Publicidade

Mercedes-Benz traz C 300 Estate Avantgarde para o Brasil. Modelo é equipado com motor de 245 cv e câmbio automático de nove marchas

O C 300 Estate Avantgarde passa a ser, a partir de agora, a única station wagon oferecida pela Mercedes-Benz no Brasil. A nova versão, com motor de 245 cv e câmbio automático com nove velocidades, substitui o C 180 Estate anteriormente ofertado no país.

Além de mais potência e desempenho, o C 300 Estate traz consigo um completo pacote de equipamentos, uma exigência do consumidor desse tipo de veículo. Os itens incluem a praticidade do sistema de estacionamento automático com sensores Parktronic (6 traseiros e 6 dianteiros), o luxuoso interior com bancos de couro – o do motorista com ajustes elétricos, memória e ajuste lombar – e o amplo teto solar panorâmico. O automóvel é prático para viagens e capaz de transportar um bom volume de bagagem, além de equipamentos esportivos e de lazer mantendo, ainda, características de agilidade e dirigibilidade similares as de um sedã esportivo.

O interior é sofisticado fazendo do C 300 Estate o veículo ideal para consumidores com um estilo de vida multifacetado, uma vez que é extremamente confortável para o uso diário. Com sua versatilidade, o veículo se adapta a uma grande variedade de utilizações e dá continuidade à tradição dessa classe de modelos que sempre combinou diferentes exigências em termos de esportividade e praticidade. Além disso, com seus sistemas de assistência, o veículo não apenas oferece os mais altos padrões de segurança, mas graças à construção inteligente de baixo peso, aerodinâmica excepcional e um novo motor também estabelece novos parâmetros de eficiência em seu segmento.

Mercedes-Benz traz C 300

Flexível e prático

A traseira esportiva do novo Classe C Estate oferece uma capacidade de carga que vai dos 490 aos 1.510 litros (segundo a norma ISO 3832). Os bancos traseiros podem ser rebatidos na proporção 40:20:40, o que abre uma ampla gama de possibilidades para utilizar o interior em configurações para cinco, quatro, três ou dois ocupantes, acomodando objetos ou volumes de maior porte.

Detalhes práticos tornam o compartimento de bagagem ainda mais versátil e fácil de usar. Os encostos dos bancos traseiros podem ser destravados e rebatidos eletricamente ao toque de uma tecla para ampliar o espaço de carga. A praticidade de carregamento é facilitada ainda mais com a tampa traseira com abertura elétrica EASY PACK.

Versatilidade para o dia a dia

O novo C 300 Estate traz vários pontos de destaque em seu design moderno e arrojado que ao mesmo tempo apresenta a mais alta tecnologia. O interior de alta qualidade do modelo, derivado do Classe C sedã, é um diferencial do veículo que tem foco em funcionalidade. Com uma esportividade evidente, linhas fluidas empolgantes e materiais de alta categoria, ele oferece um ambiente moderno, sofisticado e, ao mesmo tempo, esportivo. O teto revestido de tecido, os tapetes de veludo e o acabamento do painel em alumínio escovado são exemplos desses atributos.

Essas características se destacam sobretudo em viagens mais longas e permitem aos passageiros desfrutar do conforto dos bancos especialmente desenvolvidos e do silêncio e suavidade de rodagem em uma atmosfera controlada pelo sistema de ar-condicionado THERMATIC com duas zonas de temperatura independentes na dianteira.

Menos peso, mais conforto

Graças a soluções inovadoras como um projeto de distribuição de forças otimizadas e materiais leves de alta-resistência, a estrutura da carroceria do Classe C Estate é 50 kg mais leve do que o seu antecessor, apesar de ser ter dimensões maiores (96mm maior em comprimento; 40mm em largura e 80mm na distância entre-eixos), além disso o modelo oferece mais espaço interno, proporcionando a base para sua dirigibilidade diferenciada. O Classe C Estate apresenta o melhor conforto em termos de ruídos por conta do projeto de isolamento acústico, cujo sistema de vedação é o mesmo do Classe S. Com 20% mais partes de alumínio do que seu antecessor, o modelo lidera seu segmento em termos de construção leve.

Motorização eficiente e dinâmica

O poderoso e eficiente motor 2,0 litros do C 300 Estate combina rapidez de resposta e alta potência com os mais altos níveis de eficiência. O veículo mostra sua capacidade acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 6,1 segundos e pode chegar a até 250 km/h (velocidade limitada eletronicamente).

O sistema de injeção direta com combustão dirigida por aspersão, que foi introduzido pela primeira vez em motores produzidos em série pela Mercedes-Benz, utiliza um processo de injeção múltipla de precisão controlado eletronicamente, capaz de realizar até cinco injeções por ciclo, conforme a necessidade. Essa sofisticada tecnologia é complementada pela “ignição múltipla rápida”: após a primeira descarga da vela de ignição, a bobina é recarregada rapidamente e ocorre outra descarga. O sistema possibilita até quatro descargas sucessivas em um milésimo de segundo, criando um plasma no interior da câmara de combustão com maior rapidez de expansão que a obtida pela ignição convencional, resultando em maior desempenho com menor consumo.

A função ECO start/stop desliga o motor quando o veículo está parado, dando a partida automaticamente assim que o motorista toca no acelerador novamente ou retira o pé do freio.

Nova transmissão: mais flexibilidade e eficiência

Assim como todos os modelos da família Classe C de motorização 180 a 300, o C 300 Estate conta agora com a eficiente e dinâmica transmissão automática 9G-TRONIC. Com nove velocidades, esta é a primeira transmissão automática do segmento premium com conversor de torque hidrodinâmico. Sua moderna concepção proporciona um nível inédito de conforto e dinamismo e, ao mesmo tempo, permite uma considerável redução no consumo de combustível.

Cinco programas de condução permitem ao motorista pré-selecionar as características das trocas de marchas ou realizá-las por meio das borboletas posicionadas no volante. Quando solicitada de forma esportiva, a 9G-TRONIC pode “saltar” marchas nas reduções de velocidade, indo da 5ª para 3ª velocidade, por exemplo. No C 300 Estate, o motorista pode selecionar o programa de condução desejado ao toque de uma tecla. As opções disponíveis são: “Comfort”, “ECO”, “Sport” e “Sport+”. A opção “Individual”, adicional, permite que o motorista configure seu veículo de acordo com suas preferências pessoais.

Os modos de condução possibilitam também que o motorista escolha o som do motor que mais lhe agrada por meio do sistema DYNAMIC SELECT. No modo Comfort, por exemplo, é possível desfrutar do sistema de som para escutar suas músicas preferidas praticamente sem interferência do som do motor e no modo Sport/Sport+, o sistema de alto-falantes reproduz no interior do automóvel o desempenho sonoro do motor de 245 cv. Isso acontece por meio de um gerador de som pré-programado que reconhece o comportamento do veículo, como por exemplo, rotação de marchas, peso, ângulo do pedal do acelerador, velocidade, intensificando o som do motor em seu interior. O sistema, no entanto, não interfere na reprodução de músicas.

As nove marchas da transmissão 9G-TRONIC permitem uma condução com alta eficiência em baixas rotações, com trocas suaves e quase imperceptíveis proporcionadas pelos reduzidos intervalos entre as marchas. Três sensores de rotação monitoram o funcionamento, transmitindo ao controle eletrônico os dados necessários para selecionar as marchas mais adequadas e executar as trocas de modo altamente eficiente. A redução do atrito interno e a maior amplitude de redução, incluindo marchas mais longas, aumentam o conforto e reduzem os níveis de ruído e o consumo de combustível.

Apesar das duas marchas a mais, em comparação com o câmbio 7G-TRONIC PLUS anteriormente usado no Classe C, o câmbio 9G-TRONIC é tão compacto como o seu antecessor e é 1kg mais leve, graças ao alojamento do conversor de torque de alumínio e à carcaça de liga de magnésio extremamente leve da caixa de engrenagens.

Como o Classe C sedã, o C 300 Estate é equipado com freio de estacionamento elétrico. Ele é liberado automaticamente quando o motorista tira a transmissão da posição Parking para colocar o veículo em movimento.

Condução ágil e confortável

Conforto de rodagem exemplar, unido a uma dirigibilidade acima dos padrões normais são as marcas registradas da suspensão do C 300 Estate. Graças ao eixo dianteiro four-link (suspensão independente com quatro braços), ele oferece ao mesmo tempo prazer ao dirigir e conforto de rodagem. A suspensão traseira independente com cinco braços, adaptada à maior massa posterior da station wagon, garante a estabilidade do veículo, mesmo em condições de carga máxima.

Sistemas de segurança

Para a Mercedes-Benz, tornar acessíveis para todos os mais altos padrões de segurança é um objetivo declarado. Os sistemas de assistência presentes no veículo aprimoram tanto o conforto como a segurança.

O assistente ativo de estacionamento PARKTRONIC estaciona o automóvel automaticamente com utilização da direção ativa e intervenção nos freios, tanto em vagas paralelas como perpendiculares. A função de partida KEYLESS-GO permite ligar e desligar o motor ao toque de uma tecla, sem necessidade de usar a chave.

Outros sistemas de série incluem o monitoramento da pressão dos pneus, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP), Distribuição eletrônica de força de frenagem (EBD), Controle de Tração na Aceleração (ASR), Tração Eletrônica em cada roda (ETS), Assistente de partida em subidas (HSA), Pré-carregamento (PRIMING), Brake drying (secagem dos discos na chuva) e função HOLD, de parada em semáforos ou situações semelhantes sem necessidade de manter o pé no pedal do freio.

Como todos os modelos Mercedes-Benz, o C 300 Estate é equipado de série com o importante sistema ATTENTION ASSIST, que pode alertar o motorista em caso de falta de atenção e sonolência. Ele permite ajustar o nível de sensibilidade e fornece ao condutor avisos visuais e sonoros, sugerindo uma pausa para descanso.

O novo C 300 Estate Avantgarde chega ao mercado com preço sugerido de R$ 265.900,00.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade