Publicidade

Está pensando em montar uma loja de autopeças? Confira algumas dicas

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea), após 40% de retração nos últimos três anos, o setor automotivo tem apresentado melhoras. O segmento, por sua vez, contribui para o reaquecimento da indústria e comércio de autopeças.

Quem está pensando em investir no varejo de itens automotivos, deve aproveitar o momento, mas sem deixar de se atentar a alguns pontos. “Conhecer muito bem seu produto, concorrentes, canais de vendas e fornecedores, além de outros detalhes, com certeza fará a diferença”, explica Armando Diniz, diretor da DPK, distribuidora de autopeças e acessórios nacional. Confira abaixo essas e outras dicas:

Loja de autopeçasConheça seu produto

Montar um comércio de autopeças vai além de organizar um espaço com prateleiras e itens automotivos. Conhecer cada produto, suas funções e diferenciais é imprescindível, de forma que as prováveis negociações, antes das vendas, sejam feitas da melhore maneira possível. “É muito importante ser capaz de tirar todas as dúvidas dos clientes, sempre sugerindo os melhores produtos possíveis, de acordo com as necessidades apresentadas por eles”, comenta Armando.

Busque estudar o mercado e o momento das autopeças, inclusive o que é comercializado e destacado por seus concorrentes. Pesquisar preços médios dos produtos, levando em conta seus custos pessoais, também é imprescindível. Bem como se atentar a qualidade daquilo que está vendendo, como anda seu estoque e se o cliente ficou satisfeito após a compra.

Identifique seus canais de venda

Atualmente, conseguimos procurar tudo de forma digital, com poucos cliques. Por isso mesmo, considere também levar seu negócio de peças automotivas para além da loja física, investindo num e-commerce. “Esse tipo de canal tem crescido muito e pode funcionar como uma vitrine de sua loja”, pontua Armando.

Um website simples e bem estruturado poderá aumentar seu lucro, além de expandir seus canais de venda e forma de chegar até os clientes. Também é possível catalogar seus produtos por meio de um website, podendo exibir seus preços ou não.

Saiba como e de quem comprar, para então revender

A variedade e confiabilidade dos produtos oferecidos será, com certeza, um dos principais fatores de sucesso do seu comércio. Portanto, um dos primeiros passos para abrir uma autopeças é encontrar uma distribuidora que garanta produtos de alta qualidade, preços justos e facilidade na hora de encontrar e orçar novos itens.

A DPK, especialista na distribuição automotiva no Brasil, está no mercado desde 1987 e conta com 18 filiais nacionais, além de um avançado sistema de distribuição de produtos. Mas seu grande diferencial, que já está tornando a vida de proprietários e futuros proprietários mais eficiente, é o KDaPeça, uma intuitivaferramenta de busca e catálogo de peças online.

“Essa interface foi feita pensando nos donos de autopeças e reúne milhares de informações para atendar às necessidades de busca pela peça certa. Além da busca simples, a ferramenta também encontra os itens de formas abreviadas ou por meio de código”, comenta Armando. É possível, ainda, comparar marcas e preços, converter códigos em mercadoria, bem como cadastrar a margem de lucro desejada e visualizar qual seria o preço de venda final.

Atualmente, a ferramenta tem cerca de oito mil visitantes únicos e mais de 35 mil consultas por dia. São mais de 353 marcas de peças, 90 mil fotos, além das fichas técnicas, vídeos, catálogos e códigos originais (OEM) da maioria dos produtos. Estão disponíveis peças para 126 montadoras, 6.500 veículos em seis categorias, além das informações técnicas referentes à calibragem, medidas de alinhamento e outros. A ferramenta funciona ininterruptamente, 24 horas por dia. Conheça em: https://www.kdapeca.com.br.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade