Publicidade

Fábrica do BMW Group em Araquari celebra 2º aniversário com 24 mil veículos produzidos em solo nacional

Dedicação, empenho e obsessão pela qualidade são características marcantes do time de colaboradores da fábrica do BMW Group em Araquari (SC) – a 30ª unidade fabril do grupo em 14 países e a primeira na América do Sul -, que completa nesta sexta-feira (30) dois anos de plena operação fabricando automóveis do mais alto padrão em território brasileiro. Neste período, as linhas de produção da fábrica produziram aproximadamente 24 mil veículos das marcas BMW e MINI, destinadas tanto ao mercado nacional quanto à exportação. A grande flexibilidade e a moderna tecnologia de produção permitem que neste complexo industrial sejam fabricados seis modelos diferentes: os BMW Série 1, Série 3, X1, X3, MINI Countryman e, mais recentemente, o X4, cuja produção foi iniciada há um mês.

O processo de produção começa no setor de solda de carroceria, que possui duas linhas de manufatura instaladas em um espaço de 21 mil m², onde a estrutura do veículo é pré-montada e soldada. Modernas tecnologias como solda a laser são aplicadas neste processo. Após esta etapa, a carroceria segue para a área de pintura, onde recebe tratamento de proteção contra corrosão, seladores, isolantes acústicos e acabamento na cor desejada pelo cliente. A tecnologia utilizada no processo de pintura é a mais moderna dentro do BMW Group, seguindo as especificações das mais novas fábricas ao redor do mundo. Para armazenar e distribuir as tintas automotivas à base de água utilizadas nesta fase, são necessários 35 quilômetros de tubulações, além de 350 quilômetros de cabos de energia e de comunicação, instalados em uma área de 23 mil m² divididos em três pavimentos. No fim da pintura, uma inspeção final minuciosa garante a excelência em qualidade.

Depois, o veículo segue por uma esteira para a etapa da montagem, na qual a carroceria é levada por transportadores, seguindo o ritmo determinado da produção. Nesta etapa, as portas são removidas e o número do chassi é gravado, dando a identidade permanente do carro.

Na sequência, ocorre a instalação dos chicotes elétricos, que funcionam como as artérias do automóvel, e a aplicação de toda a parte inferior da estrutura do veículo, antes de receber as lanternas traseiras e a forração interna. O painel e os bancos são os próximos a serem instalados. Com o interior completo, motor (o coração de todo automóvel), suspensão e eixos são incorporados à carroceria, etapa conhecida como casamento, que ainda recebe os para-choques e os faróis dianteiros. É somente na passagem para a linha final que o veículo recebe as rodas.

A colocação do logotipo recebe tratamento especial, pois ele representa um produto da mais alta qualidade, o prazer e a emoção de dirigir com tecnologia e segurança. Os colaboradores habilitados a colocar o emblema da marca nos automóveis o fazem com o cuidado e a primazia que qualquer cliente e amante de carros quer ter com seu BMW e com seu MINI.

Todos os modelos produzidos na unidade de Araquari passam ainda por diversos testes e por uma inspeção completa, incluindo teste de pista e de estanqueidade (simulação de chuva). Só depois de todo esse processo é que os especialistas da qualidade darão a aprovação final para que o veículo possa ser enviado para a rede de concessionários. Todo o trabalho é feito por funcionários treinados por experts da Alemanha e alinhados aos padrões globais de qualidade do BMW Group.

Com capacidade para produzir 32 mil veículos ao ano, a fábrica do BMW Group em Araquari é uma das mais modernas do grupo e conta com 256 milhões de euros (aproximadamente R$ 930 milhões) em investimentos, montante aplicado desde sua fundação até o ano de 2017. Erguida em um espaço de 1,5 milhão de metros quadrados – dos quais 500 mil m² de área pavimentada – a infraestrutura local contempla atividades de montagem, carroceria e soldagem, sistemas de pintura e logística, além de prédios administrativos e auxiliares.

Em abril de 2016, a unidade também passou a abrigar o Projeto Exportação, que consiste na produção e envio de dez mil unidades do BMW X1 aos Estados Unidos. Atualmente, o complexo industrial do BMW Group no Brasil conta com 700 colaboradores, além de 300 temporários dedicados exclusivamente ao projeto de exportação.

“Mais que produzir automóveis, nossa fábrica celebra a paixão em dirigir e isso está refletido em nossa produção no país. A escolha do Brasil como sede para a primeira fábrica de automóveis do BMW Group na América do Sul demonstra a posição estratégica do País dentro de nossas operações e o amor do brasileiro por carros. Nosso time é motivado e obstinado por qualidade. Este ano, fomos capazes de concretizar o sonho de exportar, a partir da fábrica Araquari, para um mercado extremamente exigente como o norte-americano. Nossa fábrica está preparada e com potencial para produzir mais, assim como estamos fazendo em 2016”, afirma Carsten Stöcker, vice-presidente sênior da fábrica do BMW Group em Araquari.

Além da relevância nacional como agente econômico, a planta trouxe também um positivo impacto local para a cidade onde está instalada e entorno. Esta relação com a comunidade de Araquari também é evidenciada por meio do projeto piloto “Sou Futuro BMW”, desenvolvido junto a escolas do município e que atendem cerca de 100 crianças e adolescentes no Centro Social e Recreativo do BMW Group, cujas dependências reúnem salas equipadas, auditório com 110 lugares, quadra de vôlei, quadra de futebol, sala de jogos, refeitório e uma biblioteca.

A fábrica catarinense começou a ser construída em dezembro de 2013, com o assentamento da pedra fundamental. Apenas dez meses depois – tempo recorde para o início de operação de uma fábrica do BMW Group –, o primeiro automóvel da marca BMW, um 328i Activeflex, deixava a linha de produção recém-inaugurada. Em janeiro de 2015, a planta obteve a certificação de qualidade ISO 9001:2008 e, em agosto do mesmo ano, superou a marca de 10 mil automóveis produzidos.

Em outubro do ano passado, o projeto de construção da fábrica venceu o German Project Excellence Award, o mais importante prêmio de gerenciamento de projetos da Europa, concedido pela Associação Alemã de Gestão de Projetos. E, em dezembro, conquistou o prêmio Fritz Müller, na categoria Gestão Ambiental, concedido pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) do governo de Santa Catarina.

Sobre o BMW Group

Com suas marcas BMW, MINI e Rolls-Royce, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas premium, além de oferecer serviços financeiros e de mobilidade diferenciados. Como uma empresa global, o BMW Group opera 30 instalações de produção e montagem em 14 países e comercializa seus produtos em mais de 140 nações.

Em 2015, o BMW Group vendeu cerca de 2.247 milhões de automóveis e 137.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes dos impostos para o ano contábil de 2015 foi de 9,22 bilhões de euros, sobre uma receita de 92,18 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2015, o BMW Group contava com 122.244 colaboradores.

O sucesso do BMW Group sempre foi construído com base no pensamento de longo prazo e ação responsável. Assim, a empresa estabeleceu sustentabilidade em toda a sua cadeia de valor, responsabilidade total pelos seus produtos e comprometimento claro com a conservação dos recursos como partes integrantes da sua estratégia.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade