Publicidade

Raízen investe em treinamento no abastecimento de GNV

Seguindo o plano de treinar e capacitar os funcionários dos postos distribuidores a Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, completou mais um ciclo e, durante os anos de 2015 e 2016, capacitou todos os funcionários dos 300 postos que oferecem o abastecimento GNV.

O trabalho, desenvolvido pela equipe de engenharia da Raízen, faz parte das políticas de segurança da companhia e tem como objetivo prevenir acidentes ocorridos nos abastecimentos. Durante as visitas foram distribuídos aos revendedores materiais informativos sobre procedimentos corretos para um abastecimento com segurança, como os cartões de bordo e flyers destinados aos clientes.

Além dos treinamentos presenciais, a Raízen disponibiliza a todos os funcionários dos postos revendedores cursos a distância. No site www.treinamentosraizen.com.br existem opções nas mais diversas áreas para o aperfeiçoamento profissional, reciclagem e adoção de todos os procedimentos de segurança recomendados para cada operação. O participante recebe ainda um certificado de conclusão do curso.

Por conta das particularidades na operação, o abastecimento de GNV conta com um treinamento específico. Isso se dá para que todo o processo seja realizado com os padrões de segurança recomendados pela companhia.

Dentre os procedimentos a serem adotados pelo atendente de pista antes do abastecimento está pedir ao cliente que desligue o motor, retire a chave da ignição e posicione-se a 3 metros de distância a frente do veículo antes de iniciar o abastecimento. “Todos os postos possuem um Plano de Emergência em casos de incidentes”, destaca Carlos Gianeti, consultor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) da Raízen.

Durante o processo de execução do Plano de Emergência, feito com os funcionários de todos os turnos de trabalho, cada um é responsável por ações específicas. Estas atribuições devem estar registradas no verso do crachá.

Identificado o risco, os funcionários devem acionar o extintor, desligar a botoeira – que interromperá o fluxo de gás nas tubulações -, retirar os veículos que estão no posto, evacuar e isolar a área e acionar o Corpo de Bombeiros.

Todo acidente ocorrido nos postos deve ser, obrigatoriamente, informado por telefone à Central de Atendimento a Emergências (CAE) da Raízen, para que a companhia aperfeiçoe cada vez mais suas medidas preventivas.

Gianeti destaca ainda que é extremamente importante os consumidores estarem atentos a procedência, manutenção e qualidade dos equipamentos instalados nos veículos: “A maioria dos casos de acidentes durante o abastecimento de GNV se dá pela qualidade ruim da instalação realizada nos veículos”.

Confira abaixo o passo a passo para um abastecimento seguro de GNV:

Pedir ao cliente que desligue o motor, o circuito elétrico e que saia do veículo;
O cliente é solicitado a abrir a mala, as portas e desligar o celular;
O frentista orienta o cliente a manter distância de 3 metros do veículo;
Antes do abastecimento, o frentista realiza uma averiguação do veículo;
Na sequência, aterra o veículo e verifica se não há vazamento;
Em caso de vazamento, feche todas as válvulas do sistema.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade