ZF lança eixo da família TSA com nova tecnologia embarcada na Agrishow 2017

A tradição da ZF em fornecer produtos robustos e inovadores resultou no mais novo eixo da família TSA. A empresa terá como destaque na Agrishow 2017 o Eixo TSA23, destinado especificamente ao segmento agrícola. O novo produto possui elevado nível de tecnologia e foi desenvolvido para que o produtor obtenha melhor desempenho de sua máquina aliado a uma precisão ainda mais apurada. Para completar a apresentação no evento, a ZF irá expor também amortecedores de cabines e conjunto de embreagem para máquinas agrícolas, bem como eixo traseiro para retroescavadeiras. Além disso, a ZF demonstrará seu portfólio completo de soluções para o segmento fora de estrada por meio da realidade virtual. Com isso, os visitantes da feira poderão passear virtualmente por um ambiente agrícola criado especialmente para esclarecer a presença da marca em tratores, colheitadeiras, entre outras máquinas.

Preoduto ZFO design e aplicação do eixo TSA23 foram desenvolvidos integralmente pela engenharia de produto no Brasil com suporte das demais áreas da empresa. Silvio Furtado, diretor de vendas da ZF América do Sul afirma que “a ZF está plenamente conectada com a necessidade do cliente final e das montadoras no cenário da América do Sul. Nossas soluções são desenvolvidas especificamente para atender às demandas dos produtores e às características de nossa região, colaborando para ganhos em produtividade, redução de desperdícios e de gastos com manutenção”, conclui.

A ZF do Brasil foi a responsável pelo desenvolvimento integral do eixo TSA23, isto é, todo o “design control” foi criado a partir da planta de Sorocaba, em São Paulo, por profissionais que conhecem em profundidade as características e peculiaridades do mercado agrícola brasileiro. Com isso, a base de exportação do projeto do novo produto passou a ser de responsabilidade da planta brasileira. De acordo com Silvio Furtado, cada país adapta o eixo de acordo com a realidade local, com o suporte da engenharia brasileira. “O “design standard” do novo eixo TSA23 já foi exportado para a ZF na cidade de Xangai, na China”, explica.

“Trata-se de um modelo de eixo com elevado nível de tecnologia aplicada quando comparado aos demais, isso porque ele traz o que há de mais moderno em tecnologia solicitada no campo. Mais do que isso, a ZF adequou o TSA23 conforme as necessidades de cada aplicação”, diz Silvio Furtado.

O Eixo TSA23 foi criado para equipar tratores agrícolas com faixa de potência entre 160 e 240 hp com novas características para o mercado brasileiro. Uma das novidades do modelo é o sensor de esterçamento embutido na carcaça lateral. A tecnologia possui interface com o GPS das montadoras e atua para manter sempre o trator no percurso correto. Em casos de desvio do trajeto, o sensor corrige o ângulo de esterçamento para que o trator volte para a rota estipulada, não prejudicando a cultura.

Um dos diferenciais do Eixo TSA23 é que os cabos do sensor estão alocados no interior da carcaça do eixo, o que evita danos no cabeamento e em conexões, aumenta a confiabilidade no produto e reduz as paradas da máquina para manutenção por danos inerentes às aplicações mais severas no ambiente de trabalho agrícola. Além disso, o eixo oferece a possibilidade de trabalhar com implementos frontais devido a sua elevada capacidade de carga, otimizando a operação do trator, que pode ao mesmo tempo, utilizar o implemento traseiro.

A localização do sensor, próximo às rodas, permite uma precisão ainda mais apurada. Em função da maior exatidão e do melhor ângulo de esterçamento, o produtor reduz desperdícios causados pelo amassamento do plantio no momento em que o trator trafega em meio à plantação, aumentando sua produtividade. O sistema de direção com 180 bar de pressão garante ainda mais segurança e conforto ao operador durante a condução.

O eixo TSA 23 recebeu em seu desenvolvimento um novo sistema para apoio do Cardan que garante uma capacidade de carga até 25% superior em relação às atuais versões de eixos. Como opção em seus eixos, a ZF disponibiliza o diferencial autoblocante, largamente utilizado pelo mercado brasileiro, e também a opção do bloqueio hidráulico do diferencial acionado pelo operador do trator. Esta é mais uma vantagem sobre as outras soluções existentes no mercado.

Outro diferencial da ZF é o fato de que ela não possui um eixo padrão e, sim, permite que o produto seja personalizado conforme a necessidade do cliente. Ou seja, a montadora pode definir a redução do diferencial específico para cada modelo de trator, escolher se utilizará o sensor de esterçamento ou não, e ainda optar pelo diferencial autoblocante ou com bloqueio hidráulico, por exemplo.

Por poder ser utilizado em aplicações mais severas, o eixo TSA23, assim como já acontece no TSA09, recebeu vedação especial. Isso permite que ele opere sem sofrer danos em terrenos irrigados, como em cultura de arroz, em máquinas que recebem implementos como a pá carregadeira e em solos muito compactados.

Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento fizeram com que a ZF fosse pioneira em diversos projetos. Exemplo disso é que a fabricante foi a primeira e única a produzir eixos na versão três metros com bitola reversível, como os modelos AS3065 e AS3070. Isto é, o eixo pode aumentar sua bitola para três metros sem que seja necessário adaptá-lo de forma paliativa e, portanto, sem a garantia das peças originais. Isso confere muito mais produtividade ao produtor e resistência ao produto.

A Família – A família de Eixo Tracionado TSA é composta pelos eixos TSA20 e TSA23 nas versões rígida e suspensa. Esses modelos atendem aplicações em tratores com potências 160 – 240 hp. Já o TSA09 é destinado a tratores com potência de até 90 hp. Uma importante vantagem é que a Família TSA conta com uma ampla rede de peças em todo o Brasil.

Portfólio de soluções para o mercado agrícola

Amortecedores de cabine para uma condução ainda mais suave

Também presentes na feira estarão dois modelos de sistemas de amortecimento de cabine, CALM e Steel Spring. Ambos estão disponíveis nas opções pneumáticas ou mecânicas e são totalmente vedados, o que impossibilita que sejam impactados por sujeiras ou influências externas. Os sensores integrados dos amortecedores fazem com que atuem conforme as oscilações do terreno, garantindo maior conforto ao operador durante a condução da máquina. Por possuírem menor número de componentes, os amortecedores ocupam menor espaço de instalação.

Conjunto de embreagem da ZF para máquinas agrícolas é sinônimo de maior durabilidade

Exposto no estande da marca durante a Agrishow 2017, o conjunto de embreagem da ZF garante maior durabilidade ao trem de força das máquinas e maior conforto durante a troca de marchas, graças ao sistema de amortecimento tracional e axial utilizado no disco de embreagem. Para elevar ainda mais a qualidade aos equipamentos que recebem o conjunto, o mancal de acionamento possui alta durabilidade e o platô de embreagem, que foi totalmente otimizado para a máquina agrícola, reduz o esforço de acionamento do pedal e do atuador.

Tradição também no mercado de construção

A tradição da ZF como fornecedora das grandes montadoras de máquinas agrícolas carrega também o reconhecimento por seu amplo portfólio de produtos para o segmento de construção. Além do lançamento do TSA23, a marca levará para a Agrishow 2017 o eixo traseiro para retroescavadeiras modelo MT-B.

Opções de eixos traseiros da ZF para retroescavadeira permitem maior capacidade de carga

Os modelos MT-B 3065/3070 e MT-2085 integram a linha de eixos Multitrac MT-B 3000 e estão disponíveis para aplicação em retroescavadeiras de design tradicional com eixo traseiro rígido. Os modelos foram desenvolvidos para suportar altos carregamentos e são equipados com freios multidiscos úmidos internos com alto torque de frenagem, ou com disco simples e cáliper hidráulico, variando de acordo com a necessidade do cliente. Já o diferencial é disponibilizado com bloqueio hidráulico por meio do sistema Dog-Clutch ou através do sistema autoblocante multidiscos. Caracterizados pela fácil manutenção e longa durabilidade, os eixos da linha MT-B 3000 possuem torque de saída máximo que varia entre 65.000 Nm e 123.000 Nm, capacidades de carga dinâmica de até 9,5 toneladas e estática de até 13 toneladas.

SERVIÇO
Agrishow 2017
Endereço: Rod. Prefeito Antônio Duarte Nogueira, Km 321 – Ribeirão Preto – São Paulo
Estande ZF: E16B
Data: 1 a 5 de maio
Horário: das 8h às 18h

Mais...


Leia Também:
Anterior:

Próxima: