Publicidade

Novo projeto da ZF torna transmissão 5S-580 mais leve

Em busca da melhoria contínua no fornecimento de soluções para a mobilidade urbana, a ZF desenvolveu o novo modelo da transmissão manual de cinco marchas 5S-580, agora disponível também em carcaça de Alumínio. Por suas novas características, a versão da transmissão otimiza o desempenho dos veículos por ser mais leve, o que reduz o consumo de combustível e aumenta a capacidade de carga útil dos veículos. O modelo já está em produção seriada desde o início de fevereiro para fornecimento à Mercedes-Benz.

De acordo com Alexandre Marreco, gerente de vendas da ZF na América do Sul, a produção de transmissões em carcaças de Alumínio não é novidade para a ZF, que já fornece produtos com as mesmas especificações nas famílias EcoLife, EcoLite, Ecomid, Ecosplit e AS-Tronic, porém, neste caso, fez parte de um processo realizado em conjunto com a Mercedes-Benz. “A substituição por carcaças de Alumínio tem se mostrado uma tendência no mercado e a ZF está preparada para atendê-lo de acordo com a demanda”, acrescenta.

Transmissão 5S-580 carcaça de Alumínio  ZF A ZF, sempre em busca de prover ao mercado as tecnologias mais avançadas e benéficas aos seus clientes, buscou em conjunto aos seus parceiros a introdução da nova carcaça. “O envolvimento dos nossos parceiros comerciais foi muito importante no desenvolvimento deste novo componente, assim como na realização de todos os testes”, avalia Marreco.

Devido ao retorno positivo do processo de desenvolvimento, o volume de produção e venda – incluindo exportações – segue em uma crescente. Além do fornecimento para caminhões e ônibus de 8 e 10 toneladas da Mercedes-Benz, a ZF está em processo avançado de negociação com outras montadoras. A linha de montagem da 5S-580 com a nova configuração está preparada para produzir em torno de 16 mil unidades ao ano.

Redução de peso, economia de combustível e mais carga

Somada à mudança da carcaça, que deixa de ser de ferro fundido e passa a ser de Alumínio, foram realizadas outras alterações para a adequação do novo modelo do projeto. Entre elas a adequação no sistema de trambulação.

As principais vantagens relacionadas à performance dos veículos que se utilizam deste componente são voltadas principalmente à redução de peso do transmissão, que interfere diretamente no aumento da economia de combustível. Além disso, graças ao peso reduzido, a 5S-580 com carcaça de Alumínio permite o aumento na carga útil dos veículos em até 30 kg. Com a composição da carcaça em Alumínio, há o benefício da maior condutividade térmica, ou seja, aumento da troca de calor com o meio, o que pode reduzir a temperatura da transmissão. Em termos de sustentabilidade, o novo modelo pode ser 100% reciclado.

A linha de produção também passou por alterações para que pudesse fabricar a transmissão em carcaça de Alumínio. Foram necessárias adaptações nas linhas de montagem e produção, com a introdução de ferramentais para injeção em alta pressão, estampagem, microfusão e fundição.

Ao todo foram 18 meses de desenvolvimento e avaliações em bancada de testes e em campo, todos com resultados que atendem aos elevados padrões de qualidade da ZF, dos clientes e do ISO TS. Todo o processo de desenvolvimento contou com a colaboração da Engenharia de projetos, Engenharia de produto, Compras, Aplicação, Vendas e Qualidade.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade