Publicidade

Utilização e instalação de filtros originais traz benefícios para os veículos e conforto para ocupantes

Líder mundial na fabricação de filtros de ar de cabine de veículos, a micronAir, marca que pertence a Freudenberg FIltration Technologies, também é a principal fornecedora de equipamentos utilizados no país, uma vez que 85% dos carros já saem de fábrica com um de seus itens. Por isso, a empresa alerta para a importância não só da utilização de peças originais, mas também da sua instalação correta, que pode impactar diretamente na segurança, saúde e conforto de motoristas e passageiros.

As peças originais contribuem decisivamente para o funcionamento correto dos sistemas de ar-condicionado e aquecimento dos veículos, e são reconhecidas pela capacidade de bloquear a entrada de microorganismos que afetam a saúde do motorista e dos passageiros, como fungos e bactérias. De acordo com Carlos Matos, gerente de mercado de filtros automotivos para a América do Sul, “como a Freudenberg atende a maioria das montadoras, as peças são produzidas tendo em vista o cumprimento às mais rígidas exigências da indústria automotiva”, analisa.

Precisamente projetados para o sistema de ventilação do automóvel, os produtos originais garantem que a instalação fique perfeita e não acarrete problemas futuros. O filtro de ar de cabine de fábrica também opera perfeitamente em todas as temperaturas entre -40 graus e 85 graus, ou seja, a qualidade do ar é boa tanto no calor tropical quanto no frio ártico. “Só um produto original garante que as partículas de poeira sejam separadas e permanentemente retidas no filtro de cabine”, reforça Matos.

Além da qualidade, a durabilidade é outro diferencial importante dos produtos da micronAir, uma vez que podem ser substituídos apenas uma vez ao ano ou a cada 15.000 quilômetros, período que representa o dobro de tempo em relação aos itens dos concorrentes. No caso dos modelos de carvão ativado, há ainda o benefício da maior capacidade de filtrar gases e odores, uma característica que diminui muito a entrada de monóxido de carbono no interior do veículo, reduzindo o cheiro de fumaça de caminhão ou poluição, por exemplo.

Instalação também desempenha papel fundamental

Mas se, como único item de fabricação diretamente relacionado à saúde dos ocupantes, o filtro de ar de cabine original traz diversos benefícios, a instalação também tem papel importante tanto para o veículo como para as pessoas. Os filtros da micronAir, por exemplo, não apresentam o risco de serem instalados incorretamente, pois são projetados pela equipe de Engenharia da Freudenberg para respeitar todas as dimensões internas da caixa de ar de cada modelo de veículo, evitando vãos ou deformação, mantendo a qualidade da filtragem. Com isso, o ar fresco passa integralmente para o interior do veículo durante toda a sua vida útil e em todas as condições operacionais.

Um filtro mal instalado pode ficar com uma parte aberta, deixando a passagem do ar livre, sem passar pelo processo de filtração, causando o embaçamento dos vidros. Por conta dessa abertura, os ocupantes estão desprotegidos contra poeira fina, pólen, poeira de estrada e outras partículas finas respiráveis e sólidas, como folhas, pelos, entre outros. Além de limitar a visão dos motoristas, outro problema que pode ocorrer é o acúmulo de fungos e bactérias, que podem ser prejudiciais à saúde dos passageiros.

“Para que o filtro possa desempenhar a sua função adequadamente, é importante que a instalação seja feita de forma correta desde o início”, finaliza Matos.

micronAir blue: camada funcional extra neutraliza as partículas alergênicas e poluentes gasosos

A empresa lançou em 2017, durante a AUTOMEC, o microAir blue, item que traz a mais nova tecnologia e representa a evolução em filtros de ar de cabine, ao absorver o mau cheiro e eliminar os gases prejudiciais a saúde. Com o diferencial de uma quarta camada funcional – impregnada de ácido de frutas e livre de biocidas e nano prata -, neutraliza também as partículas alergênicas e os poluentes gasosos. As quatro camadas juntas, cada uma com funções específicas, trazem aos passageiros mais conforto, proteção mais longa, confiança e benefícios à saúde. O microAir blue deverá estar disponível ainda este ano no país.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade