Boletim Técnico – Velas e cabos de ignição

Além de trocar temperatura com o motor, a vela de ignição é responsável por gerar a faísca que inflamará a mistura de ar e combustível dentro da câmara de combustão. A explosão impulsionará os pistões, gerando movimento ao motor.

A função dos cabos de vela é conduzir a alta tensão produzida pela bobina ou transformador até as velas de ignição, sem permitir fugas de corrente, garantindo uma ignição sem falhas.
Pena que, muitas vezes, não nos atentamos aos cuidados necessários a componentes tão importantes – o desempenho das velas e cabos está diretamente ligado ao correto funcionamento do motor, ao consumo de combustível e à liberação de gases poluentes.

As velas devem ser verificadas entre 10.000 km e 15.000 km e, se for o caso, trocadas como indicado no manual do proprietário. O mecânico deve checar também os cabos: caso apresentem rachaduras ou estejam ressecados, devem ser substituídos.
A falta de manutenção desses componentes pode provocar uma série de problemas ao veículo.

Confira a seguir:
Velas de ignição
• Desgaste – Devido à erosão no eletrodo, a alta tensão fornecida pela bobina não é suficiente para gerar a faísca necessária, resultando em falhas na partida do motor, notável queda de rendimento e potência, principalmente em aclives e ultrapassagens.
• Corrosão do eletrodo – Provocada por aditivos corrosivos contidos no combustível de má qualidade, ou até mesmo no óleo lubrificante, que ao longo do tempo acumularão resíduos, interferindo na taxa dos gases do motor e causando os mesmos problemas descritos anteriormente.
• Carbonização seca ou oleosa – Pode sujar o filtro de ar, desregular a injeção ou o carburador do veículo, deixar o motor irregular (marcha lenta acelerada ou fraca demais) e causar problemas em outras partes vitais do motor.
• Superaquecimento – Derretimento do eletrodo, provocando falha nas faíscas e mau funcionamento do motor. Em caso de temperaturas muito elevadas, o eletrodo pode até se fundir, e o combustível passa a ser queimado não pela faísca, e sim por incandescência (estado de brasa), podendo quebrar o motor, que não é projetado para esse tipo de funcionamento.

Cabos
• Ressecamento, rachaduras e mau encaixe – Provocam fuga de corrente e falhas de ignição.
• Manuseio e ferramental incorreto durante a verificação e troca dos cabos – Resultam em queda de rendimento e falhas no motor.
• Oxidação – Gera mau contato na conexão dos cabos.

Seu posto é de confiança?
Procure abastecer em um posto onde o combustível seja de qualidade. Quando ele é adulterado, pode provocar reações químicas nos componentes tratados neste boletim, diminuindo sua vida útil. Também pode fazer com que algum componente de ignição e/ou injeção pare de funcionar – daí os prejuízos serão bem maiores.

O combustível de má qualidade ainda pode provocar a “pré-ignição”, que acarretará no aquecimento do cabeçote, pistões e velas. Leve seu veículo periodicamente para uma manutenção preventiva em um mecânico de confiança. Velas e cabos mal instalados podem apresentar características irregulares de funcionamento, assim como gerar outros problemas graves ao motor.
E o motor, você sabe, é o coração do seu veículo – não deve falhar nunca.

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