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Pesquisa J.D. Power e iCarros revela a preferência do consumidor brasileiro para a compra de veículos

A J.D. Power, empresa global de pesquisa e consultoria com foco em soluções de negócios para a indústria automobilística, e o iCarros, site de classificados do Itaú Unibanco, apresentam um estudo sobre a Intenção de Compra de Veículos dos brasileiros. A pesquisa utilizou a base de clientes do portal iCarros para mapear o perfil dos consumidores e apresentar tendências sobre a compra de veículos novos nos próximos seis meses.

Foram entrevistados aproximadamente cinco mil clientes, e 24% afirmaram que pretendem adquirir um veículo novo, enquanto os 76% restantes disseram estar em busca de modelos usados. “A procura por veículos usados cresceu muito nos últimos anos, e é importante estarmos atentos a este movimento. O brasileiro dá sinais de que está disposto a comprar ou trocar de veículo, mas sem se aventurar. Por isso, nós oferecemos todo o suporte para que ele possa tomar sempre a melhor decisão”, explica o CEO do iCarros, Sylvio de Barros.”

Em relação às montadoras mais citadas, lideram o ranking de carros zero km: Chevrolet (24%), Fiat (17%) e Volkswagen (10%). O estudo destacou também as marcas Honda (8%), Toyota (7%) e Hyundai (7%), que aparecem com interesse maior do que a atual participação de mercado, o que evidencia potencial de crescimento de interesse do consumidor nestas marcas.

Ainda, segundo a pesquisa, 65% pretendem fazer um empréstimo para comprar um automóvel e 41% pretendem utilizar seus veículos como moeda de troca durante o processo. Além disso, a pesquisa destacou também que apenas 8% dos clientes afirmaram que pretendem efetuar o pagamento à vista.

A internet tem se tornado um importante canal, não apenas de apresentação de veículos, mas também para a venda. Entre os entrevistados, mais de 40% demonstraram interesse em comprar um automóvel online.

“Sabemos da importância da internet e do interesse do consumidor, embora, haja uma certa resistência na hora de finalizar a compra por esse canal. Todavia, a pesquisa mostrou que 9% dos clientes faria o processo completo, incluindo o pagamento online. Essa é uma oportunidade de as marcas investirem para atrair clientes para essa plataforma”, reforça Fabio Braga, diretor de operações da J.D. Power do Brasil.

Em relação aos itens mais buscados pelos consumidores, as três principais razões de compra são: qualidade (45%), conforto (40%) e reputação da marca (34%). Além disso, design e estilo são mais valorizados entre os que buscam veículos novos (38%) do que os potenciais consumidores de carros usados (30%).

“Queremos oferecer subsídios para que o cliente tenha uma experiência de compra mais agradável, reduzindo a possibilidade de descontentamento ao final do negócio. Ao mapearmos as preferências do consumidor, oferecemos mecanismos para que os lojistas tracem a estratégia mais adequada de acordo com seu público”, conclui Sylvio.

Mapeamento regional

As principais razões de compra podem apresentar variações, dependendo da região do Brasil. Entretanto, a qualidade do veículo e o conforto são os itens prioritários em todo país. A reputação da marca também foi muito considerada pelos respondentes, o que evidencia mais uma oportunidade para as montadoras e concessionárias oferecerem grandes experiências aos seus clientes.

O estudo sobre a Intenção de Compra de Veículos é o primeiro resultado da parceria entre o ICarros e a J.D Power, que foi firmada em agosto e tem como objetivo a elaboração de conteúdos técnicos que contribuam com um panorama amplo sobre a indústria e algumas tendências do setor – insumos importantes para a aproximação de lojistas e consumidores.

Pesquisa Tabela

Pesquisa Gráfico


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