Publicidade

Ford Focus é o carro líder em segurança no novo ranking do Cesvi Brasil, centro especializado em estudos automotivos

O Ford Focus é o carro com melhor índice de segurança à venda no País, segundo o novo ranking divulgado pelo Cesvi Brasil – Centro de Experimentação e Segurança Viária, especializado em estudos de reparação e segurança automotiva para a indústria, companhias de seguros e órgãos do governo. Na lista dos 20 carros mais bem avaliados, a Ford é a marca que aparece com o maior número de modelos – um total de nove – incluindo também versões da Ranger e do EcoSport.

Ford FocusO estudo do Cesvi, criado em 2008, passou a adotar critérios mais rígidos, alinhados com os principais órgãos de classificação de veículos do mundo. Ele agora considera cinco grupos básicos de equipamentos de segurança para evitar e reduzir os danos em caso de acidente: segurança ativa, segurança passiva, assistência à condução, assistência à segurança e proteção ao pedestre, combinando aspectos quantitativos e qualitativos.

O Ford Focus Hatch Titanium Plus 2.0 AT foi o modelo com a maior pontuação na análise que incluiu os 58 veículos mais emplacados em 2015 no mercado brasileiro. Essa amostragem representa 90% dos veículos novos vendidos no País.

Avaliação

No quesito segurança ativa, o ranking do Cesvi avalia os sistemas para evitar acidentes, como antitravamento das rodas (ABS), distribuição eletrônica de frenagem (EBD), assistência à frenagem (BAS), e controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e tração (TCS).

Em segurança passiva, entram 18 itens, como barras de proteção lateral, fixação Isofix para cadeirinhas infantis, encostos de cabeça para todos os ocupantes e airbags. O novo grupo de assistência à condução é formado por 16 itens, incluindo alertas visuais e sonoros, detectores de faixa, desembaçador traseiro e limitador de velocidade.

Na assistência de segurança, outro grupo novo no índice, estão os equipamentos que alertam o motorista sobre as condições de uso do veículo: alertas de desativação do airbag, de uso do cinto de segurança e detector de fadiga. A categoria proteção ao pedestre avalia os componentes que visam a amenizar os ferimentos ao pedestre em caso de atropelamento.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade