Publicidade

Direção segura ajuda a reduzir acidentes. Profissionais do Transporte da Baixada Santista contam com o Simulador de Direção para melhorar a prática

O dia a dia nas vias das cidades e estradas pode provocar estresse nos motoristas e ampliar os riscos de acidentes de trânsito. Por isso, motoristas profissionais ou não devem conduzir os veículos de forma segura.

Em 2016, a Organização Mundial da Saúde (OMS) realizou um levantamento apontando que o Brasil é o 4º. país da América com a maior porcentagem de mortes do trânsito, com 23,4 falecimentos para cada 100 mil habitantes. Uma outra pesquisa, conduzida pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN), mostra que até 20% de todos os acidentes de trânsito estão associados à sonolência. Os estudos apontam que os horários com mais incidência de acidentes são durante a madrugada e após o almoço.

Sérgio Luís Gonçalves Pereira, diretor do Sest Senat de São Vicente, lembra que até mesmo o estado emocional do condutor pode influir no modo de dirigir. Segundo ele, as pessoas devem estar seguras e prestar atenção no trânsito: “Em situações de risco, o motorista precisa ter reflexo e responder imediatamente ao perigo”.

As condições dos veículos são essenciais para a segurança no trânsito. Por isso, a dica é sempre fazer a manutenção preventiva. “Assim, o condutor não será pego de surpresa com eventuais falhas”, aponta Pereira. Ele ressalta que pneus gastos, freios desregulados, lâmpadas queimadas, falta de buzina, espelhos retrovisores com problemas, entre outros equipamentos inoperantes aumentam os riscos de ocorrências.

“Os dias de chuva merecem cuidados redobrados nas vias. A aquaplanagem ou hidroplanagem podem reduzir a aderência do veículo ao solo”, alerta o diretor do Sest Senat de São Vicente. Ele explica que quanto maior a velocidade, menor será o controle que o condutor terá sobre o veículo. Por isso, é preciso diminuir a velocidade sob chuva intensa e ligar o ar-condicionado, garantindo a visibilidade. “Se for preciso, estacione em um local seguro até o tempo melhorar, mas não pare no acostamento”, afirma Pereira.

Para profissionais

Os trabalhadores do setor de transporte da Baixada Santista agora contam com uma importante ferramenta de treinamento. O Sest Senat São Vicente implantou um Simulador de Direção.

O equipamento permite ao profissional vivenciar situações de risco, utilizando a avançada tecnologia do simulador. Assim, ele terá a oportunidade de treinar a correta forma de reagir diante das diversas ocorrência de trânsito.

Confira abaixo dicas de segurança no trânsito:

– Conheça as leis de trânsito e coloque-as em prática;

– Respeite os limites de velocidade;

– Respeite a sinalização;

– Utilize o cinto de segurança;

– Em caso de neblina, use farol baixo;

– Ao mudar de faixa, utilize as setas de sinalização e realize manobra com calma;

– Mantenha sempre distância segura dos outros veículos;

– Não fale nem mexa no celular ao dirigir;

– Nunca dirija sob os efeitos de substâncias como álcool e drogas.

Sest Senat

O Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) são entidades civis, sem fins lucrativos. Criadas em 1993, pela Lei 8.706, a partir de um processo de conscientização do setor e de entidades sindicais. As instituições têm se firmado como substanciais colaboradoras para o desenvolvimento do setor de transporte do país, atuando na formação e na qualificação de profissionais para o mercado.

Para a preparação, a promoção do emprego e renda e, acima de tudo, o sucesso profissional dos trabalhadores, as entidades oferecem cursos e serviços especializados, garantindo maior capacitação e acesso ao mercado de trabalho.

A assistência ao trabalhador prioriza, ainda, na área de saúde, esporte, lazer e cultura, a prevenção de doenças, a promoção e a preservação das condições saudáveis dos indivíduos, o bem-estar físico e mental e a inclusão e integração do indivíduo na sociedade.

SERVIÇO:

Sest Senat de São Vicente

Praça Adalberto Panzan, 151 – Esplanada dos Barreiros – São Vicente-SP

Horário de atendimento:

Segunda a sexta das 8h às 17h30

Sábados das 8h às 12h30

Telefone: (13) 3465-1300

www.facebook.com/sestsenatsaovicente


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade