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Jaguar F-Pace chega à versão 2018 com nova opção de motor 2.0 à gasolina

Novo motor Ingenium de 2.0 litros a gasolina desenvolve 250 cv de potência e é ideal para quem busca desempenho com economia de combustível.

O F-PACE estreia o motor Ingenium a gasolina no mercado brasileiro. O propulsor deverá equipar outros modelos das linhas Jaguar e Land Rover futuramente

A linha de motores Ingenium de última geração é inteiramente desenvolvida pela Jaguar Land Rover no Reino Unido, fruto de um investimento de 1,5 bilhão de libras esterlinas realizado pela empresa.

Jaguar F-PACEAs versões Prestige e R-Sport 2.0 Gasolina (250cv) complementam a gama do SUV da Jaguar, que também conta com versões equipadas com motor 2.0 Diesel (180 cv) e 3.0 V6 a gasolina (380 cv)

As versões 2018 da linha de SUVs F-PACE chegam ainda mais completas com a introdução do volante esportivo em couro de série, introdução dos aplicativos InControl Apps e novas opções de design de rodas em 19’ e 20’, de acordo com a versão.

Os preços da linha 2018 partem de R$301.400 (Prestige 2.0 gasolina) e chegam a R$408.400 na versão S, a topo de linha da gama

80% de sua estrutura em alumínio para total agilidade, refinamento e eficiência, sem abrir mão da rigidez necessária

Sistema de suspensão Double-Wishbone e Integral Link para excepcionais conforto e desempenho

Tecnologias provenientes do F-TYPE incluem Sistema de Vetorização de Torque, Adaptive Dynamics e Configurable Dynamics

Após pouco mais de um ano no mercado, o F-PACE já é o Jaguar mais vendido do mundo.

Uma galeria com imagens do F-PACE e do novo motor Ingenium gasolina pode ser baixada no link: https://www.dropbox.com/sh/0jwioytn8oi2glp/AABwf_VI0JDMK9-JtjokdI-qa?dl=0

São Paulo, 03 de Outubro de 2017 – O Jaguar F-PACE primeiro SUV a ser produzido em toda a história da marca britânica de veículos de luxo chega à linha 2018 ainda mais completo e com mais uma opção de motor: o Ingenium 2.0 a gasolina, ideal para aqueles que buscam um excelente desempenho no dia a dia, aliado a uma ampla economia de combustível.

Com 250 cv de potência, o propulsor é bastante leve e compacto, fabricado com extenso uso de peças leves em alumínio, desenvolvendo 365Nm de torque a apenas 1.200 rotações. Aliado ao câmbio ZF automático de oito velocidades, o propulsor faz o F-PACE sair da imobilidade e atingir os 100 km/h em apenas 6.8 segundos, número bastante expressivo para um SUV com nesta cilindrada.

O motor é o primeiro da família Ingenium a gasolina a equipar um veículo no mercado brasileiro. Desenvolvido inteiramente pela Jaguar Land Rover, a família de motores Ingenium é fruto de um investimento de 1,5 bilhão de libras esterlinas feitos pelas marcas britânicas no desenvolvimento próprio de uma gama completa de propulsores de última geração.

A linha 2018 do Jaguar F-PACE chega ao mercado ainda mais completa. Como item de série desde a versão Prestige – equipada com opção de motor diesel e gasolina – o modelo traz sistema iluminação interna configurável com uma gama de 10 cores diferentes, uma gama ainda maior de design de rodas de 19’ ou 20’, de acordo com a versão, revestimento de bancos e volante em couro premium além de retrovisores aquecidos e a inclusão do novo sistema de entretenimento da Jaguar, o InControl Apps.

As versões R-Sport, equipadas com o novo motor 2.0 Ingenium a gasolina, ficaram com apelo ainda mais esportivo com a inclusão de rodas 20’ pintadas em preto, paddle shifts para trocas de marcha sequenciais em alumínio, soleiras laterais esportivas, para-choque dianteiro redesenhado e saídas de ar laterais com acabamento em preto.

A versão R-Sport também passa a contar com o sistema de travamento de portas Activity Key como item de série. Com ele, o motorista pode travar totalmente o veículo por meio de uma pulseira à prova d’água e de choque, simplesmente ao aproximar a pulseira da letra “J” do “JAGUAR” estampado na tampa do porta-malas.

De série, a versão também traz Head Up display a laser, volante esportivo e para-brisas com filtro de raios UV.

O Jaguar F-PACE também está disponível na versão topo de linha, S equipada com o motor V6 Superchaged de 380 cv de potência, que conta com de 20’, sistema Adaptive Dynamics, faróis de LED, entradas de ar com acabamento na cor preta e teto elétrico panorâmico.

Por dentro, o acabamento dos bancos, portas, painel e volante é em couro Premium Windsor com costura dupla e padrão quadriculado em relevo. Além disso, o modelo é equipado com sistema iluminação interna configurável com uma gama de 10 cores diferentes, sistema de entretenimento InControl Touch Pro e o painel de intrumentos de 12,3” em TFT.

“Ao permanecer absolutamente fiel aos nossos princípios de design, o F-PACE é imediatamente reconhecível como um Jaguar. Ele oferece um excelente espaço interior – e muito mais – mas, por causa de nossa abordagem para superfícies, proporções e pureza de linhas, nós projetamos o que eu considero ser o veículo mais atraente e mais equilibrado de sua classe”, reforça Ian Callum, diretor de Design da Jaguar.

A estrutura de alumínio foi o ponto de partida para as equipes de design e engenharia da Jaguar Land Rover criarem um chassi que permite o posicionamento correto do veículo sobre as rodas, de forma a entregar proporção, dinâmica e praticidade essenciais para um SUV focado em desempenho.

Seus 2.874 milímetros de distância entre-eixos não se comparam a nenhum outro veículo Jaguar. Seu comprimento de 4.731 milímetros faz do F-PACE um veículo que oferece um espaço interior excepcional.

O espaço traseiro para as pernas é o maior do segmento e o porta-malas abriga um volume de 508 litros. A estrutura leve e rígida traz em sua composição 80% de alumínio o que do F-PACE o único de seu segmento com essa característica. Concebido para ser extremamente leve, além do alumínio, o modelo traz peças projetadas para reduzir ao máximo seu peso total. Exemplo disso é seu eixo traseiro.

Sistema de entretenimento InControl Apps e InControl Touch Pro

A linha 2018 do Jaguar F-PACE traz como item de série o sistema de entretenimento InControl Apps. O sistema integra uma tela de oito polegadas sensível ao toque com interface totalmente reestruturada, mais intuitiva e com melhor resolução, bastante similar a dos smartphones e tablets. Nele, o usuário poderia espelhar seus APPs preferidos na tela do veículo.

Além disso, o sistema conta com um sistema de navegação mais rápido e fácil de manusear, graças ao cartão SD de memória para informações de rotas. Os mapas são mostrados em 2D ou 3D, tornando a navegação simples.

Quando equipado com o sistema de entretenimento InControl Touch Pro, disponível de série na versão S e como opcional nas demais versões, o F-PACE conta com um processador quad-core e disco rígido de 60GB. Nesta configuração, o F-PACE traz uma tela de 10,2 polegadas e som Meridian com 17 alto-falantes e 825 watts de potência, dando uma experiência surround única.

Arquitetura e estrutura

O F-PACE é um veículo que usufrui de todo a expertise da Jaguar em projetar modelos com estrutura de alumínio, material usado em 80% de sua construção. Por isso mesmo, ele é mais leve do que qualquer outro competidor de seu segmento.

O SUV é o terceiro desenvolvido pela Jaguar que usa a estrutura de alumínio com a mais alta qualidade. Mais que isso, ele traz um terço da estrutura feita da liga RC5754, que é predominantemente composta por material reciclado.

A combinação perfeita entre leveza e rigidez garante que o F-PACE não apenas seja uma referência em termos de dinâmica e esportividade, mas também permita um espaço para bagagem excepcional de 508 litros.

Chassi

Tudo que envolve o desenvolvimento do F-PACE foi pensado para entregar a experiência de direção que diferencia o modelo dos seus competidores. Ao invés de adaptar o DNA esportivo da marca para se encaixar ao crossover, a Jaguar tomou todos os elementos de dinâmica de seus superesportivos e sedãs e os aplicou no F-PACE.

Tendo como fundamentos a rigidez e leveza da sua arquitetura em alumínio, o F-PACE possui uma longa plataforma de 2.874 milímetros, o que beneficia direção e também a dinâmica do veículo, graças ao centro de gravidade localizado exatamente entre os eixos. Adicionados a suspensão frontal double-wishbone – a mesma do F-TYPE –, a traseira Integral Link e a sofisticada direção elétrica assistida, o F-PACE resulta em um crossover de performance com imcomparável capacidade dinâmica em qualquer tipo de condições e terreno.

Advinda do F-TYPE, a suspensão dianteira double-wishbone foi redesenhada para o F-PACE e escolhida pelas mesmas razões do esportivo: ela supera o desempenho de todos os outros sistemas existentes atualmente. A suspensão permite que os pneus dianteiros desenvolvam força lateral mais rapidamente, o que torna o veículo mais ágil porque a resposta é mais nítida e rápida aos comandos de volante do motorista.

Além disso, o ângulo de rolagem dos pneus mantém toda a área de contato graças a suspensão durante todo o percurso, permitindo melhor aderência e segurança na direção.

Integral Link – Suspensão traseira diferenciada

Resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento, o Integral Link é o mais capaz e sofisticado sistema de suspensão traseira disponível, que proporciona uma experiência única. O sistema separa a rigidez longitudinal, que é mais suave do que uma suspensão multilink convencional e permite uma excelente absorção que acarreta em uma direção silenciosa, da lateral, que é mais rígida, que permite conforto e precisão sem comprometer a dinâmica do veículo.

As molas e amortecedores são dispostos separadamente, deixando cada um posicionado no lugar ideal para absorver as forças que agem sobre a suspensão e contribuindo ainda mais para a dinâmica e refinamento do F-PACE.

Sistema de Vetorização de torque

As tecnologias do F-TYPE continuam a ser aplicadas no F-PACE, como a Vetorização de Torque. Desenvolvidas para tornar o veículo mais ágil, o sistema identifica automaticamente situações de instabilidade nas curvas e aplica uma determinada força de frenagem nas rodas adequadas, proporcionando um maior torque às demais rodas, ajudando o motorista a manter o veículo na sua rota ideal. O sistema funciona predominantemente na roda interior traseira para tornar a intervenção do sistema imperceptível ao motorista.

Adaptive Dynamics

Outra tencnologia dinâmica presente do F-TYPE é o Adaptive Dynamics, disponível na versão S da linha F-PACE. O sistema monitora o movimento do veículo 100 vezes por segundo e das rodas 500 vezes por segundo, e proporciona amortecimento contínuo nas diversas condições que o carro pode enfrentar em um mesmo terreno.

Além disso o Configurable Dynamics, também desenvolvida primeiramente para o F-TYPE, permite o motorista selecionar manualmente o modo dinâmico ou normal para a estrátegia de transmissão, sensação de direção e modo de acelerar, da preferência do motorista, tudo feito na tela central touchscreen do F-PACE.

Tração Integral

O recém-lançado F-TYPE de tração integral também compartilha suas tecnologias com o F-PACE. O torque sob demanda é uma delas. Em condições normais de direção, o torque é enviado 100% para o eixo traseiro, mantendo a característica de tração traseira, mas podendo chegar a distribuição 50/50 dependendo das situações de terreno através do Intelligent Driveline Dynamics. Esse processo de transferência de torque leva menos de 165 milisegundos, sendo imperceptível ao motorista.

Toda a linha F-PACE também está equipada com o sistema All Surface Progress Control (ASPC), tecnologia que permite o motorista controlar apenas o volante em situações de terreno escorregadio como neve, gelo e grama molhada, por exemplo.

O sistema controla o acelerador e o freio do veículo, aplicando pouco torque nas rodas, resultando em uma direção suave com pouca ou nenhuma derrapagem, opera entre as velocidades de 3,6 Km/h e 30 Km/h.

Ainda assim, nas situações de terreno escorradio, alguns motoristas preferem controlar a aceleração e frenagem o veículo por si só, para isso o F-PACE oferece o sistema de Low Friction Launch (LFL). O F-PACE é o primeiro veículo Jaguar a oferecer a tecnologia que, uma vez selecionado na tela touchscreen, muda a configuração de aceleração do veículo resultando em uma distribuição de torque progressiva, permitindo ao motorista uma direção mais suave, em qualquer tipo de superfície.

O F-PACE ainda tem disponível o Head-up Display, tecnologia que projeta informações importantes do veículo no para-brisa para que o motorista mantenha a atenção no seu percuso, o controle de cruseiro adaptativo, monitor de ponto cego e assistência para estacionar, que auxilia o motorista no estacionamento por meio de um monitoramento 360º do entorno do veículo.


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