Publicidade

Simples dicas para economizar combustível

O aumento no valor do combustível no último mês pegou o brasileiro de surpresa. Com base no preço médio nacional registrado pela ANP, a alta na gasolina foi de 11,7%. E essa elevação no preço fez com que o motorista repensasse o uso do automóvel como meio de transporte. Alguns conseguiram se adaptar ao transporte público. Já quem não tem alternativa e precisa usar o carro para locomoção, o jeito foi adaptar o uso do veículo com novos hábitos, como novos trajetos e uso de aplicativos para buscar preços mais baixos.

Para ajudar o consumidor a economizar combustível nessa época de valores elevados, Fábio Facca, gerente nacional de vendas varejo da Campneus, maior revendedora Pirelli, elenca algumas dicas que vão garantir um rodar mais econômico, além de evitar manutenções futuras ao veículo. Veja:

– Calibragem de Pneus: Pneus com calibração baixa, além de desgastarem mais rapidamente, criam um movimento de arrasto maior do carro, o que exige mais esforço do motor e, consequentemente, aumenta o consumo de combustível. Um carro desalinhado e com o balanceamento fora dos padrões também consome mais que o comum, já que exige bastante esforço do motorista para mantê-lo em linha reta.

– Cuidar dos filtros: Verificar se os filtros do óleo, combustível, do ar e de cabine estão em boas condições. Filtros velhos e sujos contribuem para aumentar o consumo, já que o motor precisará fazer mais esforço para puxar o ar, ou mesmo o combustível para se movimentar. A perda de potência do veículo também pode indicar entupimentos em filtros do combustível fora das especificações. Quando isso ocorre, o motor passa a puxar mais ar que combustível e, com isso, o motorista é obrigado a acelerar mais, aumentando o consumo de combustível. Além disso, filtro de combustível saturado pode provocar o entupimento dos bicos injetores e a queima da bomba de combustível. O mesmo vale para os filtros de cabine que, se estiverem obstruídos, não condicionam o ar de maneira correta, prejudicando o controle de temperatura e aumentando o consumo de gasolina/etanol.

– Olho no Óleo: O óleo e o combustível funcionam separados no motor do carro e eles não se misturam. Porém, se o lubrificante estiver fora das especificações ou velho, ele influencia no aumento do consumo de combustível. O óleo impede o desgaste das superfícies metálicas do motor, criando uma película de óleo entre elas. Ele tem como função dispersar o calor e reduz o atrito, protegendo o motor. Um lubrificante de qualidade previne acúmulo e depósito de partículas de sujeira. O óleo ainda protege contra borra e oxidação, minimizando os ácidos que podem causar corrosão. Facca explica que um lubrificante não recomendado pela fabricante do veículo não fará uma limpeza completa, não controlará de maneira eficiente a temperatura do motor, não vai lubrificar corretamente as partes móveis do motor, podendo gerar temperatura altas e prejudicar o desempenho, acarretando no aumento consumo de combustível.

Pneus verdes: “Não, eles não são verdes. Apenas possuem esse nome devido composição, com itens menos ofensivos ao ecossistema, e pelo seu funcionamento que propicia a economia de combustível”, explica Facca. O executivo explica que esses pneus são mais leves, menos ruidosos e possuem uma durabilidade maior, graças ao processo de fabricação. Esse pneu tem uma resistência menor ao rolamento, o que resulta na melhoria da eficiência de combustível. “Além de economizar gasolina, os pneus verdes possuem bom desempenho em pista molhada. É um custo-benefício que o consumidor deve colocar na ponta do lápis. A Pirelli tem a linha Green Performance, composta pelos Cinturato P1, Cinturato P7 e Scorpion Verde All Season”, afirma.

Freio-motor: utilizar o pedal do freio para diminuir a velocidade é o procedimento mais comum e indicado para motoristas. Mas sabia que o freio-motor, além de ajudar a estabilizar o veículo, também ajuda na economia do sistema de freios e de combustível? “O freio motor é a redução da velocidade sem a utilização do pedal do freio. O simples toque do pé pelo pedal da embreagem juntamente à reduzida de uma marcha já provoca a desaceleração do automóvel. O mito do aumento de consumo de combustível pela redução de marcha não é verdade. O sistema de injeção eletrônica automaticamente faz o corte da gasolina, ou etanol, no mesmo instante que ocorre a retirada do pedal do acelerador. O consumo de combustível é relacionado ao acelerador, nunca ao desacelerador”, finaliza Facca.

Sobre a Campneus

Com mais de 42 anos de experiência de mercado, a Campneus é a maior Revendedora Oficial de Pneus Pirelli do Brasil e uma das mais bem conceituadas marcas de autocenters do país, presente em 16 estados brasileiros, com mais de 120 lojas e um e-commerce com a disponibilidade de 100% da gama de pneus da Pirelli e Nexen para compras online. Comercializamos a gama completa de pneus Pirelli para automóveis de passeio, camionetas, motos, caminhões, ônibus, tratores, máquinas industriais e fora-de-estrada, visando atingir as mais variadas necessidades de cada tipo de consumidor. No segmento de autopeças, oferecemos uma ampla linha de produtos como freios, amortecedores, molas, rodas, óleos lubrificantes, filtros e palhetas. Serviços como alinhamento, balanceamento, montagem, cambagem, troca de óleo e serviços de suspensão entre outros, são executados por profissionais altamente qualificados e constantemente treinados.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade