta, essa estrutura interna evita que o material filtrante possa colapsar e interferir na sua eficiência de filtragem. Uma vantagem adicional do novo filtro é ter uma menor área externa nas suas extremidades, o que facilita a perfeita vedação das suas bordas impedindo que qualquer ar sem filtragem possa ser admitido pelo motor.

Sobre o Tech Center de Jundiaí
A unidade brasileira do Centro de Tecnologia da MAHLE, um dos dez existentes ao redor do mundo, é fruto de investimentos da ordem de R$ 100 milhões. O Tech Center de Jundiaí trabalha com o desenvolvimento de todos os produtos do portfólio global da MAHLE e é o responsável mundial pelas linhas de anéis de pistão e filtros para aplicações com combustíveis alternativos. Em suas instalações trabalham 297 colaboradores entre técnicos, graduados, pós-graduados, mestres e doutores. Está instalado em uma área de proteção ambiental permanente de 125 mil m2, e seu principal foco é o desenvolvimento de componentes e soluções tecnológicas para motores de combustão interna, visando à redução de atrito, de emissões e do consumo de combustível.


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