Rubinho explica sobre a escolha do lubrificante na hora de correr nas pistas

Fazer uma boa temporada não é missão simples para os pilotos de corrida. Com tecnologias cada vez mais sofisticadas, eles precisam ter cada vez mais conhecimento técnico e estar atentos às especificidades, tanto do carro, quanto do motor. Diante dessa questão, o uso do óleo lubrificante é de extrema importância para melhorar a potência e não comprometer a saúde do motor a curto prazo. Rubens Barrichello – embaixador da marca Mobil – sabe bem disso.

O piloto com maior número de corridas da história da Fórmula 1, com mais de 300 GPs disputados, e que compete na Stock Car desde 2012, garante que não se pode deixar passar nada em relação ao bom funcionamento do carro e, para um bom desempenho, a escolha do óleo lubrificante é fundamental.

Rubens Barrichello “É necessário que os óleos lubrificantes atendam às especificidades do fabricante e aos atributos técnicos do veículo. O uso inadequado pode prejudicar o funcionamento do sistema do carro como um todo. Por isso, tenho o dever de saber cada particularidade do meu veículo, até para evitar eventuais gastos no reparo do motor, ocasionados pela escolha errada do óleo”, explica.

Barrichello também afirma que o lubrificante recomendado pelo fabricante é sempre a melhor opção. A linha Mobil Super, que possui o endosso das principais montadoras do país e da Stock Car, garante superproteção e alto desempenho ao motor, atributos essenciais para disputar o pódio de todas as competições automobilísticas.

O piloto da equipe Mobil Super Full Time aproveitou ainda para esclarecer dúvidas e mitos a respeito do uso de óleos lubrificantes. “Não se deve misturar os diferentes tipos de lubrificantes. Ainda assim, caso isso aconteça, o consumidor deve ir a uma troca especializada, retirar toda essa mistura e completar com o lubrificante correto”, explica.

“O uso de aditivos também não é indicado, pois pode formar borras no motor do carro. O lubrificante que utilizamos possui uma formulação equilibrada feita para suprir 100% das necessidades do motor do carro. Esta formulação já contém aditivos, ou seja, não é necessária mais uma alteração”, ressalta.

Os diferentes óleos lubrificantes
Os óleos sintéticos e semissintéticos aumentam a eficiência do motor, poluem menos, duram mais e proporcionam um consumo menor de combustível. Além disso, apresentam maior resistência ao calor, menor volatilidade e desgaste no momento da partida. Por serem mais eficazes e avançados, obtidos por síntese química de moléculas, tornam-se mais estáveis do que os minerais. Estes, por sua vez, são derivados diretamente do petróleo e atendem bem aos motores convencionais.

Sobre a linha Mobil Super
Mobil Super é a linha de lubrificantes para carros que apresenta alta tecnologia e garante superproteção aos diferentes tipos de veículos. A família é composta por doze produtos, entre óleos sintéticos, semissintéticos e minerais, que trazem alto desempenho para o automóvel. Os produtos atendem todos os tipos de carros e combustíveis, aprovados pelas principais montadoras de veículos do Brasil, oferecendo economia, eficiência e proteção.

Mais...


Leia Também:
Anterior:

Próxima: