Publicidade

MA8 divulga projeções para o setor de veículos, máquinas e equipamentos

A MA8 Management Consulting, grupo de consultores especializados em estratégia, gestão e inteligência de mercado, divulgou projeções de curto prazo para o setor automotivo, como faz periodicamente. Passados dez meses do ano e com uma tendência virtual de retomada da economia, a MA8 ressalta grandes oportunidades e confirma previsões anteriores de recuperação também em todo setor automotivo.

A MA8 assegura que a capacidade de retomada do setor é muito grande e rapidamente retornará com um sustentável viés de crescimento. “Com o fim do Inovar-Auto, a partir de 01 de janeiro de 2018, o setor passa a focar no Rota 2030, que não se limita a barreiras de importação, mas à inserção do Brasil em um novo contexto global de modernidade e mobilidade inteligente”, diz Orlando Merluzzi, CEO da consultoria. Para ele, o setor e as redes de concessionárias precisam se reinventar, pois a chegada inevitável dos veículos elétricos e o fim dos motores a combustão trarão novas formas de fazer negócios e obrigarão a modernização da lei e do processo de atendimento ao consumidor. Quanto à China, Orlando Merluzzi cita que a nova matriz econômica focada em consumo, financiamento e serviços, em implantação pelo líder Xi Jinping, favorecerá uma nova onda de crescimento global após 2019 e o Brasil novamente se beneficiará disso.

Consultoria analisa vários cenários possíveis baseados nas questões políticas e econômicas

Segundo a MA8, as projeções lineares dessazonalizadas exprimem tendências com bom índice de precisão. Em cada um dos cenários previstos, a consultoria correlaciona elementos macroeconômicos, políticos e comportamentais.

De acordo com consultor e especialista, com os métodos adotados pela MA8, é plenamente possível identificar as tendências em qualquer cenário para todos os segmentos do setor automotivo, desde veículos leves, pesados, máquinas e vocacionais. “Nossos estudos consideram projeções em curto e médio prazos e trabalham com elementos que influenciam a economia, o crédito, o comércio exterior, política interna, externa e mercado potencial, além de termos de troca e índices de confiança. Todos são correlacionados a um extenso banco de dados da MA8, alinhados com as séries históricas e eventos sazonais. A acuracidade de nossas projeções tem sido muito elevada”, complementa o consultor.

Um bom ano de 2018 para o setor

Segundo Merluzzi, para as vendas atuais de veículos e máquinas retornarem em cinco anos aos níveis de 2012, quando foram vendidas internamente 3,9 milhões de unidades, seria necessário um crescimento médio anual ininterrupto de 11%, o que é tecnicamente possível. Contudo, as razões que sustentaram o crescimento entre 2006 e 2012 não estão mais presentes na economia. “Vivemos outra realidade, que está mudando a cabeça do consumidor, seus desejos e prioridades, principalmente na questão da mobilidade, mas podemos prever claramente que o ano de 2018 será de crescimento em todos os segmentos do setor automotivo, uns mais, outros menos.

Os dados de curto prazo (10+2) estão no site www.ma8consulting.com – para download, sem custo, na sessão de estudos e releasess. Os estudos completos e projeções detalhadas para os próximos cinco anos estão reservadas aos clientes da MA8 Consulting.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade