Publicidade

Estreia mundial do visionário carro conceito I.D

Pense Novo! Obedecendo a essa linha de pensamento e com um veículo elétrico visionário, a Volkswagen está proporcionando uma fascinante antevisão da mobilidade do amanhã no Salão Internacional do Automóvel de Paris (que ocorre de 1º a 16 de outubro, na França). A apresentação mundial do I.D. é o ponto central da participação da empresa no evento. Com emissão zero de poluentes, o I.D. entrará em produção já em 2020 e dará início a uma nova geração de inovadores veículos elétricos.

Segundo o Dr. Herbert Diess, presidente do Conselho de Administração da Marca Volkswagen, “em 2020, começaremos a apresentar ao mercado uma família completa de veículos elétricos. Todos eles serão baseados numa nova arquitetura veicular que foi desenvolvida especialmente e exclusivamente para veículos totalmente elétricos – não para veículos com motores a combustão ou híbridos plug-in. O I.D. é parte dessa nova era de veículos inteiramente elétricos, uma nova era automotiva: elétrico, conectado e com condução autônoma.”

VW IDA participação da Volkswagen no Salão de Paris reúne todas as três fases que, em conjunto, mostram o caminho do presente para o futuro: o I.D. apresenta o mundo do “dia depois de amanhã”. O e-Golf de última geração – que terá sua apresentação mundial em novembro – representa o mundo de amanhã. Equipado com controle por gestos e com uma autonomia com emissão zero de até 300 quilômetros, o novo e-Golf vai estabelecer parâmetros de referência. O mundo de hoje está presente incorporado em modelos avançados da Volkswagen, como o novo Tiguan. Ele já garante aos clientes uma fascinante experiência digital em sua atual geração de modelos, com tecnologias como o Active Info Display e o mostrador head-up.

A Volkswagen está tomando um novo caminho com o I.D. Ele será o primeiro Volkswagen no mercado baseado no recém desenvolvido Modular Electric Drive Kit (MEB – plataforma modular elétrica). O I.D. está posicionado como um carro elétrico compacto, com o qual a Volkswagen quer expandir sua gama de modelos de alto volume paralelamente a best-sellers como o Polo, Golf, Tiguan e Passat. Ele será movimentado por um motor elétrico de 125 kW / 170 cv. Possibilitando uma autonomia de até 600 quilômetros e com preço ao nível do atual Golf com potência equivalente, o I.D. tornará o tema “emissão zero” um aspecto normal do uso diário do automóvel.

O I.D. apresenta uma linguagem de design totalmente nova da Volkswagen para veículos elétricos da categoria compacta. Pela primeira vez, o que se denomina Open Space Concept (conceito de espaço aberto) foi implementado em seu interior. Pouco mais curto que um Golf, o I.D. disponibiliza o generoso espaço interno de um Passat. Isto é possível graças à arquitetura do novo conceito de propulsão, com um motor elétrico no eixo traseiro e uma bateria de alta voltagem sob o assoalho do veículo, o que proporciona mais espaço e flexibilidade. Ao mesmo tempo, o I.D. já se projeta para o ano de 2025: ele é o primeiro carro conceito da Volkswagen capaz de funcionar de forma totalmente autônoma no modo “I.D. Pilot”. O “I.D. Pilot” é ativado através de um toque no logotipo da VW no volante, que é recolhido então para dentro do painel de instrumentos e dá ao motorista uma sensação de espaço totalmente nova.

A chave convencional do carro foi aposentada no I.D. No lugar dela, um smartfone será usado como uma “chave digital” para abrir o carro e permitir sua partida. A ideia por trás disso é que, no futuro próximo, quem guiar um Volkswagen ID terá sua própria “Volkswagen ID” (identidade Volkswagen). Essa identidade é um perfil individual que armazena informações como as preferências pessoais de posicionamento do banco e do sistema de climatização, as estações de rádio favoritas, regulagens do sistema de som, dados de contato dos amigos e parceiros de negócios e a configuração do sistema de navegação. Esse perfil é acessado através da Volkswagen Automotive Cloud.

O I.D. é o embaixador de uma nova estratégia de produto da Volkswagen, baseada em quatro campos de inovação:

Sustentabilidade Inteligente – a Volkswagen está avançando no desenvolvimento de modelos de carros elétricos inovadores de alto volume de produção;

Condução Automatizada – a Volkswagen fabricará carros ainda mais seguros e confortáveis através da condução autônoma;

Utilização Intuitiva – a Volkswagen foca em veículos que sejam intuitivos para operar, apresentando novos conceitos de display e controle;

Comunidade Conectada – no futuro, a Volkswagen vai interconectar pessoas, carros e o meio-ambiente através da identidade de usuário da Volkswagen.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade