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Mercedes-Benz lança Pacote Robustez para a linha rodoviária Atego

Com o lançamento de uma nova configuração ainda mais robusta para a linha rodoviária de caminhões Atego 4×2 e 6×2, desenvolvida em parceria com o cliente Via Lácteos do Estado do Paraná, a Mercedes-Benz antecipa mais uma grande atração que estará exposta no estande da marca na Fenatran 2017, o Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas.

“Com prazer, estamos adiantando mais um dos destaques que preparamos para o maior evento do setor no País”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “A satisfação é ainda maior porque essa nova configuração para a linha Atego é fruto da nossa parceria com a Via Lácteos, empresa referência nacional no transporte de leite, que nos trouxe a ideia que resultou na disponibilização de um Pacote Robustez para toda a linha Atego 4×2 e 6×2. Ouvimos com atenção o nosso cliente e atendemos sua demanda com uma nova solução de resistência e durabilidade, o que se traduz em eficiência, produtividade e rentabilidade ao mercado”.

O Pacote Robustez contempla o parachoque dianteiro tripartido, que permite ângulo de entrada maior, grade metálica de proteção do farol, nova posição da luz de seta, primeiro degrau da cabina em metal e nova posição do suporte para placa, visando facilidade de acesso ao engate do cambão. Além dessas características, os caminhões Atego podem ser configurados com os pneus 295/80R22.5, mais altos.

“Item de série no modelo Atego 2730 off-road, essa configuração está disponível para a linha rodoviária Atego 4×2 e 6×2 nas cabinas Standard e Estendida”, informa Leoncini. “Assim, atendemos às demandas de empresas como a Via Lácteos, cujos caminhões coletam leite nas fazendas e, numa mesma operação, circulam também por rodovias e áreas urbanas. O cliente nos pediu um caminhão que fosse robusto na atividade fora de estrada e que assegurasse, ao mesmo tempo, agilidade, conforto e segurança para o motorista nas cidades e nas estradas. Com essa nova configuração, a linha Atego está ainda mais parruda para enfrentar essas severas operações de transporte, atendendo plenamente essa solicitação do nosso cliente”.

Com essa novidade, a Mercedes-Benz dá ainda mais opções ao cliente na hora da escolha do caminhão adequado. “Se ele necessitar de um veículo só para uso em operações fora de estrada, o indicado é o Atego 2730 6×4, seja plataforma, basculante ou betoneira, que já foi desenvolvido com o Pacote Robustez”, diz Leoncini. “Se nas atividades da empresa o caminhão utiliza, além de vias não pavimentadas, estradas e ruas, a melhor solução é um dos modelos Atego rodoviários com o Pacote Robustez. Seja qual for a decisão do cliente, a força, resistência e durabilidade do Atego estão garantidas, além do custo operacional ainda mais baixo”.

Via Lácteos compra 20 Atego para renovação de frota

A Via Lácteos é o primeiro cliente a comprar 20 caminhões com essa nova configuração do Atego (Pacote Robustez). São 10 unidades do Atego 1719 4×2 e outras 10 do Atego 2426 6×2. Com sede em Matelândia, no oeste do Paraná, a empresa tem uma frota de 480 veículos. Em média, transporta mais de 1,1 bilhão de litros de leite por ano, prevendo crescimento de 10% no volume a ser coletado em 2017.

Caminhão Atego“Nas operações de transporte de leite, buscamos caminhões com mais robustez, mas não esquecendo da segurança e do conforto para o motorista”, afirma Márcio Bragatti, supervisor de frota da Via Lácteos. “As exposições do veículo a estradas precárias são altíssimas. Com isso, a simplicidade e o baixo custo operacional, com consumo de diesel e manutenção, são os componentes que mais exigimos. Nesse sentido, o Atego 1719 e o Atego 2426, ambos com o Pacote Robustez que idealizamos em conjunto com a Mercedes-Benz, estão nos atendendo perfeitamente”.

Márcio completa ainda que, desde a personalização dos caminhões Atego em conjunto com a Mercedes-Benz, a Via Lácteos vem obtendo resultados muitos positivos em suas operações no transporte de leite: “Na operação em Giruá (RS), antes de comprarmos os caminhões Atego, a nossa média de consumo era de 3,17 km/l com veículos de outras marcas. Após colocarmos os Atego 1719 em operação, passamos para 3,89. Ou seja, tivemos um ganho em 23%. Em Xanxerê (SC), também tivemos economia. A nossa média de consumo era de 2,43 km/l e com os Atego 2426 subiu para 2,56. Nessa operação, tivemos um ganho de 5%. ”

Mercedes-Benz realiza customização de caminhões para clientes

O desenvolvimento de um caminhão Atego que assegure mais robustez que um modelo rodoviário e mais conforto na comparação com um fora de estrada é fruto da customização de veículos oferecida pela Mercedes-Benz aos clientes.

Sob coordenação da área de Custom Tailored Trucks (CTT), o trabalho de customização conta com o envolvimento de profissionais de Engenharia, Produção, Vendas, Marketing, Controlling e Peças & Serviços. Além disso, soma-se a participação de clientes, o que potencializa a geração de soluções para demandas específicas de empresas parceiras desde o início do desenvolvimento.

Graças ao trabalho do CTT, a Mercedes-Benz foi a campo e identificou as necessidades da Via Lácteos. Além de atender a uma necessidade individual do cliente, essa solução será aplicada a outras operações de transporte, ampliando o portfólio da Mercedes-Benz. Este é o caso da nova configuração do Atego (Pacote Robustez), que atende diversas outras atividades e regiões com o mesmo nível de eficiência, produtividade e rentabilidade, conquistando assim novos clientes.

“Assim como conquistou a aprovação e a satisfação da Via Lácteos no exigente e especializado transporte de leite, a nova configuração ainda mais robusta deverá, por exemplo, ampliar o sucesso do Atego no Nordeste”, avalia Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Este mercado vem reconhecendo cada vez mais a robustez e a durabilidade do Atego, devido especialmente ao quadro do chassi herdado do Atron, um campeão na preferência local. E além disso, o cliente ganha mais conforto na cabina para o motorista e mais produtividade, porque o Atego 2426, por exemplo, leva até uma tonelada de carga a mais que seus concorrentes”.

Pacote robustez garante mais produtividade nas severas aplicações

O Pacote Robustez do Atego é indicado para operações em que o ângulo de entrada é fator importante para o transporte de cargas e prestação de serviços de apoio. Isso facilita a movimentação do caminhão em canteiros de obra, mineração e fazendas ou em terrenos irregulares, permitindo a circulação do veículo sem grandes dificuldades.

O parachoque frontal dividido em três partes é um importante destaque do Pacote Robustez. São duas ponteiras e uma parte central, produzidas em plástico de alta resistência. Isso facilita a manutenção e diminui os custos com eventuais trocas de peças.

A nova posição da placa, mais à lateral, permite um prático acesso ao pino do cambão, quando essa operação de engate for necessária. A grade de proteção metálica dos faróis evita quebras constantes, bem típicas nas aplicações severas. A nova posição da luz de seta evita interferências que podem ocasionar eventuais quebras. O primeiro degrau metálico de acesso à cabina está posicionado acima da linha do parachoque, o que diminui as quebras e interferências em pisos irregulares.

O Atego proporciona mais vantagens ainda aos clientes, como a facilidade de encarroçamento, graças ao chassi totalmente plano.

Soluções vocacionadas

A linha de caminhões Atego também oferece soluções vocacionadas para demandas de segmentos específicos de transporte. Entre elas, destacam-se o modelo 2730 6×4 para aplicações off-road e os 1719, 1726 e 1729 para coleta de lixo.

Indicado para as severas aplicações da construção civil em obras urbanas e para operações fora de estrada, como dos setores canavieiro, madeireiro e da mineração, o Atego 2730 6×4 é oferecido ao mercado nas versões plataforma, basculante e betoneira. Esse caminhão assegura um elevado patamar de força, robustez e resistência, com todo o conforto e praticidade da cabina Atego e com baixo custo operacional.

A Mercedes-Benz oferece ao mercado uma completa linha de caminhões para coleta de lixo. Os modelos Atego 1719 e 1726, ambos 4×2, permitem o uso de compactadores de 15 metros cúbicos e receberam um novo eixo de 2 velocidades, mais robusto que a versão anterior. Com entreeixos de 3.600 mm, dão ao cliente a opção de escolha entre o motor OM 924 de 4 cilindros com 185 cv de potência e 700 Nm de torque (Atego 1719) ou o motor OM 926 LA de 6 cilindros com 256 cv de potência e 900 Nm de torque (Atego 1726).

O portfólio inclui ainda o Atego 1729 6×2, com terceiro eixo instalado por empresas implementadoras no mercado. Com entreeixos de 4.800 mm e motor OM 926 LA de 6 cilindros com 286 cv de potência e 1.120 Nm de torque, está apto para o uso de compactadores de 19 metros cúbicos.

O grande destaque da linha Atego para a coleta de lixo é o seu trem de força, o mais robusto do mercado. As embreagens de 395 mm (Atego 1719 e 1726) e 410 mm (1729) oferecem maior vida útil, a caixa de câmbio Mercedes-Benz com relação de primeira marcha de 6,7 (G85 – Atego 1726), 9,2 (câmbio G60-Atego 1719) e 14,57 (câmbio G181 – Atego 1729) e os eixos traseiros de alta capacidade de carga – Meritor MS 23.245 de 2 velocidades (novidade para Atego 1719 e 1726) e Meritor MS 25.168 de simples velocidade (Atego 1729) –, proporcionam ao veículo uma altíssima capacidade de subida. Além do desempenho e robustez, esse conjunto de trem de força garante uma baixa manutenção, maior disponibilidade do veículo e mais produtividade, menor custo de manutenção e baixo consumo de combustível, proporcionando mais economia.

O Atego coletor de lixo já vem com alguns itens próprios da aplicação, como escape vertical, tomada de força no motor ou no câmbio (apenas 1729 com câmbio automático) e suspensão com molas curtas, entreeixos mais curtos, entre outros. Além disso, esse modelo se destaca por: chassi robusto sem emenda atrás da cabina, suspensão da cabina de quatro pontos para maior conforto e melhor isolamento de vibrações e absorção de impactos, freio a tambor com regulador automático de lonas e banco central na cabina para um segundo acompanhante.

O Atego 1729 coletor de lixo é oferecido também com câmbio automático, facilitando a operação devido ao intenso “para e anda” do veículo, o que ocasiona alto desgaste da embreagem na opção manual. A solução automática é mais robusta e evita as paradas frequentes para troca de embreagem. Além disso, proporciona ao motorista mais conforto, segurança e aumenta sua produtividade.

Atego é destaque pela cabina mais espaçosa da categoria

Os caminhões Atego oferecem um elevado padrão de conforto para o motorista, que desfruta da cabina mais espaçosa da categoria. Com essa linha de veículos, a Mercedes-Benz é a única fabricante a oferecer quatro opções de cabinas: Standard, Estendida, Leito Teto Baixo e Leito Teto Alto, dando ainda mais opções de escolha aos clientes.

A cabina do Atego proporciona excelente ergonomia e bem-estar ao motorista, contribuindo para sua maior produtividade. Esta cabina também se destaca pela praticidade no dia a dia de trabalho. O painel de instrumentos assegura fácil navegabilidade, sendo totalmente intuitivo e amigável. O condutor do caminhão identifica rapidamente as informações e funções essenciais para melhor controle da operação e manutenção do veículo, como consumo de diesel e nível de lubrificantes, além das opções de entretenimento.

Ao trabalhar de uma forma mais cômoda e prática, o motorista obtém melhor desempenho do veículo, com mais segurança e economia, contribuindo para a redução de custos operacionais e, consequentemente, para a rentabilidade da empresa de transporte. Além disso, o bem-estar a bordo garante a tranquilidade e a satisfação do motorista.

A nova geração de bancos é outro grande destaque do posto de trabalho do motorista nos caminhões Atego, proporcionando mais conforto e mais produtividade. Além disso, o novo pacote multimídia com painel, volante multifuncional, sistema de som e tacógrafo digital amplia as facilidades para o dia a dia do profissional no volante.

Essas novidades consolidam uma nova fase do ECONFORT, conceito de desenvolvimento que agrega mais economia, conforto, força e desempenho aos caminhões Mercedes-Benz, proporcionando mais rentabilidade aos clientes.

Caminhões Atego asseguram versatilidade no transporte de cargas

Consagrada no mercado por sua versatilidade de aplicação, a linha de caminhões médios e semipesados Atego passa a oferecer ainda mais opções aos clientes. Agora, eles podem escolher o seu Atego com cabina Standard ou Estendida com ou sem o Pacote Robustez.

A linha Atego é formada pelo caminhão médio 1419, pelos semipesados 1719, 1726, 1726 4×4, 1729, 1730, 2426 6×2, 2430 6×2, 3026 8×2 e 3030 8×2 e pelo off-road 2730 6×4, versões plataforma, basculante e betoneira. Conforme o modelo, são oferecidas quatro opções de cabinas e até três ou quatro versões de entreeixos (dependendo do modelo), o que se traduz em amplas possibilidades de configuração para atender a todas as demandas dos transportadores.

Independentemente do tipo de cabina, os caminhões Atego permitem a utilização das maiores carroçarias do mercado, com comprimentos máximos legais, por exemplo, de 8,70 metros a 9,20 metros, no caso do entreeixos mais comercializado de 4,8 m, nas versões 6×2, dependendo da cabina utilizada.

Devido a sua robustez, força e características técnicas, os caminhões Atego estão aptos a receber todo tipo de carroçarias e implementos, como baú, carga seca, furgão isotérmico ou frigorificado, sider, bebidas, botijões de gás, tanque de combustíveis, GLP ou produtos químicos, carroçaria aberta de madeira ou alumínio e diversos outros.

Graças a sua versatilidade de utilização, os caminhões Atego são indicados para empresas de transporte de carga, transportadores de carga própria e autônomos. Entre eles, incluem-se distribuidores, atacadistas, cerealistas e operadores logísticos, como também os que atuam no transporte de bebidas, eletrodomésticos, móveis, hortifrutigranjeiros, frigorificados, produtos químicos, materiais de construção, distribuição de água e serviços para prefeituras, entre outros.


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