Publicidade

Tecnologia de pintura base água da PPG leva inovação à repintura automotiva

A PPG (NYSE: PPG), líder mundial em tintas e revestimentos, mostra ao mercado nacional de repintura automotiva que o fomento à inovação também é uma de suas marcas. A empresa, referência em sistemas de pintura base água, dedica seus esforços na disseminação da tecnologia e já conta com mais de 20 mil máquinas para este fim espalhadas pelo mundo.

Oferecendo um pacote completo de serviços, com a devida orientação sobre aplicação e o correto manuseio dos equipamentos, a PPG ajuda oficinas a se adaptarem à novidade, para que a tenham como diferencial competitivo e se destaquem no mercado. A transição é feita de modo totalmente seguro, profissional e qualificado, garantindo confiança em relação ao manuseio e resultados.

A forma de descarte de resíduos, técnicas de colorimetria e os treinamentos no software de cores global Paint Manager e do espectrofotômetro Rapid Match, que facilitam a identificação das cores e variantes, fazem parte do processo de implantação dos sistemas base água da empresa nas oficinas. “O uso dessa tecnologia proporciona ganho imediato nos custos e na produtividade da oficina, uma vez que tem excelente poder de cobertura, apresenta maior rendimento, facilidade no acerto da cor e são de simples manipulação e aplicação”, afirma Ricardo Vettorazzi, Gerente Técnico da PPG.

Além de todo esse suporte, quem passa a utilizar a tecnologia dentro das especificações de produtos e processos recomendados pela PPG ainda tem o respaldo do Programa Garantia Total, que oferece ao dono do veículo suporte de até 10 anos pelo serviço de repintura prestado. O benefício representa um diferencial às oficinas que, além de trabalharem com alta tecnologia, podem mostrar ao mercado a variedade de seu portfólio de soluções em repintura.

Infraestrutura e cuidados necessários

Antes de investir no sistema base água, o dono da oficina precisa analisar pontualmente a situação do seu negócio, pois as adequações de infraestrutura necessárias à plena aplicação da tecnologia variam. Como primeiro passo, é importante buscar parceiros de confiança, que dominem o conhecimento dos produtos e processos inerentes à implantação do sistema.

No início, a PPG auxilia as oficinas em todas as etapas, com suporte técnico direto ou por meio da consultoria da equipe especializada de sua rede de distribuição, indicando o que precisa ser mudado ou reavaliado, e quais serão as vantagens do sistema ao empresário.

“Ao contrário de alguns mitos que foram criados no mercado, trabalhar com a linha base água é mais simples do que muitos imaginam. A PPG faz questão de acompanhar a oficina durante todo o processo de adoção da tecnologia, tirando possíveis dúvidas e alinhando como deve ser o novo procedimento de pintura”, assegura Vetorazzi.

Com relação aos equipamentos, as pistolas de aplicação precisam ser construídas com material inoxidável, para mitigar o desgaste conforme o uso. Já o fluxo de ar na cabine de pintura deve estar em volume e pureza apropriados, de modo a garantir a qualidade da repintura.

Produtos e vantagens

Para a tecnologia ser aplicada, a PPG tem em seu portfólio a linha Envirobase High Performance, que representa a quarta geração dos sistemas base água desenvolvidos pela companhia nos mercados americano e europeu há mais de 20 anos.

Com uma exclusiva tecnologia antissedimentação, dispensando o uso da máquina agitadora, a tinta proporciona maior estabilidade e fidelidade das cores produzidas, além de atender às mais rigorosas normas de emissões de VOC (Compostos Voláteis Orgânicos) vigentes no mundo.

Um dos benefícios obtidos com o uso da linha é a fácil aplicação, caracterizada pela fantástica cobertura e fidelidade de cor, que resulta em ganho de qualidade no acabamento final. Outro benefício é econômico, já que o sistema melhora a produtividade da oficina, uma vez que requer menor quantidade para cobrir a mesma área da superfície e tem maior rendimento, melhor cobertura.

“Muitos acreditam que a pintura base água compromete a secagem, acerto de cor, alinhamento das partículas de efeito e consumo, impactando na produtividade da oficina. A linha Envirobase High Performance, porém, entrega resultados que desmentem essas máximas”, garante Vetorazzi. Segundo o especialista, rápida secagem, padrão de cor excepcional e de fácil ajuste, além de economia de tinta quando comparada com um sistema solvente, são alguns deles. Tudo a partir do inédito poder de cobertura.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade