Publicidade

Aeroporto de Stuttgart opera o 1º Magirus Superdragon X8 da Alemanha com duas transmissões Allison

O aeroporto de Stuttgart está operando desde julho o primeiro Magirus Superdragon X8 da Alemanha. O veículo de 52 toneladas, com tração 8×8 e chassi com quatro eixos Iveco IM52X8, está equipado com um conjunto propulsor que se utiliza de dois motores Iveco Cursor e duas transmissões Allison totalmente automáticas 4500R.

Os dois motores, posicionados na traseira do veículo, tem certificação Euro 5 e fornecem 560 cv (412 kW) cada perfazendo um notável total de 1.120 cv (824 kW). Essa potência é aproveitada ao máximo pelas duas transmissões Allison da Série 4000™ assegurando ótima aceleração, graças ao fator multiplicador do conversor de torque e às mudanças de marchas com máxima potência. Desta forma, a tecnologia Allison de Potência Contínua™ oferece altos níveis de torque e potência para as rodas motrizes ininterruptamente. O veículo pode atingir velocidade de 135 km/h e acelerar de 0 a 80 km/h em 25 segundos, o que o classifica entre os melhores do mercado e bem acima das exigências das normas internacionais.

Magirus Superdragon X8 com tração 8x8 e duplo powertrainAs transmissões Allison se mostraram imprescindíveis desde o início do processo de desenvolvimento do veículo. Cada transmissão possui duas tomadas de força integradas para assegurar energia suficiente para o equipamento de combate a incêndio sem a necessidade de um divisor de energia dedicado. Esta solução simplifica a arquitetura do sistema e aumenta a confiabilidade ao reduzir o número de componentes. A segurança, durabilidade e confiabilidade também foram aumentadas com a integração do retardador, o que diminui as distâncias de parada do veículo e reduz o desgaste dos freios.

O Iveco Superdragon X8 conta com um tanque de água de 17.000 litros mais um tanque de 2.500 litros para espuma concentrada. Para a operação de extinção de incêndios, o veículo vem equipado com um canhão de teto, que tem capacidade de vazão de 6000 l/min e distância de alcance de até 90 metros, e um canhão frontal com um alcance de mais de 45 metros. O veículo tem essa capacidade de bombear em deslocamento graças a transmissão automática Allison e à eficiente bomba Magirus MPN 700, que é acionada pelo motor esquerdo e tem potência nominal de saída de 9.000 l/min a 10 bar. O corpo de bombeiros do aeroporto de Stuttgart opera 24 veículos especiais, incluindo alguns com 42 toneladas e 1.000 cv.

Magirus Superdragon X8 com duas transmissões Allison da Série 4000™

Finalidade — Bombeiros do aeroporto de Stuttgart
Chassi (fabricante) — Magirus GmbH
Chassi (tipo) — Iveco IM52X8
Carroceria (tipo) — Magirus Superdragon X8
Motor — 2 x Iveco Cursor 13
Potência – Potência de cada motor: 560 cv (412 kW); Potência total: 1.120 cv (824 kW)
Transmissão — 2 x Allison totalmente automática 4500R
Emissões — Euro 5
Entre-eixos — 5.050 mm
Peso bruto do veículo – 52.000 kg
Tripulação — 1+2
Meios de extinção — Até 17.000 litros de água, até 2.500 litros de espuma concentrada, 250 quilos de pó químico

Equipamentos especiais
• Sistemas de controle de extinção de incêndios: Tela TFT na cabine com HMI da cabina e equipamento adicional HMI, controlador de barramento CAN
• Mastro telescópico pneumático (4 x faróis de xenônio)
• Magirus MAFP 600-E – formas de proporção (permite a pré-seleção de taxas de um, três e seis por cento).
• Grades dobráveis para a segurança do trabalho acionadas por meio de um botão
• Câmera reversa
• Câmera com imagens térmicas
• Bocal de pulverização de piso
• Sistema de autoproteção com pulverização no veículo e na cabina


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade