Publicidade

DAF comemora 89 anos de história. Marca é atualmente uma das líderes do mercado europeu de caminhões com 15,5% de marketshare

A DAF, uma das marcas líderes no mercado europeu de caminhões, comemora 89 anos de história. Fundada em 1928 na cidade de Eindhoven, na Holanda, é subsidiária do grupo americano PACCAR, sexta maior fabricante de caminhões do mundo, que também atua com as marcas Kenworth e Peterbilt.

Em 1973, a DAF foi a primeira montadora a utilizar turbo com intercooler, uma inovação que atendia à demanda por motores mais potentes com menor consumo de combustível. Posteriormente essa tecnologia se mostrou indispensável para emitir gases menos poluentes.

Caminhão DAF XFSempre buscando inovar também em comodidade, em 1994 o conceito da cabine Super Space definiu novos padrões em tamanho e conforto. No ano de 1996 a americana PACCAR adquiriu as ações da DAF. E entre 2001 e 2002 a empresa lançou as séries CF, LF e XF.

Presente em mais de 100 países a DAF aumentou sua participação no mercado europeu de caminhões acima de 16 toneladas em 2016 com 15,5% de marketshare.

DAF Caminhões Brasil
A empresa chegou ao Brasil em 2011 e, em dois anos, construiu sua planta em Ponta Grossa, no Paraná. A unidade está situada em um terreno de 2,3 milhões de m², a maior área do Grupo PACCAR. O espaço destinado à fábrica possui 270 mil m².

A unidade é responsável pela produção do extrapesado XF105 e o pesado CF85. Desde novembro de 2015, a planta também produz os motores PACCAR MX, propulsor que integra os dois modelos de caminhões nacionais DAF.

“Estamos muito satisfeitos com o nosso desempenho no Brasil. A DAF está crescendo a cada ano e conquistando seu espaço junto a marcas já tradicionais no mercado brasileiro. No ano passado, por exemplo, fomos a única montadora a apresentar crescimento. Estamos otimistas de que 2017 será ainda melhor”, afirma Michael Kuester, Presidente da DAF Caminhões Brasil.

Curiosidade
O primeiro caminhão da DAF foi produzido em 1949 na oficina de trailers dos irmãos Hub e Wim van Doorne. Um ano depois, uma nova fábrica de caminhões foi construída, e começaram a produzir chassis de caminhões de 3, 5 e 6 toneladas.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade