Publicidade

AutoAvaliar revela os dez segredos dos avaliadores de carros no Brasil

Quando chega a hora de trocar de carro, muitos proprietários são pegos de surpresa. Vender o veículo usado para adquirir um zero quilômetro ou um modelo mais novo pode ser frustrante se o consumidor não souber quais são os principais pontos que interferem na avaliação de um automóvel.

Segundo Daniel Nino, diretor da AutoAvaliar, sistema de gestão de vendas e estoque do varejo automobilístico, itens como potencial de revenda e situação geral do veículo estão entre os mais observados pelos avaliadores. “Por isso, as concessionárias e lojas raramente compram um usado pelo preço cheio de tabela”, acrescenta.

Com base no aplicativo de cotação e avaliação da AutoAvaliar, utilizado em 1,7 mil concessionárias e cerca de 20 mil lojistas multimarcas do País, os especialistas da empresa revelam os segredos dos avaliadores e divulgam os dez itens mais considerados na hora da concessionária ou da loja comprar um automóvel usado. Confira:

1 – Potencial de revenda
Uma dos pontos principais para o avaliador é considerar o potencial de revenda de um veículo. É considerado, por exemplo, o tempo médio que este automóvel ficaria em estoque e também a margem de lucro que a concessionária ou a loja teria com a revenda. Veículos mais novos e de marcas populares têm maior aceitação no mercado.

2 – Modelos que saíram ou não de linha
Quando uma marca para de fabricar um determinado modelo, a chance do preço desse veículo cair é bastante alta. O mesmo vale para modelos que passam por atualizações, com novas versões e novos designs.

3 – Valor do seguro
Embora valor do seguro varie de acordo com o tipo de veículo e o perfil de cada proprietário, o custo com a seguradora é também levado em conta na hora da concessionária ou a loja comprar ou aceitar um usado na troca. Normalmente, carros com o seguro mais baixo são mais vendáveis.

4 – Cheiro de cigarro
Muitos compradores reparam também em pontos menos prováveis, como o mau cheiro no interior, sobretudo o de cigarro. Se você é fumante, evite fumar dentro do veículo. Às vezes, os acessórios para aromatizar o interior do carro podem ajudar. Fazer higienização de forma periódica é mais aconselhável.

5 – Condição dos pneus
Pneu careca e muito gasto pode realmente desvalorizar o veículo, justamente por se tratar de um item essencial e de alto custo de reposição. Os avaliadores também costumam verificar a qualidade do estepe e, por isso, é essencial mantê-los em boas condições.

6 – Condição da pintura
Pequenos arranhões podem fazer grandes estragos na hora de vender seu carro. Antes de colocá-lo à venda, faça uma inspeção por toda a lataria e, se necessário, mande para a funilaria e pintura. Muitas vezes, o custo com o reparo é menor do que o valor retirado na avaliação.

7 – Situação do estofado e dos bancos
Bancos rasgados, desfiados ou com estofados gastos podem fazer a diferença na hora da avaliação. O ideal é mantê-los sempre bom estado. Se seu carro tem banco de couro, a dica é hidratá-los regularmente.

8 – Quilometragem
Carros com alta quilometragem costumam desvalorizar na hora da venda. Muitos compradores dão preferência por veículos menos rodados, pois acreditam estar mais conservados.

9 – Único dono
Se o carro for de único dono, é sempre importante destacar isso na hora da venda. Automóveis que passaram por várias mãos são desvalorizados, pois nem sempre dá para saber por quais condições já passaram.

10 – Situação da lataria
Amassados, manchas, pouco brilho e até pintura suja ou mal feita são pontos que os avaliadores verificam. Vale dar aquela passada na funilaria para uma boa revisão.

Quer saber qual quanto vale o seu veículo na troca em uma concessionária? A tabela AutoAvaliar pode te ajudar.

Acesse aqui: http://tabela.autoavaliar.com.br/

Sobre a AutoAvaliar (www.autoavaliar.com.br)
A AutoAvaliar é uma empresa do Grupo MegaDealer, com mais de 20 anos de experiência no mercado automotivo internacional. Constitui-se numa plataforma do setor B2B que integra concessionárias e revendedores de veículos de uma forma mais simples e muito mais rentável, oferecendo um sistema completo de gestão de estoque de seminovos. A plataforma WEB da AutoAvaliar conta também com uma ferramenta de avaliação de veículos e um pregão online para comercialização entre os players do varejo automotivo, o que garante melhor gestão, transparência, segurança e rentabilidade.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade