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Carnaval: hora de atenção na manutenção dos veículos. Itens como sistema de freio, pneus e óleo devem ser verificados para garantir uma viagem segura

Trânsito pesado, excesso de veículos e horas a fio no “anda e para” das estradas. Esse é o possível cenário de milhares de motoristas que trafegarão pelas rodovias do Brasil nesse feriado de Carnaval. O condutor precisa estar atento à direção para evitar acidentes, mas também deve prestar atenção em itens essenciais para o funcionamento de seu veículo. O desgaste do automóvel, quando transita nesse cenário, chega a ser maior do que outros que trafegam em situações menos agressivas. Com isso, a Campneus, Revendedora Oficial Pirelli, orienta os proprietários a verificarem alguns pontos para que a viagem seja segura, e, consequentemente, evite gastos desnecessários e problemas.

Dados da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) revelam que em 2016 mais de 740 mil veículos precisaram de socorro de guincho (368.207) e socorro mecânico (376.690) nos 6,9 mil quilômetros de estradas do estado de São Paulo. Isso representa, em média, mais de 62 mil carros mensalmente que necessitam de auxílio de reboque devido alguma pane. “Tendo por base somente o estado de SP, o número já é considerado alto. Se colocarmos isso a nível nacional, o dado será alarmante”, ressalta Mauricio Canineo, CEO da Campneus. O executivo ressalta que em períodos de feriado prolongado, como o Carnaval, a quantidade de motoristas que deixam a manutenção preventiva de lado ajuda a aumentar essa estatística.

Durante o deslocamento, o motorista utiliza diversos componentes do automóvel que, se não verificados, podem causar anormalidades. O sistema de freios deve sempre estar em ordem para garantir a segurança do motorista. “Devido as constantes frenagens no ‘anda e para’ das estradas, utilizamos esse item muito mais que os outros componentes”, afirma.

O sistema de freios deve ser revisado periodicamente. O fluído de freio precisa substituído a cada 10.000 quilômetros ou um ano. Porém, antes da troca total, deve ser feita uma avaliação para verificar se a substituição é realmente necessária. “Deve ser detectada também a presença de água no fluído, que causa a impressão de pedal borrachudo e oxidação prematura dos componentes do sistema”, diz Canineo. Outras formas de perceber que os freios não estão bons são: ao aciona-lo, o volante e veículo apresentam vibração e a altura do freio de mão está muito acima do banco.

O executivo explica que é preciso ficar atento também ao estado dos pneus do veículo. “Os pneus devem estar calibrados corretamente para evitar o desgaste prematuro e prejudicar a condução do motorista. Sempre verificar a calibragem indicada pela montadora. Essas informações podem ser encontradas no manual do veículo, na tampa de combustível ou na porta do condutor”.

Canineo lembra que o condutor deve estar atento ao indicador de desgaste de rodagem, chamado de TWI (Tread Wear Indicator), presente na banda de rodagem de todos os pneus. Os sulcos da banda de rodagem não podem ser menores que 1,6 milímetros de altura. “Pneus com sulcos abaixo deste padrão-limite oferecem sérios riscos de segurança. Além disso, tal descuido gera multa e registro de infração na Carteira. A multa para motoristas com veículos com pneus carecas é de R$ 195,23 mais cinco pontos na CNH”, explica.

O óleo do motor é muito mais exigido em situações de congestionamento. Deve-se ficar atento já que a temperatura do motor aumenta devido a pouca circulação do ar. Com base nessa informação, a tendência é o maior consumo do óleo. “O proprietário deve sempre olhar o manual do veículo, que explica as condições de troca do óleo de acordo com a utilização do carro”.

Muitos condutores utilizam diversos equipamentos eletrônicos, como rádio e conectores elétricos, ao mesmo tempo no carro. Ao contrário do que muitos motoristas se questionam, essa atitude não consome a bateria do carro. “Essa é uma dúvida muito constante, mas enquanto o carro está ligado, não ocorre o consumo da bateria”, responde Canineo.

Porém, uma atitude que pode prejudicar a bateria é “desligar e ligar” o veículo enquanto enfrenta um congestionamento. Mauricio afirma que essa operação, além de consumir mais carga da bateria, prejudica o motor de partida do veículo, causando no futuro dificuldades para ligar o carro.

Ar condicionado: cuidados especiais

Com as altas temperaturas, o ar condicionado se tornou indispensável para a grande maioria dos motoristas. O uso constante desse item não prejudica o veículo, mas para garantir seu bom funcionamento, é preciso ficar atento a alguns detalhes. “Por questão de conforto e até mesmo segurança, usamos o ar condicionado praticamente em todo percurso. Para isso, devemos sempre verificar o filtro de ar condicionado, realizando sempre a higienização para evitar fungos e bactérias e, quando necessário, fazer a troca do filtro”, finaliza o executivo.

Sobre a Campneus

Com mais de 42 anos de experiência de mercado, a Campneus é a maior Revendedora Oficial de Pneus Pirelli do Brasil e uma das mais bem conceituadas marcas de autocenters do país, presente em 16 estados brasileiros, com mais de 120 lojas. Comercializamos a gama completa de pneus Pirelli para automóveis de passeio, camionetas, motos, caminhões, ônibus, tratores, máquinas industriais e fora-de-estrada, visando atingir as mais variadas necessidades de cada tipo de consumidor. No segmento de autopeças, oferecemos uma ampla linha de produtos como freios, amortecedores, molas, rodas, óleos lubrificantes, filtros e palhetas. Serviços como alinhamento, balanceamento, montagem, cambagem, troca de óleo e serviços de suspensão entre outros, são executados por profissionais altamente qualificados e constantemente treinados. Contamos ainda com um e-commerce integrado ao estoque Pirelli, que garante a disponibilidade de 100% da gama de pneus da linha leve da marca para compras online.


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