Publicidade

Projeto propõem melhoria em sistema de carros adaptados para deficientes

Um grupo de formandos de Engenharia Mecânica Automobilística do Centro Universitário FEI, desenvolveu um projeto para melhorar um sistema de adaptação de carros para deficientes e facilitar a utilização: uma rampa que permite que o cadeirante entre pelo porta-malas, diferente dos sistemas existentes em que o usuário tem que entrar pela porta do motorista. Dentro do carro a locomoção é feita por meio de um sistema de trilhos, em que o motorista é guiado até o lugar e permite o uso da própria cadeira de rodas para dirigir.

Esse é um dos cinco Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos formandos de Engenharia Mecânica Automobilística da FEI, que serão apresentados na 56ª Expo MecAut, no dia oito de dezembro, a partir das 18h no campus São Bernardo do Campo da Instituição.

Outros Projetos

Outro TCC que estará exposto é o Revocer, um projeto para adaptação de um sistema que utiliza os conceitos de termodinâmica e máquinas térmicas para recuperar parte da energia dissipada junto aos gases de escape, e visa seu reaproveitamento para reduzir o consumo de combustível e a quantidade de poluentes liberados pelo veículo.

Conheça os outros três trabalhos que também estarão expostos no evento:

DCE – Projeto de um motor a combustão que utiliza, de forma alternada, os ciclos Atkinson e Otto em veículos comerciais de carga, possibilitando a redução de consumo de combustível sem a perda de torque e potência.

Magna – Motor com uma nova proposta de ciclo de funcionamento, com o objetivo de melhorar o rendimento energético em 11%, comparado a motores de mesma dimensão.

Cura – Veiculo adaptado para o atendimento de emergência de vítimas de acidentes, visando prestar os primeiros socorros em locais distantes ou de acesso demorado para ambulâncias.

SERVIÇO

56ª EXPO MECAUT

Data: 08 de dezembro de 2016 – a partir as 18h

Local: Ginásio de esportes – campus São Bernardo do Campo do Centro Universitário FEI

Endereço: Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972

Sobre a FEI:

Com 75 anos de tradição, o Centro Universitário FEI é referência entre as instituições universitárias no Brasil, nas áreas de Gestão e Tecnologia. A Instituição já formou mais de 50 mil profissionais, muitos ocupando posições de liderança nas principais empresas do país. Mantida pela Fundação Educacional Inaciana “Pe. Sabóia de Medeiros”, a FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática.

O Centro Universitário FEI oferece cursos de graduação em Administração, Ciência da Computação e Engenharia – habilitações em Engenharia Mecânica, Engenharia Mecânica ênfase Automobilística; Engenharia Elétrica, ênfase Eletrônica, Computadores, Telecomunicações; Engenharia Têxtil; Engenharia Química; Engenharia Civil; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção; Engenharia de Automação e Controle.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade