Publicidade

Nissan GT-R guiado por controle remoto ultrapassa 200 km/h no circuito de Silverstone

A Nissan da Grã-Bretanha criou a última palavra em carro acionado por controle remoto – o Nissan GT-R/C. Para comemorar o lançamento do videogame Gran Turismo Sport na Europa, em 18 de outubro, e marcar os 20 anos do envolvimento da Nissan com a série de videogames Gran Turismo, o supercarro produzido exclusivamente para a ocasião recebeu profundas modificações para que pudesse ser pilotado apenas por meio de um gamepad DualShock®4.

Basta apenas mover alguns milímetros em um joystick para liberar toda a potência do GT-R. Comandado por controle remoto, o supercarro é capaz de atingir a velocidade máxima de 315 km/h, que não foi limitada para este projeto, sem que ninguém precise estar ao volante.

Nissan GT-RO GT-R/C correu no famoso circuito de Silverstone sob o comando do piloto da NISMO Jann Mardenborough, que pilotou o GT-R/C a partir do cockpit de um helicóptero Robinson R44 Raven II.

Mardenborough é um dos campeões mais premiados oriundos da GT Academy, o programa revolucionário da Nissan para descoberta e desenvolvimento de pilotos. Jann foi escolhido para ser o primeiro piloto do GT-R/C devido ao seu talento incomum, tanto no Gran Turismo virtual como no automobilismo esportivo real.

Há mais de 80 anos, a Nissan tem trazido engenhosidade e inovação para o automobilismo esportivo, combinando tecnologia e performance para se manter em uma posição de destaque. Desde 2008, a Nissan proporciona o acesso de jogadores amadores à exclusiva carreira dos pilotos profissionais, graças ao programa GT Academy.

O GT-R/C foi projetado no Reino Unido pela JLB Design Ltd. O supercarro é equipado com um motor V6 R35 de 572 cavalos, o mesmo que levou Jann Mardenborough à vitória na GT Academy.

Na volta mais rápida de Mardenborough (1:17:47), o GT-R/C fez uma média de 122 km/h, atingindo uma velocidade máxima de 211 km/h – a velocidade média “pilotada” na pista de 2,6 km ficou em 134 km/h.

O GT-R/C é equipado com quatro robôs que controlam direção, transmissão, freios e aceleração. Seis computadores instalados atualizam os controles a uma velocidade de até 100 vezes por segundo. Tamanha precisão permite que a posição do volante seja medida em até 65 mil posições diferentes.

O gamepad DualShock®4, em sua configuração original, foi conectado a um microcomputador, que interpreta os sinais do joystick e dos botões, transmitindo-os aos sistemas embarcados do GT-R/C. O controle remoto tem um alcance de até 1 km de distância.

Também foi instalado um sensor Racelogic VBOX Motorsport, para que Mardenborough pudesse avaliar a velocidade do supercarro nas curvas, transmitindo dados da velocidade para uma tela de LCD localizada no cockpit do helicóptero.

O GT-R/C também é equipado com dois sistemas de segurança independentes, que operam em sistemas de radiofrequência diferentes, permitindo que dois operadores adicionais acionem totalmente os freios ABS e cortem a energia do motor caso o operador principal perca o controle do veículo.

James Brighton, da JLB Design Ltd. comentou: “O GT-R/C representou alguns desafios jamais vistos por nossa equipe, o que nos obrigou a implementar soluções de engenharia totalmente novas. Tivemos que fazer com que robôs controlassem o veículo de forma eficiente em situações de aceleração e desaceleração, bem como nas curvas em que o carro foi submetido a altos níveis de força G, além de conseguir manter o controle de forma realista e segura em qualquer velocidade. Também tivemos que assegurar uma conexão robusta entre o carro e o DualShock®4 em distâncias variáveis, com um mínimo de latência nos tempos de resposta do robô”.

“É muito bacana poder afirmar que todos estes desafios foram superados, mas isso só foi possível graças à competência extraordinária do Jann, que dominou o funcionamento do veículo em um tempo recorde, entregando velocidades impressionantes a cada volta”.

Jann Mardenborough comentou que “foi uma experiência irada, incrível e incomparável. O GT-R/C juntou o melhor de dois mundos para mim – o virtual, dos games, e o real, do automobilismo esportivo – de um jeito que eu jamais pensei que fosse possível. A resposta do veículo utilizando o gamepad foi muito mais intensa do que eu esperava. A JLB Design fez um trabalho fantástico e tudo correu de forma perfeita”.

Sobre o GT-R R35

Há exatos 10 anos, em outubro de 2007, a Nissan revelou o R35 GT-R no Salão do Automóvel de Tóquio.

Desde que foi lançado, o Nissan GT-R sempre esteve na ponta do segmento de carros esportivos premium, oferecendo aos apaixonados por carros uma performance surpreendente em um bólido de quatro lugares que personifica totalmente o slogan #InnovationThatExcites da Nissan.

O GT-R foi substancialmente atualizado em 2017, mantendo sua posição imbatível entre os entusiastas de todo o mundo.

O Nissan GT-R 2017 tem um design incrível por dentro e por fora. As melhorias na performance são resultado da atualização do chassi, além de entregar ainda mais potência graças ao motor 3.8 V6 com duplo turbo e 24 válvulas. O GT-R 2017 também está mais confortável do que nunca, com um interior que oferece uma qualidade do mais alto nível. As mudanças implementadas no R35 GT-R são as mais profundas já feitas desde no modelo desde que ele foi lançado, em 2007.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade