Publicidade

Simpósio SAE Brasil CarBody 2017 vai reunir quatro montadoras e o piloto Lucas Di Grassi para debater segurança e sustentabilidade em carrocerias automotivas

Executivos de quatro montadoras – General Motors, Honda, Ford e PSA Peugeot Citroën–, o piloto Lucas Di Grassi (Fórmula E) e o designer Peter Fassbender (FCA – Fiat Chrysler Automobiles) são alguns dos destaques do Simpósio SAE Brasil CarBody 2017, que será realizado nos dias 20 e 21 de setembro, na sede do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo. Em sua 4º edição, o evento tem como objetivo debater novos conceitos para garantir carrocerias automotivas mais seguras, leves, resistentes e menos poluidores.

O Simpósio será aberto na quarta-feira (20/9), às 8h30, pelo diretor-geral da SAE Brasil, Otacilio Gomes, e pelo chairperson do evento, Ed Juarez Mendes Taiss, que vai falar sobre segurança e sustentabilidade, foco central do evento. Em seguida, às 9h10, começa o painel “Design, Criação e Engenharia”, apresentado por Peter Fassbender, designer automotivo do centro de design da FCA para a América Latina, responsável por projetos automobilísticos como o Fiat Mio, desenvolvido com base na opinião do consumidor depois de uma ampla pesquisa na internet. Participa ainda desta sessão o designer de engenharia Marley Lemos, da Vesta Engenharia, que vai falar sobre o processo de desenvolvimento de uma estrutura veicular a partir do design de criação.

Na sequência, três montadoras – GM às 10h45, Honda às 11h45 e Ford às 15h – vão mostrar seus últimos lançamentos, detalhando os materiais usados em suas carrocerias e os resultados alcançados em termos de segurança, menor emissão de poluentes e redução de peso. Para encerrar o primeiro dia, o automobilista Lucas Di Grassi, atual campeão da Fórmula E, fala sobre como a tecnologia desenvolvida para as pistas pode ser aproveitada pelos automóveis de linha.

Na quinta-feira (21/9), o Simpósio SAE BRASIL CarBody 2017 recomeça às 8h30, com a apresentação de Carlos Sakuramoto, gerente de tecnologia e inovação da engenharia de manufatura da GM, com o tema “Perspectivas de P&D em carrocerias automotivas”. Na sequência, às 9h35, a PSA exibe, com exclusividade no encontro, seu novo utilitário ainda não lançado no mercado, dando detalhes sobre a tecnologia envolvida em seu desenvolvimento e fabricação.

Às 11h55 é a vez do engenheiro Dennis Ramon, da Stock Car, que revela as adaptações necessárias para transformar um carro de linha em um veículo de competição. A última palestra prevista é a do piloto Cesar Urhani, conhecido pelos seus testes automotivos no programa Auto Esporte.

Simpósio SAE BRASIL CarBody 2017
Data: 20 e 21 de setembro
Local: Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT – Professor Almeida Prado, 532, Cidade Universitária – São Paulo (SP)
Horário:
Informações: http://portal.saebrasil.org.br/portal/evento/simposio-sae-brasil-de-carbody-2017
Inscrições: (11) 3287-2033 (ramal 106)


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade