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Nissan BladeGlider eletrifica o Festival de Velocidade de Goodwood em sua primeira aparição pública na Europa

A Nissan está trilhando um caminho eletrizante no lendário Festival de Velocidade de Goodwood, que ocorre neste fim de semana, trazendo o revolucionário protótipo 100% elétrico BladeGlider, além da última geração de seus superesportivos GT-R NISMO e MY17 GT-R.

Pilotado pela última vez no circuito de rua de Mônaco, o Nissan BladeGlider exibe as mais novas tecnologias de zero emissão da marca japonesa, com um design inovador. Chamando a atenção por onde passa, o modelo dá pistas sobre o futuro dos carros esportivos pensado pela Nissan.

Nissan BladeGliderDurante os três dias do festival, que a Nissan tem marcado presença nos últimos anos, o BladeGlider vai eletrizar na subida do famoso morro Goodwood Hill Climb, causando sensação entre os visitantes com toda a potência de seu propulsor 100% elétrico. No último dia, o modelo será pilotado no circuito de Goodwood, oferecendo uma oportunidade única a convidados exclusivos da imprensa de participar de uma de suas primeiras demonstrações no continente europeu.

Quando não estiver na pista, o BladeGlider ficará exposto no paddock, permitindo aos visitantes ver de perto como serão os futuros modelos de alta performance. Além disso, o modelo incorpora o conceito de “Mobilidade Inteligente”, que representa a visão da Nissan em termos de condução, propulsão e integração do automóvel na sociedade.

Ponz Pandikuthira, vice-presidente de Planejamento de Produto da Nissan Europa, comentou que, “com seu papel de pioneira do movimento de expansão dos veículos elétricos, a Nissan deseja empolgar as pessoas em torno do futuro da tecnologia zero emissão. E o BladeGlider é exatamente uma forma de fazer isso”.

“O BladeGlider foi desenvolvido para oferecer diversão, torque, eficiência e estilo, com alta performance. O Festival de Velocidade de Goodwood sempre foi uma vitrine mundialmente famosa para inúmeros modelos esportivos icônicos e, por isso, achamos que não haveria lugar melhor para exibir e pilotar o modelo, demonstrando a visão da ‘Mobilidade Inteligente’ da Nissan em ação”.

O BladeGlider não é o único esportivo da Nissan a fazer aparições fulgurantes no fim de semana em Goodwood. Modelo icônico da marca e sonho de consumo de muitos, o Nissan GT-R NISMO – que faz parte da linha GT-R – exibirá seus atributos de carro de corrida altamente tunado na Supercar Run, a corrida de exibição, na quinta, sexta e sábado. Já no domingo, o novo GT-R 2017 vai estar em destaque, mostrando o ronco do seu propulsor na corrida da Subida de Montanha, para lembrar ao público que ele é um dos supercarros mais desejados do planeta.

BladeGlider

O protótipo BladeGlider faz parte do compromisso da Nissan com o desenvolvimento de veículos zero emissão e novas tecnologias, como sistemas conectividade e condução autônoma. A Nissan é a marca do veículo zero emissão mais vendido em todo mundo, o LEAF, e seus sistemas de “Mobilidade Inteligente” estão sendo progressivamente integrados à sua linha de modelos.

Com o BladeGlider, a Nissan apresenta sua visão para um veículo elétrico ágil e eficiente, para dar uma nova dimensão a um carro ao mesmo tempo divertido e empolgante, capaz de deslizar suavemente (‘glide’, em inglês) graças à sua performance praticamente sem som, oferecida pela propulsão elétrica e o formato aerodinâmico.

Após dois anos de trabalho nas áreas de design, engenharia e desenvolvimento, o Nissan BladeGlider evoluiu para um estudo em escala real com foco no potencial de performance de um veículo elétrico avançado. O BladeGlider é o exemplo perfeito da “Mobilidade Inteligente” da Nissan, uma filosofia para fazer carros ainda mais empolgantes, resultado de uma nova definição sobre como eles podem ser conduzidos, propulsionados e integrados à sociedade.

Os modelos de demonstração apresentam uma configuração avançada de chassi, com uma bitola dianteira mais estreita e bitola traseira mais larga, para melhorar a eficiência aerodinâmica e estabilidade.

Com uma cintura de carroceria alta, as portas com abertura diédrica (invertida) oferecem uma forma diferente de entrar e sair da cabine. O teto aberto é reforçado por uma estrutura integrada de proteção anticapotagem, oferecendo as sensações de dirigir de um carro de corrida com cockpit aberto e a segurança de um cupê.

Os controles embutidos na direção do BladeGlider alimentam os sistemas exibidos em um display avançado, como velocidade, status da carga da bateria, além do modo de regeneração e mapeamento do torque. No meio dos dois mostradores centrais estão localizadas duas telas, que apresentam imagens das câmeras de ré embutidas logo atrás das rodas dianteiras. Oferecendo uma alternativa aos espelhos retrovisores embutidos nas portas, este projeto constituído por duas telas melhora a eficiência aerodinâmica do BladeGlider.

O motorista se posiciona na dianteira da carroceria triangular, um pouco à frente dos dois passageiros, que contam com um excelente espaço para as pernas. Todos os ocupantes têm uma visão panorâmica, graças ao para-brisa contínuo que permite uma visão sem obstáculos.

A propulsão é 100% elétrica, com uma excelente performance do motor fornecido pelo parceiro técnico da Nissan para o projeto do BladeGlider, a inglesa Williams Advanced Engineering. A velocidade máxima dos modelos de demonstração ultrapassa os 190 km/h*, com a aceleração de 0 a 100 km/h feita em menos de 5 segundos. A tração traseira fica a cargo de dois motores elétricos de 130 kW – um para cada roda.

O sistema apresenta vetorização do torque, que controla o torque fornecido às rodas motrizes, aumentando ainda mais o controle da condução. Por meio da vetorização do torque, se o carro sofrer subesterço, o sistema automaticamente manda mais torque para a roda externa, para restabelecer o equilíbrio da condução.

Projetados para melhorar – e não controlar – a experiência de condução, os sistemas de vetorização do torque apresentam três opções de configuração: desligado (off), ágil (agile) e modo derrapagem (drift).

A potência é fornecida por uma bateria de íons de lítio de cinco módulos, de 220 kW. Sistemas customizados são capazes de resfriar tanto a bateria como os motores elétricos.

O interior do BladeGlider reflete as intenções esportivas do veículo, com cintos de segurança de quatro pontos para cada ocupante. Já os bancos oferecem suporte excepcional para a lateral do corpo e as pernas, tanto do motorista como dos passageiros. Os bancos são revestidos com tecido misto altamente suave ao toque, que combina resina epóxi e tecido, resultando em um material ao mesmo tempo resistente e aderente, que proporciona o efeito de manter os ocupantes firmes e seguros em seus lugares, de forma confortável.

Duas opções de cores para os revestimentos estão disponíveis – Verde Cyber e Laranja Furtivo. Estas cores são utilizadas nas partes superiores dos encostos dos bancos, emolduradas por um material reflexivo prateado, criando um visual esportivo e atraente. Já a base dos bancos apresenta um material com padronagem na cor preta, com uma faixa na cor verde ou laranja, arrematando o assento.

Para maiores informações sobre os produtos, serviços e compromisso da Nissan com a tecnologia sustentável, visite http://www.nissan-global.com/EN/


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