Publicidade

Mercedes-Benz lança no Brasil versão mais potente do sedã mais inteligente do mundo

A Mercedes-Benz anuncia a chegada ao mercado brasileiro do novo Mercedes-AMG E 63 S 4MATIC+. Com o lançamento desse modelo, que vem complementar e assumir a posição de topo de linha da família Classe E, a Mercedes-AMG oferece o sedã executivo mais inteligente do mundo com o motor mais potente dessa linha em todos os tempos. O lançamento também estabelece novos parâmetros em seu segmento com tecnologias inovadoras: a estratégia inteligente de propulsão eleva os limites de desempenho dinâmico a um nível altíssimo.

O motor V8 4,0 litros de 612 cv é o mais potente da linha AMG oferecido no Brasil e está ainda mais eficiente, graças ao sistema de desativação de cilindros de série. Acelerando de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, o novo modelo está no topo de sua categoria. A transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT 9-marchas conta com um sistema de embreagem banhada a óleo, permitindo tempos de resposta ainda mais ágeis. Outro destaque é o sistema AMG Performance 4MATIC+ de tração integral totalmente novo, que combina as vantagens de várias configurações de condução. A distribuição de torque entre os eixos, que era fortemente voltada para a traseira, pela primeira vez é totalmente variável e garante ótima tração independentemente das condições da pista.

Mercedes-AMG E 63 S 4MATIC+O avançado motor V8 AMG utiliza a alimentação com dois compressores que não se localizam fora das bancadas de cilindros, mas entre elas no V interno do motor. O benefício dessa configuração é um design mais compacto do motor, ótima resposta dos turbos e menos emissões do escapamento, graças ao fluxo de ar otimizado na direção dos conversores catalíticos montados junto ao motor.

Os dois turbocompressores “Twin Scroll” entram em ação pela primeira vez para reforçar o desempenho e aumentar ainda mais as respostas do motor. A estrutura é dividida em duas passagens de fluxo paralelas. Combinadas com dois dutos de exaustão separados no coletor de escapamento, elas possibilitam controlar separadamente os gases no rotor da turbina. Outras medidas adotadas no motor incluem novos pistões, uma entrada de ar otimizada e resfriamento do ar da alimentação, assim como um amplo desenvolvimento de software. Injeção direta de gasolina, o cárter totalmente em alumínio, o design de quatro válvulas por cilindro com ajuste do eixo de comando, resfriamento do ar de alimentação com ar e água, gerenciamento do alternador, a função ECO start/stop e o modo “roda livre” foram todos mantidos.

Gerenciamento de cilindros AMG

Para máxima eficiência, a Mercedes-AMG equipou o motor V8 com o sistema de desativação de cilindros AMG Cylinder Management. É a primeira vez que ele é usado em um motor turboalimentado da marca de veículos de alta performance. Quando o motorista seleciona o programa de condução “Comfort”, o sistema de desativação de cilindros é disponibilizado em uma ampla faixa de rotações do motor entre 1.000 e 3.250 rpm. A transição da operação com quatro para oito cilindros é imediata, rápida e imperceptível.

O modelo é equipado com coxins dinâmicos para o motor, que se adaptam instantaneamente e modificam sua rigidez de acordo com as condições de rodagem e estilo de condução. Esta regulagem aumenta a precisão do veículo quando conduzido de forma mais dinâmica. A resposta da direção e a sensibilidade no volante, por exemplo, são muito mais diretas.

Tração integral variável AMG Performance 4MATIC+

O modelo é oferecido exclusivamente com o inovador sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+. Esse sistema inteligente reúne as vantagens de várias configurações de condução. A distribuição do torque entre os eixos dianteiro e traseiro, que pela primeira vez é totalmente variável, garante ótima tração até o limite físico. O motorista também consegue alta estabilidade de direção e segurança em todas as condições, seja com a pista seca ou molhada. A transição da tração traseira para integral e vice-versa acontece sem interrupções.

Um conector controlado eletromecanicamente conecta de forma variável o eixo traseiro, que tem tração permanente, com o eixo dianteiro. A melhor distribuição de torque possível é calculada continuamente de acordo com as condições de direção e a intervenção do motorista. O sedã de alta performance pode assim ser dirigido de uma forma continuamente variável desde a tração integral à tração puramente traseira. O sistema de tração integral também eleva a dinâmica longitudinal, para uma aceleração ainda mais poderosa.

Graças à distribuição de torque completamente variável, é possível executar manobras de derrapagem controlada (drift). O modo drift faz parte das especificações de série do Mercedes-AMG E 63 S 4MATIC+. Ele pode ser ativado no programa de condução “Race” usando as palhetas de câmbio, desde que o ESP seja desativado e a transmissão esteja em modo manual. Quando o modo drift é ativado, o E 63 S 4MATIC+ torna-se um veículo puramente com tração traseira.

Alta eficiência e curto tempo de troca: transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT 9-marchas

A transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT de nove marchas é especialmente afinada para as necessidades do novo E 63 S 4MATIC+. Um desenvolvimento especial do software de comando permite tempos de troca extremamente curtos, rápidas reduções múltiplas, proporcionando uma experiência de trocas de marchas altamente emocionante. O câmbio banhado a óleo substitui o conversor de torque. Ele economiza peso e otimiza o tempo de resposta à movimentação do acelerador pelo motorista, especialmente na aceleração e durante mudanças de solicitação.

Para uma experiência personalizada: os programas de condução AMG DYNAMIC SELECT

Os cinco programas de condução diferentes da AMG DYNAMIC SELECT, “Comfort”, “Sport”, “Sport+”, “Race” e “Individual” permitem que os condutores possam modificar as características de seu Mercedes-AMG E 63 S 4MATIC+. Os modos modificam os parâmetros mais importantes, como a resposta do motor, transmissão, regulagem da suspensão e da direção, o ESP e o sistema de tração integral. Os acertos da suspensão também podem ser selecionados, caso desejado.

“Comfort” é o programa bem equilibrado com uma suspensão e regulagem da direção orientadas para o conforto, assim como uma configuração do trem de força eficiente em consumo e trocas de marcha para cima antecipadas – incluindo mudanças suaves e um discreto som do motor. A desativação dos cilindros, o sistema ECO start/stop e o modo roda livre são acionados: quando o motorista alivia o acelerador entre 60 e 160 km/h, as embreagens da transmissão MCT se abrem e o motor é desacoplado do trem de força. A eletrônica reduz a rotação do motor para o nível da marcha lenta e a resistência à rolagem é reduzida pela ausência das forças de compressão e atrito do motor trabalhando em alta rotação.

Os modos de condução DYNAMIC SELECT “Sport” e “Sport+” são projetados para dinâmicas de direção elevadas. Isto é resultado de uma ágil característica de reposta ao pedal do acelerador com operações de câmbio emocionantes com curtos tempos de troca e função de dupla embreagem nas reduções. A rotação da marcha lenta aumentada no modo “Sport+” ajuda ainda mais o veículo a se movimentar de forma especialmente rápida, assegurando uma aceleração mais rápida a partir do repouso. O Mercedes-AMG E 63 S 4MATIC+ também vem com o programa de direção “RACE” para uma condução altamente dinâmica em circuitos de corrida fechados. Nesse caso, todos os parâmetros são projetados para alto desempenho.

RACESTART mais intuitivo

A lógica de controle para a função RACESTART é nova e foi consideravelmente simplificada. Nos modos de condução Sport, Sport+ ou RACE, tudo o que o piloto precisa fazer é pressionar o pedal do freio com força com o pé esquerdo e, simultaneamente, apertar até o fim o pedal do acelerador com o pé direito.

A eletrônica irá estabelecer a rotação ótima do motor. Dependendo das exigências ou das condições da superfície da estrada, a rotação pode ser aumentada ou diminuída pela ativação das borboletas do câmbio. Quando o motorista tirar o pé do pedal do freio, o Mercedes-AMG E 63 S 4MATIC+ irá arrancar com o máximo de tração possível. O modelo vai de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos.

Suspensão especialmente desenvolvida para máximo desempenho lateral e longitudinal

A agilidade e as altas velocidades de curva do novo Mercedes-AMG E 63 S 4MATIC+ também ganharam com a suspensão esportiva AMG reestruturada. Ela é baseada na suspensão a ar multicâmaras AIR BODY CONTROL e proporciona uma estabilidade muito alta. A dinâmica do veículo e a precisão da direção também oferecem alto nível de conforto.

O design de quatro braços do eixo dianteiro utiliza componentes de alumínio forjado. A torre da suspensão suporta o peso do veículo por meio do elo de apoio através da carroceria. Controle independente das rodas e peças da suspensão das rodas combinadas com a bitola aumentada permitem acelerações laterais mais rápidas, com mínimo esforço sobre o sistema de direção.

O eixo traseiro totalmente reprojetado foi adaptado especificamente para a dinâmica mais elevada do novo sedã de alta performance. O suporte do eixo traseiro específico da AMG possibilitou o alargamento da bitola, com o deslocamento para fora das superfícies de contato dos rolamentos das rodas. Outras medidas incluem os cubos de roda especiais AMG, a regulagem elastocinemática otimizada para a dinâmica do veículo e maior cambagem negativa. Como no AMG GT R, uma barra antirrolagem feita de material tubular reduz o peso do eixo traseiro.

Experiência de condução personalizada graças ao sistema de suspensão a ar com três câmaras

O sistema de suspensão a ar com três câmaras, um acerto esportivo das molas e amortecedores, além de amortecimento com ajuste contínuo também oferecem a possibilidade de ajustar individualmente a experiência de direção. A rigidez das molas pneumáticas pode ser ajustada com precisão pela ativação ou desativação de câmaras de ar individuais. Isto resulta em um sensível aumento no conforto, assim como tem um efeito positivo na dirigibilidade.

Por meio de uma longa série de experiências e testes de rodagem, os desenvolvedores da AMG definiram três ajustes de regulagem das molas, dependendo do programa de direção selecionado e das condições reais de rodagem. Durante súbitas mudanças de carga, curvas rápidas, alta aceleração e frenagens muito fortes, a rigidez das molas é aumentada automaticamente nos eixos dianteiro ou traseiro.

No programa “Comfort”, a suspensão é predominantemente orientada para proporcionar uma rodagem suave. As irregularidades na superfície da estrada são absorvidas e o sedã viaja suavemente. No modo “Sport”, o Mercedes-AMG E 63 S 4MATIC+ se comporta de forma significativamente mais dinâmica, com inclinação reduzida nas curvas graças à maior rigidez das molas. O modo “Sport+” oferece uma agilidade nas curvas ainda maior, devido aos eixos dianteiro e traseiro contarem com uma suspensão ainda mais rígida. Mais ainda, o cliente pode escolher entre três estágios do amortecimento adaptativo – Comfort, Sport e Sport+ – para escolher entre conforto relaxante para longas viagens ou máxima esportividade.

Diferencial traseiro com deslizamento limitado: ótima tração, inclusive nas pistas

Para melhorar a tração e o comportamento dinâmico, o Mercedes-AMG E 63 S 4MATIC+ tem bloqueio do diferencial traseiro controlado eletronicamente que reduz o deslizamento da roda interna nas curvas sem intervenções de controle no sistema de freios. O motorista pode acelerar mais cedo na saída das curvas e com mais potência, graças à maior tração. O veículo permanece mais estável nas frenagens em alta velocidade e o diferencial blocante também contribui para melhorar a tração na retomada de velocidade.

Boa sensibilidade e resistência à fadiga: o sistema de freios AMG de alta performance

O sistema de freios de grande porte e alto desempenho desacelera o sedã esportivo de forma rápida, segura e é resistente à fadiga mesmo sob altas solicitações. O Mercedes-AMG E 63 S 4MATIC+ é equipado com grandes discos de freios de material composto no eixo dianteiro, com 390 x 36mm.

O ESP de três estágios permite um dinamismo ainda maior ao veículo e diversão ao volante no modo ESP Sport Handling e com a posição ESP OFF. A lógica de tração específica permanece sempre ativa: quando uma roda perde tração, o ESP aplica os freios seletivamente para uma transferência ideal da força do motor para a estrada.

Design exterior

Com um design completamente exclusivo à frente da coluna A, a dianteira esportiva também mostra o trabalho realizado pela Mercedes-AMG nas linhas do automóvel. Pela primeira vez em um sedã AMG, o capô é encaixado entre os para-lamas e o para-choque como num cupê, exibindo assim uma forma escultural. Com uma aparência mais imponente e 27 milímetros mais largos, os arcos das rodas acomodam a maior bitola e as rodas maiores no eixo dianteiro.

A nova grade do radiador com duas barras em cromo prateado, reforços verticais pretos e as letras “AMG” também reforça o visual diferenciado. Uma larga saia dianteira inspirada no design da asa de um jato, com aletas em preto e um grande divisor dianteiro, marca fortemente a sensação de potência do novo modelo. Ele também expõe a sofisticada tecnologia de resfriamento – um item típico do esporte a motor e mais uma referência visual ao poderoso motor. As duas lâminas nas entradas de ar externas também ajudam nesse sentido, com seu perfil de asa direcionando o ar para os radiadores nos arcos de rodas.

Lateral alongada e traseira muscular

A vista lateral reforça essa impressão com a combinação de diversos elementos. Os painéis da soleira lateral parecem ficar ainda mais baixos junto à pista e alongam a carroceria.

O Mercedes-AMG E 63 S 4MATIC+ tem pneus tamanho 265/35 ZR 20 (frente) e 295/30 ZR 20 (atrás), montados em rodas de cinco raios de liga leve pintadas de cinza titânio fosco com acabamento em alto brilho, nos tamanhos 9.5 J x 20 (dianteiro) e 10 J x 20 (traseiro).

A traseira muscular dá o toque final em conjunção com o lábio defletor claramente definido posicionado na tampa do porta-malas, na cor da carroceria, a saia traseira com um inserto com aparência de difusor e os dois brilhantes elementos cromados das saídas duplas do sistema de escapamento selecionável. O lançamento também traz um friso estreito em cromo prateado na saia traseira.

Características esportivas: o design interno

O interior reforça a consistente tendência dinâmica, com uma série de detalhes especiais. Ideal para um estilo de condução dinâmica, o volante esportivo em couro preto tem a parte inferior plana, Touch Control e palhetas de câmbio anodizadas, assim como miolo com o logo AMG.

O motorista e o passageiro da frente desfrutam de uma posição segura nos bancos esportivos mesmo andando em alta velocidade, graças ao apoio lateral aperfeiçoado. Os destaques internos incluem a cobertura em napa do painel de instrumentos e linhas de cintura, o volante esportivo com marca em cinza cristal na posição 12 horas e costuras contrastantes, relógio analógico com design IWC e cintos de segurança cinza cristal.

O conjunto de instrumentos AMG coloca toda a informação importante no campo visual do motorista. Mostradores com aparência de bandeira quadriculada e a tipografia diferenciada dão aos grandes e legíveis mostradores um toque esportivo especial. A larga tela multifuncional com dois monitores é item de série do Mercedes-AMG E 63 S 4MATIC+. Clientes com paixão pelo automobilismo irão apreciar o RACETIMER, que registra tempos de voltas em pistas fechadas.

Condução Inteligente

Para os novos sedãs de alta performance, todas as funções de conectividade e Intelligent Drive (condução inteligente) que fazem do Mercedes-Benz Classe E o sedã mais inteligente do mundo estão disponíveis. Isto inclui a condução semiautomática com o DRIVE PILOT, sistema que representa o próximo passo da Mercedes-Benz no caminho para a condução autônoma.

Em rodovias e perímetros urbanos, o Controle de Distância Ativo DISTRONIC é capaz de manter o veículo à distância correta dos automóveis à frente e também os seguir a uma velocidade de até 210 km/h. O condutor, portanto, não precisa mais operar os pedais do freio ou do acelerador durante a condução normal e também recebe uma ampla assistência ao volante do sistema Controle de Direção Ativo – mesmo em curvas de raio médio. Outro item que compõe o sistema é o Assistente Ativo de Manutenção de Faixa, que reconhece quando o veículo está involuntariamente saindo da faixa a velocidades entre 60 e 200 km/h e alerta o condutor por meio de vibrações no volante. Se não houver reação ao aviso, o sistema pode acionar os freios de um lado para ajudar a trazer o veículo de volta à pista.

Adicionalmente, a lista de equipamentos do Classe E inclui os faróis MULTIBEAM LED de alta resolução, cada um com 84 LEDs de alta performance controlados individualmente, que iluminam o caminho automaticamente com uma distribuição de luz que se adapta automaticamente para não ofuscar outros usuários da via. Isso acontece porque essa configuração permite que a distribuição da luminosidade seja controlada separadamente em cada um dos faróis se adaptando rapidamente às situações do tráfego.

O modelo será comercializado no Brasil a partir desse mês com preço sugerido de R$ 699.900,00.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade