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SAE BRASIL apresenta novas tecnologias em motores e transmissões

Na corrida pela competitividade, a indústria automotiva aposta em diferentes tecnologias e inovações para buscar a máxima eficiência energética. Discutir as principais tendências em motores e sistemas de transmissões para o setor é a proposta do 15º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain, que será realizado no Parque Tecnológico de Sorocaba, dias 31 de julho e 1º de agosto.

Sob a direção do engenheiro Sérgio José Kramer, diretor de Engenharia do Produto da Eaton para América do Sul, o encontro receberá nos dois dias representantes de montadoras, fabricantes de autopeças e universidades em programações simultâneas, uma focada em motores de ciclo otto e outra destinada a sistemas de transmissões (ver a grade do simpósio). Além disso, haverá exposição de empresas com as últimas tecnologias e tendências em powertrain.

“Mesmo diante da crise no Brasil, as indústrias mantiveram investimentos pesados em pesquisa e desenvolvimento para aumentar a competitividade e a tecnologia dos nossos produtos em um mercado cada vez mais global. No cenário de inovações, há novas tecnologias para otimização de motores cada vez menores e mais potentes, com reduções em consumo e emissão, avanços em transmissões mais eficientes, migração de transmissões manuais para automáticas e automatizadas, e crescimento de sistemas híbridos e elétricos”, aponta Kramer.

Organizado pela Seção Regional Campinas da SAE BRASIL, que tem direção de Mauro Moraes de Souza, o 15º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain é patrocinado pelas empresas BorgWarner, Bosch, CNH Industrial, Eaton, Ford, Infineum, Schaeffler, Siemens, Trumpf e Victrex. O encontro também recebe o apoio da Associação dos Fabricantes de Equipamentos para Controle de Emissões Veiculares da América do Sul (Afeevas).

“Os simpósios da SAE BRASIL abordam temas importantes para a comunidade da engenharia da mobilidade e trazem visão das tendências globais em tecnologias de ponta”, afirma o engenheiro Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

PROGRAMAÇÃO DO 15º SIMPÓSIO SAE BRASIL DE POWERTRAIN

DIA 31 DE JULHO

AUDITÓRIO PRINCIPAL – MOTORES CICLO OTTO

08h – Cerimônia de abertura.

8h20 – Palestra “Competitividade dos Motores Nacionais – Entrada de Novas Tecnologias”, com Victor Silva, analista sênior da IHS.

9h – Palestra “Futuras Tecnologias para a Próxima Geração de Powertrain”, com Marcos Pinto, engenheiro chefe da Schaeffler.

9h40 – Palestra “Motores a Gasolina para Powertrains Híbridos – Alta tecnologia ou Baixo Custo?”, com Oliver Ruetten, diretor técnico da FEV Brasil.

10h50 – Palestra “Downsizing EA211 1.0 TSI 125cv para o Golf”, com Roger Guilherme, gerente da Volkswagen.

11h30 – Palestra “Novo Motor Ford 1.5 – 3 Cilindros”, com Fernando Kasai, engenheiro sênior de Motores da Ford. Mediação de Henrique Pereira, consultor da HBP Consulting.

13h10 – Palestra “Conceito Power-to-Cool e Ferramenta de Modelamento de Energia do Veículo”, com Kevin Laboe, gerente de Powertrain da FCA.

13h50 – Palestra “Powertrain e Conectividade”, com Marcelo Lima, gerente sênior de Produto da Bosch.

14h30 – Palestra “Future Trends in Automotive Testing Regarding Total Vehicle Tests”, com Natalie Baltes, gerente de Produto da Horiba.

Mediação de Clayton Zabeu, professor e pesquisador do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT).

PAINEL “NOVA LEGISLAÇÃO (ROTA 2030)”

15h30 – Palestra “O Futuro do Motor de Combustão Interna”, com Henry Joseph Jr., vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) e diretor de Assuntos Governamentais da Volkswagen do Brasil.

16h10 – Palestra “Meta 2030: MJ/Km ou CO2/Km?”, com Renato Romio, membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) e coordenador da Divisão de Motores e Veículos do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT).

16h40 – Palestra “P&D na Rota 2030″, com Marcelo Massarani, professor doutor do Centro de Engenharia Automotiva da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e diretor acadêmico da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA).

Mediação de Francisco Nigro, professor de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

17h40 – Encerramento.

AUDITÓRIO 2 – SISTEMAS DE TRANSMISSÕES

08h – Cerimônia de abertura

8h20 – Curso “Processos de Soldagem em Componentes de Transmissões”, com Antonio Carlos Zambon, especialista sênior de Engenharia da Eaton.

9h20 – Curso “Processos de Forjamento para Componentes de Powertrain”, com José Martinho Pelacani Junior, engenheiro de Desenvolvimento de Produto da ThyssenKrupp.

10h50 – Curso “Introdução ao Projeto e Cálculo de Engrenagens”, com Josevaldo Fernandez, engenheiro especialista em Engrenagens da Eaton.

11h50 – Curso “Evolução do Powertrain: Fórmula FEI Elétrico”, com Rafael Serralvo, professor do Centro Universitário FEI.

12h20 – Curso “Powertrain Elétrico: da Concepção à Otimização”, com Giulianna Mandolesi e Bernardo Paixão, membros da equipe Unicamp E-Racing.

13h50 – CAFÉ INTERATIVO

1) Formula Elétrico, com Giulianna Mandolesi e Bernardo Paixão, membros da equipe Unicamp E-Racing;

2) Formula Elétrico, com Rafael Serralvo, professor do Centro Universitário FEI.

3) Carro com Tecnologia E-Clutch, com Carla Maltempi, gerente de Produto da Bosch.

4) Mantas Cerâmicas de Alto Desempenho para Sistemas de Exaustão de Motores, com Paulo Ferreira, engenheiro sênior de Aplicações da 3M;

5) Utilização de Elemento de Fricção (Friction Shim) como Alternativa para Aumento da Transferência de Torque/ Força em Transmissões, com João Esteves, engenheiro de Aplicação da 3M.

15h30 – Palestra “Fundamentos e Evolução dos Lubrificantes e Fluidos para Transmissões”, com Anderson Cerca, engenheiro sênior de Serviços da Castrol do Brasil.

16h30 – Encerramento.

DIA 1º DE AGOSTO

AUDITÓRIO PRINCIPAL – TRANSMISSÕES

8h40 – Cerimônia de abertura

BLOCO “CONCEITOS DE TRANSMISSÃO: AT, CVT, TVD”

9h – Palestra “Kit de Transmissão Modular Híbrido para Nova Geração Powershift da Getrag”, com Marcus Lima, engenheiro residente de Transmissões Dupla-Embreagem da Magna-Getrag.

9h20 – Palestra “Simulação CFD para Otimização da Quantidade de Lubrificante em Transmissões”, com Luigi Marson, engenheiro de Produto da Eaton.

9h40 – Palestra “Otimização de Troca de Marchas: Validação Experimental”, com Elvis Bertoti, mestrando em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Mediação de Alberto Bernardino, supervisor de Calibração de Motor da Ford Tatuí.

BLOCO “COMPONENTES DE TRANSMISSÃO: MATERIALS, ACTUATION, DOG CLUTCH, NVH”

11h – Palestra “Tecnologia de Soldagem a Laser na Produção de Engrenagens – Potenciais para Classificação de Aço e Otimização de Peso”, com Hakan Kendirci, gerente de Produto da Trumpf.

11h30 – Palestra “Tração Integral Elétrica com Vetorização de Torque para Veículos Híbridos”, com Newton Santos, gerente de Aplicações de Engenharia da BorgWarner.

13h – Palestra “Hibridização 48V, Arquiteturas de Transmissão, Possibilidades e Desafios para o Mercado Brasileiro”, com Ivan Miguel Trindade, engenheiro de Sistemas Híbridos da AVL.

13h30 – Palestra “Novidades em Engrenagens Sinterizadas”, com Henrique Lopes, supervisor de Aplicações de Engenharia da Höganäs.

14h – Palestra “Análise de Falhas do Circuito Hidráulico da Transmissão Automática”, com Tiago Simino Macedo, do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Mediação de Marco Barreto, engenheiro de Validação da General Motors.

15h – BLOCO “FÓRUM ABERTO DE TECNOLOGIA: INOVAÇÕES E TENDÊNCIAS”

Palestra “A Visão do Setor Elétrico sobre Eletrificação Veicular – Projeto Emotive: Mobilidade Elétrica CPFL”, com Danilo do Nascimento Leite, coordenador do Programa de Mobilidade Elétrica da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL).

Palestra “Dados de Tendências Estatísticos sobre Veículos Elétricos”, com Fabio Ferraresi, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Power System Research.

Palestra “Grandes Empresas e Startups Gerando Inovações no Setor”, com Rogério Tamassia, cofundador e diretor da Liga Ventures.

Palestra “Tendência e Mercado de Veículos Elétricos no Brasil”, com Adalberto Maluf, gerente de Marketing, Sustentabilidade e Novos Negócios da BYD.

Mediação de Claudio Castro, diretor executivo de Sistemas de Transmissão da Schaeffler América do Sul.

16h50 – Encerramento.

AUDITÓRIO 2 – MOTORES CICLO OTTO

8h15 – Cerimônia de abertura

PAINEL “NOVAS TECNOLOGIAS”

08h30 – Palestra “Contribuição dos Lubrificantes na Corrida pela Eficiência Energética”, com Ciro Galvão, gerente comercial da Idemitsu.

9h05 – Palestra “Turbo com Turbina com Geometria Variável para Motores a Gasolina Ciclo Miller e Potencial para Motores Flex”, com Pierre-Jean Cancalon, gerente técnico da Honeywell.

9h40 – Palestra “Eletrificação de Turbocompressores para Motores Ciclo Otto”, com Lauro Takabatake, diretor de Engenharia e Vendas da BorgWarner.

10h15 – Palestra “Aplicações Flex: Futuro e Resultados de Testes em Motor Automotivo com VCR”, com Mário Martins, professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Medição do engenheiro Celso Samea.

PAINEL “GERENCIAMENTO TÉRMICO”

11h50 – Palestra “Thermal Management Components: From ICE to EV”, com Américo Salmazi, chefe de Aplicações de Engenharia da Bosch.

12h20 – Palestra “Tecnologias para Componentes de Gerenciamento Térmico”, com Kevin Laboe, gerente de Powertrain da FCA.

Mediação de Kevin Laboe, gerente de Powertrain da FCA.

PAINEL “ETANOL A 4ª PROPULSÃO”

14h30 – Palestra “Melhoria da Eficiência Energética Usando Etanol – Potencial e Desafios”, com Rafael Licen, engenheiro chefe de Desenvolvimento de Motores Flex da AVL.

15h – Palestra “Renova Bio 2030: Expectativas do Setor Sucroenergético, Cenário Atual no Setor”, com Luciano Rodrigues, gerente de Economia e Análise Setorial da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).

15h30 – Palestra “Vantagens do Uso de Etanol com Tecnologias de Alta Taxa de Compressão”, com Erwin Franieck, gerente de Desenvolvimento da Bosch.

Mediação de Fernando Oliveira Júnior, gerente de Engenharia de Produto da Bosch América Latina.

16h30 – Encerramento.

15º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain
Data: 31 de julho e 1º de agosto
Local: Parque Tecnológico de Sorocaba – Avenida Itavuvu, 11.777, Distrito Industrial Zona Norte, Sorocaba/SP


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