Boletim Técnico – Telemetria em frotas

Você sabia? A telemetria pode ser utilizada em todos os meios de locomoção: automóveis, caminhões, embarcações, aeronaves, motocicletas e até em equipamentos de agropecuária.
Para os frotistas, essa tecnologia permite o acompanhamento de diversos parâmetros de funcionamento dos veículos, podendo melhorar os controles ligados à manutenção da frota. Confira a seguir algumas dessas possibilidades.

Gestão de combustível
A telemetria pode auxiliar na gestão desses custos, além de revelar possíveis desvios de combustível.

Controle de RPM
Esse controle possibilita identificar como está sendo a condução do veículo (se o condutor dirige de forma agressiva, por exemplo), tornando possível saber quais são os melhores – e os piores – motoristas.

Distinção de condutores
Auxilia na gestão de multas e é mais um instrumento para a identificação da forma de condução de cada motorista.

Controle de carga fria
É feito por meio de um sensor de temperatura dentro do baú frigorífico – e serve para possíveis auditorias na carga transportada.

Jornada de trabalho
Com a nova legislação, protege tanto o empregador quanto o empregado, além de auxiliar na garantia de que a pessoa a conduzir o veículo estará em boas condições físicas.

Controle de velocidade
Permite monitorar a condução do veículo, além de criar alertas para o motorista na eventualidade de um excesso de velocidade em retas ou curvas.

Rastreamento
Na telemetria, o rastreamento fica sendo uma possibilidade de menor importância, uma vez que a tecnologia não tem foco em segurança patrimonial (roubo).

Rede CAN
Com alguns equipamentos, esses dados todos são coletados pela rede CAN, por onde passam todas as informações do veículo: velocidade, consumo, combustível, estado do farol, lanterna, luzes em geral, freio, aceleração, entre outras informações.
Dessa forma, além da instalação do sistema no carro ser menos invasiva, as informações obtidas têm maior precisão e confiabilidade em relação a sensores adicionais instalados no veículo.

Mais...


Leia Também:
Anterior:

Próxima: