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Foton Citytruck 10–16, o caminhão com maior capacidade de carga do segmento de leves

A Foton Caminhões desenvolveu para o mercado brasileiro seu leve de 10 toneladas que passa a ser o veículo com a maior capacidade de carga do segmento no País. Com o Foton Citytruck 10-16, inteiramente produzido no Brasil na linha que a empresa alugou e montou dentro da fábrica da Agrale, em Caxias do Sul, RS, a marca estreia em um dos segmentos mais competitivos do País que é o de caminhões leves com alta capacidade de carga, na faixa de 10 toneladas de PBT.

O Foton Citytruck 10-16 nacional possui mais de 65 % de conteúdo local, o que o credencia para receber financiamento via Finame. A Foton Caminhões introduziu neste produto diversas inovações tecnológicas que permitiram ao veículo ter a maior capacidade de carga técnica (10.700 kg) dos caminhões com PBT que vão de 6 a 11 toneladas.

O novo Foton vem equipado com motor Cummins ISF 3.8 I com potência de 161 cv a 2600 RPM que atende com folga a legislação PROCONVE P7. O motor, com injeção eletrônica common rail, faz tratamento dos gases pelo sistema de pós-tratamento SCR. “A confiabilidade técnica e operacional deste motor, bem como sua alta eficiência energética e baixo nível de ruído, é um dos pontos de destaque deste novo caminhão”, diz Leandro Gedanken, diretor de engenharia da Foton Caminhões.

Eustáquio Sirolli, gerente de engenharia de produto, reforça que a transmissão ZF 6S 500 complementa o trem-de-força de alta confiabilidade do Foton Citytruck 10-16. “Trata-se de uma caixa de seis velocidades, com overdrive, uma exclusividade de série dos veículos da FOTON Caminhões. Esta transmissão oferece ao motorista um excelente escalonamento de marchas, sem gaps entre as trocas, permitindo uma condução precisa e confortável”, afirma o executivo. De acordo com Sirolli, a caixa também está preparada para receber tomada de força conforme necessidade do implemento.

Os eixos dianteiros e traseiros são da marca DANA, tradicional fornecedora no mercado nacional. Sendo o dianteiro com capacidade de 3,6 toneladas (a maior da categoria), e o traseiro tipo banjo com redução i= 4,3:1 com capacidade para 6,39 toneladas. Com isso, o novo Foton tem PBT de 9,99 toneladas, a maior capacidade de carga entre os caminhões leves produzidos no Brasil.

A tecnologia empregada neste novo caminhão da Foton permitiu que sua tara (peso do veículo em ordem de marcha) seja de aproximadamente 3,1 toneladas e isso o torna, também, o veículo mais leve de sua categoria.

Um leve na categoria Premium

Um dos grandes diferenciais competitivos do novo Foton Citytruck 10-16 são os itens de série disponíveis neste modelo, como:

. Cabine com defletor aerodinâmico no teto.

. Ar condicionado.

. Janelas acionadas eletricamente.

. Rádio com entrada para MP3/USB.

. Volante regulável.

. Acelerador manual.

. Sensor sonoro de ré.

. Cabine basculante.

. Freio motor.

. Lentes dos faróis em policarbonato.

. Banco central basculante e um exclusivo espelho retrovisor extra na região frontal do veículo para facilitar manobras em pátios, além de outro de rampa na porta direita, contribuindo para uma condução segura do veículo.

. Quadro do chassi Maxion totalmente aparafusado (outra exclusividade deste modelo da Foton),facilitando e minimizando custos de manutenção, reparos e implementações.

. As molas possuem feixes parabólicos com duas lâminas na dianteira e três na traseira, único da categoria com essa solução.

. Amortecedores telescópicos de dupla ação.


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