Publicidade

Samsung desenvolve aplicativo que controla alarmes e luzes do carro pelo smartwatch

A área de Pesquisa & Desenvolvimento da Samsung, em parceria com o Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática da Amazônia (SIDIA) e a Pósitron, desenvolveu um aplicativo que pode ser usado nos smartwatches Samsung Gear S2, Gear S3 e Gear Fit 2 e permite ao usuário controlar o alarme do carro de maneira inteligente.

O sistema oferece, de forma pioneira, funções como armar e desarmar o alarme, seleção de sons, acionamento de luzes e, mediante a instalação de outros acessórios, possibilita até mesmo a abertura do porta-malas do veículo. A Pósitron criou uma linha de alarmes (PX360BT) que, além da integração tradicional por radiofrequência, pode se conectar via bluetooth, tecnologia também disponível nos relógios. Isso viabilizou o desenvolvimento de um aplicativo para o relógio que se comunica com o alarme.

Smartwatches Samsung GearO processo se deu a partir de um protocolo exclusivo para comunicação bluetooth desenvolvido pela Pósitron. Esse protocolo foi compartilhado com a equipe do SIDIA, que tornou possível o envio e recebimento de comandos pela aplicação. Com isso, o usuário tem uma experiência virtual semelhante a do controle físico, com uma interface realista, que obteve boa aceitação pelos consumidores.

“Desenhar para relógio é sempre desafiador, considerando as limitações de um dispositivo de tela pequena. Procuramos sempre focar em funcionalidades que apresentem benefício real para o usuário. Além de trazer para a experiência virtual algo bastante semelhante ao que o usuário tem no controle físico, também nos preocupamos com a usabilidade. No aplicativo do relógio a ativação e desativação silenciosa possui uma tecla dedicada e de acesso intuitivo e fácil em comparação ao controle remoto físico”, explica Emerson Toledo, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung.

Antes de o aplicativo chegar ao mercado, foram realizados testes nas dependências do SIDIA com um simulador do alarme fornecido pela Pósitron, que imitava funções do carro e realizava a conexão via bluetooth com os relógios. Outras provas foram executadas na fábrica da Pósitron em Manaus (AM) utilizando um carro com o alarme PX360BT instalado. O objetivo foi criar situações reais de um usuário no seu dia a dia, assim como contar com variações de distâncias e interferências ambientais de clima, vegetação, construções na intermediação e proximidade com outros carros.

O aplicativo pode ser encontrado na loja de aplicações Samsung Galaxy Apps procurando por Pósitron for Gear.

Compromisso com a inovação

A Samsung investe mais de 6% de suas vendas anuais globais em Pesquisa & Desenvolvimento e, só na América Latina, envolve mais de 1.500 profissionais altamente qualificados, divididos entre o centro de P&D em Campinas e diversos outros centros de P&D e universidades do país.

O SRBR, centro de P&D da Samsung em Campinas (SP), é responsável por implementar soluções inovadoras para os mercados local e global. Em ritmo acelerado e dinâmico, promove a troca de ideias para criar melhores produtos para a Samsung, trabalhando com tecnologia de ponta.

O SIDIA está sediado em Manaus e trabalha constantemente em projetos inovadores com a Samsung. Em um ambiente aberto, os colaboradores do instituto contribuem para os desenvolvimentos de produtos da Samsung distribuídos por todo o mundo.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade