Publicidade

13ª edição da AUTOMEC movimenta o setor de reposição e gera oportunidades de negócios. Entidades destacam momento favorável para a reposição e defende a inspeção técnica veicular

A 13ª edição da AUTOMEC – Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços – já começou! A abertura do evento, que está sendo realizado entre os dias 25 a 29 de abril na São Paulo Expo, contou com a presença de diversos representantes do Sindipeças, Andap, Sincopeças e Sindirepa Nacional, além de patrocinadores que tornaram a concretização da feira possível. Nessa edição, os participantes contarão com uma feira memorável para gerar novos negócios. Entre as novidades, destacam-se o novo local mais amplo que permitiu a unificação da setorização (leves e pesados) e o aumento de 38% no número de expositores.

De acordo com Rodrigo Carneiro, presidente interino da Andap, o evento se destaca e causa grande repercussão internacional, sendo a maior da América Latina. “Esse fato, sem dúvida, reflete a força do mercado de reposição no Brasil, que é único. Ele é responsável por 80% da manutenção da frota circulante de 42,5 milhões de veículos”, afirma. Para ele, a AUTOMEC oferece uma grande oportunidade para profissionais do mercado se atualizar com lançamentos, informações técnicas, além de participarem de diversas atividades que aumentam o conhecimento. Outro ponto destacado foi a questão da inspeção veicular que deveria ser realizada no Estado de São Paulo para prevenir acidentes e salvar vidas. “O Brasil ainda não tem inspeção técnica veicular e por isso mais de 43 mil vidas podem morrer por falta de manutenção preventiva”, completa.

Para George Rugitsky, membro do conselho de Administração do Sindipeças, o fato de reunir os setores de leves e pesados novamente é um marco para a Feira. “A reposição, apesar da crise continua crescendo e a prova disso é a ampliação da participação nos estandes. Estamos garantindo a longevidade nos negócios”. Já Francisco de La Tôrre, presidente do Sincopeças, destacou que a AUTOMEC é um momento de celebração e também de discutir os avanços da área. “O Sincopeças tem atuado em várias frentes. Participa ativamente de questões importantes para a reposição e defende a inspeção veicular, incluindo emissões e segurança. O setor precisa difundir a prática de manutenção preventiva”.

Antonio Carlos Fiola, presidente do Sindirepa, reforçou a importância do evento para reunir os principais investidores do ramo e ampliar as discussões. “Com certeza, vamos fazer história com essa feira. É um momento de consagração do setor, há interação dos elos de cadeia e também reflexões sobre os caminhos que o mercado deve seguir diante de novas tecnologias”. Ele acredita que a AUTOMEC contribui para a formação de profissionais para o setor de reparação de veículos. Já o secretário de Desenvolvimento e Competividade Industrial, Igor Nogueira, destacou que ocorreu um crescimento na economia. “São Paulo é um dos maiores produtores no setor. Sabemos que um país forte precisa de uma indústria forte e queremos sempre que possível facilitar o ambiente de negócios”, afirmou.

Também durante o evento, uma turma de 16 alunos do curso de mecânica, patrocinada pela Reed Exhibitions, recebeu a certificação de conclusão.

Representantes do setor, Senai e Reed Exhibitions com os alunos.

Após as apresentações iniciais, os representantes das entidades Sindipeças, Elias Mufarej; Andap, Rodrigo Carneiro; Sincopeças, Paulo Ribeiro; Sindirepa Nacional, Antonio Fiola; além do vice-presidente da RXAM, Paulo Octavio de Almeida, participaram de uma coletiva de imprensa. Na ocasião, destacaram que ocorreu um crescimento linear na reposição e há motivos para ser otimista devido ao aumento da frota circulante que gera movimento para a reposição. Também falaram sobre os altos impostos para a aquisição de um veículo no Brasil, a necessidade de mais investimentos na área, a carência de especialização de profissionais, além da falta de inspeção veicular que prejudica o meio ambiente e coloca em risco a vida de milhares de brasileiros.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade