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ZF integra acionamento elétrico de alto desempenho diretamente no inovador eixo traseiro de veículos híbridos ou totalmente elétricos

Batizado de Vision Zero Vehicle, o protótipo da ZF indica o caminho para a mobilidade do futuro sem acidentes e sem emissões. A tração dinâmica fica por conta de um sistema de acionamento elétrico do eixo com 150 kW de potência. O acionamento completo incluindo a unidade eletrônica integrada fica alojado de forma compacta em um sofisticado sistema modular de eixo traseiro da ZF chamado de mSTARS (do inglês “modular Semi-Trailing Arm Rear Suspension”), que facilita e flexibiliza amplamente a eletrificação de plataformas de veículos de série já existentes, como demonstrado pela implementação no Vision Zero Vehicle.

“O mSTARS oferece aos nossos clientes diversificadas opções de aplicação em diferentes segmentos de veículos. A solução é adequada para modelos híbridos, com célula de combustível e acionados com bateria, além de possibilitar a combinação com módulos convencionais com tração nas quatro rodas ou com a nossa direção ativa do eixo traseiro AKC”, afirma Dr. Holger Klein, head da Divisão de Tecnologia de Chassis para Veículos de Passeio. “A montagem no Vision Zero Vehicle evidencia a rapidez com que podemos chegar à produção de automóveis elétricos ou híbridos de alto desempenho”, completa. Dessa maneira, com uma única variante de carroceria, as montadoras são capazes de reagir com grande versatilidade aos diversos requisitos do mercado.

O sistema mSTARS da ZF na versão modular, que combina eixo, acionamento e chassis inteligente

Flexibilidade para todos os requisitos e conceitos de acionamento

É necessário fazer apenas alterações mínimas na carroceria para instalar o sistema mSTARS no lugar dos eixos convencionais. A integração da novidade da ZF reduzirá o número de variantes das plataformas e aumentará as opções para sua ampliação modular. A aplicação atual no Vision Zero Vehicle destaca sua flexibilidade. Como ponto de partida, a ZF utilizou uma plataforma de carros compactos e médios de série. O módulo de acionamento da marca com 150 kW de potência, que inclui uma transmissão de dentes retos, um diferencial e uma unidade eletrônica, fica alojado no centro do subframe do mSTARS. Dessa forma, o automóvel sempre circula sem emissões. Como alternativa, o eixo da ZF pode ser facilmente utilizado na versão não tracionada ou junto com o acionamento convencional de eixo para veículos com tração nas rodas traseiras ou nas quatro rodas. “Com o sistema de eixo multifuncional para carros de passeio compactos e de classes maiores, pudemos concretizar nossa ideia de mecânica inteligente e o nosso conceito de mobilidade limpa”, ressalta Klein.

Pura segurança na condução

O eixo mSTARS também se destaca pela sua dinâmica de condução e alto nível de segurança. Até mesmo sua versão básica oferece o mesmo padrão dessas características comumente encontradas em sofisticadas suspensões traseiras do tipo multilink convencionais para veículos compactos do segmento premium e esportivos. Com a direção ativa para eixos traseiros AKC (do inglês “Active Kinematics Control”), que pode ser combinada com todas as configurações modulares de eixos, a ZF aumenta a agilidade, o conforto e a estabilidade na condução. Como as rodas traseiras são guiadas, o controle dos avançados sistemas de assistência ao motorista é mais fácil, seguro e muito mais confortável. O mSTARS é a resposta da ZF às principais megatendências: o novo sistema de eixo traseiro ajuda a viabilizar a condução sem emissões e aumenta a segurança – contribuindo para alcançarmos a meta do “Vision Zero” de zerar os acidentes e as emissões no trânsito.


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